Atleta em destaque

César Moreira



Maratona de Lisboa 2011




César Moreira

35 anos, Informático/Psicólogo















Há quanto tempo corres?
Corro com maior regularidade desde 2010.

Porque corres?
Quando fui viver para o Parque das Nações senti que tinha de aproveitar todo aquele espaço e estar fechado num ginásio era um crime com toda aquela beleza que tinha à minha disposição.
Sempre fiquei fascinado ao ver atletismo, em criança passava horas a ver a maratona na televisão, mas sempre achei que nunca iria conseguir correr mais do que 100 metros. A corrida tornou-se um vício, um escape, uma forma de socialização, o estar com amigos e uma alegria por poder concretizar “um sonho de menino” que anda sempre a lutar contra o seu peso.

Quantas vezes treinas por semana?
Cerca de 3-4 vezes por semana.

Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
Gosto da Maratona, pelo desafio de superação e pelo misto de sensações que temos ao longo da prova. Sem dúvida a Maratona de Lisboa de 2011, pelo concretizar de um sonho. Devo isso ao João Ralha, foi graças a ele que a menos de 2 meses da maratona me inscrevi, com uma frase que não esqueço: “fazes 200km por mês e achas que não estás preparado para a maratona? Inscreve-te!”. Fui e senti um arrepio ao passar a meta; curiosamente já fiz 6 Maratonas e sinto sempre esse arrepio.

Quais os teus próximos objectivos?
Ajudar a Patrícia Calado a concluir a sua primeira Maratona em Sevilha e tentar, no ano de 2014 fazer uma maratona com o tempo de 3H30 ou menos. Mas prometo que não vou tentar em Sevilha.
Gostaria de bater o PBT dos 10km e da MM. Participar em trilhos também faz parte dos meus objectivos; tenho é de aprender a andar sobre as pedras.

Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
A Maratona exige respeito e dedicação. Nunca segui planos de treino (um dia lá terei que seguir um) mas tenho aprendido muito com a maratona. Ganhei resistência mental, resiliência, aprendi a ser mais focado e já me apeteceu bater no homem que coloca a informação dos kms na estrada, pois está sempre muito atrasado em relação ao meu Garmin.
O que custa não é a Maratona, mas sim a sua preparação, para que no dia possamos desfrutar da mesma.

O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Eu comecei a correr sozinho e sempre achei que a corrida teria que ser feita assim. Hoje sou um laranjinha com muito gosto. O Run 4 Fun trouxe-me uma segunda família e, já agora, a Patrícia. Muitos dos seus elementos deixaram de ser apenas parceiros de corrida e tornaram-se amigos com quem tenho feito a grande maratona da VIDA.

Uma mensagem aos novos membros do Clube
Atrevam-se a experimentar, garanto que ficam viciados!

Comentários

  1. Excelente testemunho. Obrigado César. Bom ano! Runabraço!

    ResponderEliminar
  2. És um grande atleta e um excelente companheiro César.

    Estou certo que vais alcançar todos os objectivos que te propões, incluindo o de "caminhar sobre as pedras".

    Obrigado pelo testemunho.
    Feliz 2014.

    ResponderEliminar
  3. O nosso CIO o homem que mantém o contacto, o sempre bem disposto, menos quando está a exercer o difícil "ofício" de "treinador", é o nosso César Moreira.

    O Run 4 Fun ganhou muito com o César, que nos vai fazer uma nova surpresa, em breve.

    É claro, antes de bater os PBT´s dos 10 km, da MM e fazer abaixo das 3:30 na "big one". E ainda, "correr em cima das pedras".

    Um grande atleta e uma excelente pessoa.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Muito bem César. Gostei muito de ler.

    Um grande abraço e excelente 2014.

    AC

    ResponderEliminar
  5. César,

    Para além de um bom corredor (se treinasses mais um bocadinho...), és um excelente companheiro sempre bem disposto e pronto a colaborar. Mais recentemente descobri a faceta de apreciador do néctar dos deuses e já me deste umas boas dicas!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário