Atleta em destaque

Luís Matos Ferreira








Luís Matos Ferreira
45 anos, Engenheiro










O nosso melhor atleta, que tem sido uma “inspiração” para muitos de nós, pelos objetivos ambiciosos que consegue atingir, a um nível altíssimo. Ao mesmo tempo uma pessoa admirável, um homem de família que se nota na fotografia que escolheu, onde está com a mulher e os dois filhos, todos atletas, que o acompanham nas suas “conquistas”. Ainda por cima, escreve excecionalmente bem, consultem o blogue dele, “Dorsal 1967”. É um orgulho tê-lo como companheiro nos Run 4 Fun.
 
Há quanto tempo corres?
Aos 17 anos corri em pista, durante um ano. O treinador dizia que eu tinha potencial, mas infelizmente não continuei. Intermitentemente, ao longo dos anos, lá fui fazendo o meu treininho ocasional. Já depois de ter o meu primeiro filho, resolvi correr a minha primeira meia-maratona, em 2002, na ponte 25 de Abril. Recordo-me que não consegui correr o tempo todo e que demorei 2 horas a cobrir a distância. Depois estive um longo período sem correr até que no verão de 2009, após concluir o meu MBA, com 92 kg de peso, resolvi que teria que voltar a treinar para bem da minha saúde física e mental. Em Dezembro desse ano completei a minha primeira Maratona.

Porque corres?
Porque corro? É quase como perguntar porque respiro. Tornou-se uma necessidade básica. Estou viciado nas endorfinas e no ar do campo. Adoro as idas para a Serra ao fim-de-semana, em solitário ou de preferência em grupo. É a melhor tereapia que conheço. Antecipo as saídas, em família, e as estadias em lugares maravilhosos onde posso correr na natureza em provas organizadas de Trail. Gosto da dor e do desconforto de perseguir um objectivo difícil. Mentiria se não acrescentasse que gosto de competir comigo próprio e com os companheiros.

Quantas vezes treinas por semana?
Treino normalmente 6 a 7 vezes por semana, numa média de 9 horas. Durante a semana faço distâncias mais curtas e ao fim de semana longões em Monsanto ou na Serra de Sintra.

Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
As provas que mais gosto fazer são as de 100 milhas em Montanha. A que me marcou mais foram os 168 km do Ehunmilak, em 2012, pela dureza das condições atmosféricas, pelas duas noites sem sono, pelo esforço físico e emocional despendidos, pela entreajuda com o meu amigo Luís Freitas (fizemos boa parte do percurso juntos e assim terminámos) e pelo apoio da família que esteve sempre lá para me ajudar. Terminei extremamente emocionado e com uma sensação inolvidável de ter completado uma grande aventura.

Quais os teus próximos objectivos?
Tenho que preparar cuidadosamente a próxima época. Durante o próximo ano tenciono pontuar em pelo menos 3 das provas do Circuito Nacional de Ultra Trail para ser novamente finisher e assim poder levar para casa a camisola de 2014 e quem sabe um troféu do escalão M45. Mas sobretudo espero que seja finalmente este ano que tenha a sorte de poder ir a Chamonix fazer o Ultra Trail do Monte Branco, após dois anos a amealhar pontos e depois de ter feito duas provas “preparatórias”, o Ehunmilak e o Grand Raid des Pyrénées.

Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já fiz a Maratona por 10 vezes. A estreia foi simultaneamente a minha estreia nos Run 4 Fun, em Lisboa 2009, quando fui apadrinhado pelo meu grande amigo João Ralha, que muita companhia me fez ao longo do percurso. As minhas provas de eleição são os Ultra Trails, mas a Maratona continua a ter uma mística especial. O esforço físico e anímico que implica ter que correr 42 km a um ritmo forte e constante, sem paragens, nos limites da nossa resistência, é algo que me continua a deslumbrar.

O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é sobretudo um grupo divertido de bons amigos que partilham um interesse especial pela corrida, como actividade saudável, que traz à superfície boas qualidades humanas, ideal para ser vivida de forma relacional em grupo.
Gosto muito da companhia e apoio dos elementos do grupo e das muitas actividade interessantes organizadas em conjunto, como os treinos temáticos, os pic-nics depois dos treinos, as idas cojuntas a provas, etc. Retiro muito ânimo, sanidade mental e a memória de excelente momentos passados em muito boa companhia.

Uma mensagem aos novos membros do Clube
Garanto-vos que irão ser muito bem recebidos por este grupo acolhedor e despretencioso, e encorajo-vos a participarem nas várias actividades organizadas pelo clube. Cada membro é incentivado a alcançar os seus objectivos desportivos de acordo com as suas capacidades. Dificilmente encontrarão uma claque mais exuberante do que aquela que veste a camisola laranjinha.
 
 

Comentários

  1. Caro Luis,

    é sempre um prazer ler os teus textos.

    Obrigado e um abraço.
    ac

    ResponderEliminar
  2. Luís,

    É um orgulho ter sido teu "padrinho" na tua 1ª maratona. Mas só te consegui acompanhar até à meia :)

    Os teus magníficos textos contribuem muito para enriquecer o nosso blogue. Espero, com expetativa, o relato que nos farás da tua participação no próximo ano, no UTMB.

    Runabraços para ti e para a família.

    ResponderEliminar
  3. Um ENORME atleta e um grande exemplo para todos os que acreditam que com trabalho tudo se consegue.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Grande atleta, amigo, colega de direcção na ATRP, e companheiro de treinos nesta bonita Serra de Sintra. Isto tudo para além de magnífico e inspirado escriba!

    ResponderEliminar
  5. És uma referência do Run 4 Fun. Continua sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário