Ronda. Ou o efeito Bola de Neve!


Começo pelo início. Há uns anos, após muito sedentarismo, excesso de peso, gorduras. Decidi mudar de vida e reverter a situação: Fazer caminhadas. Depois começar a correr. Fazer uma Mini Maratona. A seguir, "inventar" tempo, reorganizar o dia a dia, buscar incentivos para continuar a correr. Correr 10 kms. E 15 kms. Treinar para a Meia Maratona. Variar os pisos: começar a correr trails. Depois treinar para a Maratona. Correr em areia, trails de pisos mais suaves, em pisos mais duros...
Descobrir que me sinto bem em atividade: treinos e treinos. lesões e recuperações. Provas e mais provas. Maratonas e mais Maratonas. Querer mais e mais. Treinar para aumentar as distâncias. Correr ultra trails. E um dia perguntaram-me: 101 kms de Ronda? Respondi: Why not?
Foi assim que cheguei a Ronda. Este hobby tem um efeito bola de neve. Não sei até onde levará, nem quais as consequências. Questiono-me se será melhor ficar-me por aqui.

O nosso 101 kms de Ronda, foi um Fim de semana extraordinário por Ronda e nos arredores, com uma excelente companhia. Pequena cidade espanhola na Andaluzia, antiga, com belíssimas paisagens, miradouros e monumentos.
Fomos levantar os dorsais e deu para perceber a enorme logística desta prova. Organizada pelos militares de "La Legión".
Entre várias importantes ações que os militares fazem de apoio à sociedade, esta é uma boa ideia que transmite uma imagem moderna das Forças Armadas. Parece-me que teve algumas falhas, entre as quais a entrega das mochilas em Setenil, e os problemas com o controlo de tempos, mas o saldo parece-me muito positivo.
Na manhã de sábado lá fomos para o estádio, e encontramos muitos companheiros que também iam participar nesta prova. Primeiro partiram as bicicletas e às 11h depois do discurso do General e dos gritos de viva a Espanha, ao Rei e à Legião, partiram os cerca de 3000 marchadores.


A minha prova correu-me bem. Talvez pudesse ter sido um pouco melhor. Otimismo a mais até cerca do km 30, que era mais fácil. Paguei bem no final em que já estava cansado e fartei-me de caminhar.
A 2ª parte do percurso, passa pelo abastecimento de Setenil com apoio de mochila (km 60), e vai até ao Quartel da Legião (km 80), tinha grandes declives mas um piso fácil. Bela paisagem pela Serrania de Ronda.
Passei em Setenil com 7h de prova, o que estava a achar muitíssimo bom, mas que vim a pagar mais á frente.
Nesta parte, deu para caminhar a recuperar nas subidas, e para correr suavemente na horizontal e aproveitar as descidas, entre as quais uma descida longa e acentuada e em cimento, que fazia já alguma mossa nos joelhos.
Entrei no Quartel da Legião (km 80), com 10h de prova, fiquei no Quartel 30 minutos. No Quartel, entrei ainda de dia, e saí já de noite, jantei, troquei de meias e coloquei o frontal.
Quanto à mochilas, usei os 2 apoios de mochila (em Setenil e no Quartel), mas fui carregado cheio de coisas que não usei (apenas usei a minha garrafa com sumo de limão e sal, troquei de meias para umas secas e coloquei o frontal). A logística e o perfil da prova, não justificavam que eu levasse tantas coisas. Se voltar a fazer esta, levo menos coisas.
E lá continuei. Este descanso no quartel deu-me um novo alento. Mas os 20 kms finais pareceu-me a parte do percurso mais difícil, o piso já não era liso, e eu já não dava mais. Uma dor no pé também não ajudou nada.
Uma grande subida, a que chamam o "Purgatório", que na sua parte final tem um single track fácil, e depois uma descida acentuada, passa pela Ermita de Montejaque, e continua em desces e sobes, passando por um caminho ligeiramente técnico. Fiz como ainda pude, sem nenhum alento. Estilo "Maria vai com as outras". Para mim, já tinha ultrapassado o meu maior tempo e distância, a única coisa que queria era chegar ao fim bem.
Os últimos 2,5 kms foram uma subida acentuada para Ronda. Quem nos acompanhou sabe bem o que estou a dizer. Quando entrei em Ronda, faltava cerca de 1 km, fiquei cheio de vontade de correr. A Joana e a Luisa, ainda me acompanharam, a Elsa, a Guida, o João e o Nuno a apoiarem.
Nesse momento, ao ver o Nuno Tempera estava convencido que a prova lhe tinha corrido bem, mas infelizmente aconteceu-lhe um azar e tomou a decisão sábia de parar no momento certo.
Deu para terminar com grande ânimo em Ronda na Alameda del Tajo, quase 15h depois, e soube muito bem.
Só falta aparecer na classificação... não sou o único, a Maria João e o Teodoro Trindade também não aparecem lá e também terminaram esta grande aventura. O Teodoro junto com o Jorge Esteves e o Miguel San-Payo.
Apesar de tudo, embora sem percursos técnicos e difíceis, não foi tão difícil quanto eu esperava. Agora relax!
A 1ª com 3 dígitos, vai ficar para sempre na minha memória.
101 kms de ótimas recordações e muito mais estórias de um excelente fim de semana. Agradecimentos para os acompanhantes que vieram connosco, particularmente os Ralhas, e que foram um apoio muito importante para quem participou nesta aventura. Agradecimento para os companheiros Carla André, Rui Pedro Julião, Heitor Gomes e Pedro Quina, que estavam alojados em Montejaque e após o fim da prova, me disponibilizaram um local sossegado para repousar umas horas.
Gostámos tanto que nem queríamos regressar de lá... Deu direito a um regresso muito animado. Um fim de semana imperdível. Já estou com saudades.

