Atleta em Destaque: Miguel San-Payo

Miguel San-Payo
51 anos, Economista
 
Um dos fundadores do RUN 4 FUN, que fez a 1ª corrida com mais de 50 km no ano em que fez 50 anos. “Cientounero”, ou seja, um atleta que já fez os 101 km da La Legion, em Ronda. Um atleta que não planeava os treinos, mas que ao fazê-lo pela 1ª vez, depois de muitas maratonas, fez PBT. Sabe os tempos de todas as corridas que fez (tem um ficheiro de apoio)  e quer sempre fazer melhor.
 
 
Entrevista:
 
Há quanto tempo corres?
Sempre corri porque faço desporto desde que me lembro (ginástica aplicada, mini-basquete, rugby, squash, todo-o-terreno) e de uma forma competitiva. No entanto só comecei a correr com alguma regularidade em 1997, um ano depois de partir a tíbia e o perónio num acidente a praticar todo-o-terreno de mota.
 
 Porque corres?
Corro para me sentir bem, libertar o stress e não engordar.
 
Quantas vezes treinas por semana?
É muito variável. Semanas há em que treino 2 vezes, outras em que treino 4 vezes. Imprescindível é o squash semanal. Gosto também de variar entre treinos individuais e em grupo pois têm características muito diferentes.
 
Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
A ultramaratona Melides-Tróia é a minha prova preferida. Porque é sempre diferente e imprevista e a única que me levou a uma desistência.
A minha 1ª Meia-Maratona, 1ª Maratona, 1ªprova com mais de 50 km e a única prova com mais de 100 km que já corri, foram as provas que mais me marcaram.
 
Quais os teus próximos objectivos?
Continuar a correr Maratonas e Ultramaratonas com saúde e sem lesões. E gostava de repetir uma prova com mais de 100 km….
 
Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já corri 17 Maratonas (em 3 delas tive de andar) e é para mim a prova rainha. 42km a correr non-stop e de preferência no limite.
 
O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
Um clube com gente simpática e solidária e que tem como objectivo comum o gosto pela corrida. Orgulho-me de pertencer ao núcleo fundador do Run 4 Fun e de na altura ser o único que já tinha corrido Maratonas. Naquele tempo, combinámos o objectivo de todos virem a correr uma Maratona. Hoje fico muito satisfeito por já haver mais de 80 corredores que terminaram pelo menos uma Maratona.
 
Uma mensagem aos novos membros do Clube
Quando comecei, corria durante 15 minutos. Depois passei para os 30 minutos. Uma tarde, no Estádio Universitário de Lisboa corri distraído e em amena cavaqueira com um amigo durante 45 minutos. Hoje em dia consigo correr muito mais.


Por isso acredito em algumas “leis” do running:
  1. para te tornares Maratonista, tens de completar no mínimo 2 Maratonas (Axioma de SP);
  2. mais vale falhares um objectivo, do que não teres objectivo;
  3. a dor é temporária, a desistência é para sempre;
 
 
 
 
 
 
 
 







Comentários