Comentários

  1. Zé Carlos,

    Pela maneira como contas, até parece que não foi muito difícil.

    E para quem está bem preparado física e psicologicamente até talvez não seja assim tão, tão, tão, difícil.

    Mas sem dúvida que para fazer uma prova de três dígitos é preciso muita força para aguentar a dureza do percurso, as altas temperaturas e para conseguir resistir ao sofrimento que, certamente, existiu.

    Parabéns por mais uma prova da tua grande capacidade.

    Runabraços

    PS

    E agradecimentos pela tua simpática referência

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo relato, JCM! Se tiver saúde, 2014, será finalmente o ano de Ronda! Grande abraço

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Zé Carlos, tal como tu no ano em que lá fui passei em Setenil com 7 horas...
    Ronda é mesmo especial, quem sabe em 2014 não volto lá.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Carlos,

    uma prova de 100Km é só para grandes atletas.

    A tua evolução em tão pouco tempo é inspiradora.

    O teu feito é extraordinário.

    Parabéns.

    AC

    ResponderEliminar
  5. Zé carlos depois de ler o teu brilhante relato, até pareçe que foi fácil mas para ti não há impossiveis, fiquei tão intusiasmado que para o Ano tambem quero fazer essa prova, espero ter a tua companhia, muitos parabéns, até Domingo em mais outra meia no douro..

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelas simpáticas palavras.

    Quanto à dificuldade, não digo que Ronda tenha sido fácil. Mas foi mais fácil do que eu levava na minha mente antes do início. O piso não é difícil e isso ajuda-me. Já fiz mais difíceis com menos de metade da distância. Os Abutres, o Trip Trail foram-me mais difíceis. E mesmo o Red Cross Trail, apenas 17 kms da mini da Freita ou Vale de Barris, tiveram um maior grau de dificuldade.

    Aconselho esta prova a quem estiver disposto a ver como aguenta 100 kms sem a complicação dos percursos técnicos.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  7. Grande atleta!

    Muitos parabéns Zé Carlos, e estendo os parabéns a todos os restantes bravos de Ronda, quer tenham ou não terminado a prova.

    É sempre um marco completar uma prova de 100 Km, e Ronda é uma prova que dá gosto fazer, se mais não fora pelo menos pela organização da Legião.

    É como tu dizes, o efeito bola de neve provavelmente não vai parar por aqui e daqui a nada vais-te ver a completar aventuras maiores.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Amigo Zé Carlos.
    Essa é para poucos, pois é um enorme desafio. Admiro muito esse teu feito. Ler este relato deu-me uma vontade danada de lá ir. Tenho dúvidas é na capacidade do esqueleto. Parabéns mais uma vez. Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico Post JCM.

    Confima-se que És o mais imparável que conheço.

    Grande glória a todos os participantes e admiração.

    Inveja de não poder ter ido, mas já faltou mais.

    Parabéns aos triplitas e aos apoiantes, dve ter sido memorável.

    Obrigado pela partilha.

    RunAbraço,
    NDA

    ResponderEliminar
  10. Mais um fantástico relato Zé Carlos.

    Além de conseguires fazer parecer fácil o que seguramente não é, consegues igualmente levar-nos na viagem com a tua escrita.

    Foi seguramente mais uma extraodinária aventura.

    Parabéns, és um atleta impar, por tudo o que já fizeste e pelo que seguramente ainda vais fazer.

    Parabéns igualmente a todos os outros nossos companheiros laranja, este é um desafio de "loucos"...suadáveis mas LOUCOS...talvez um dia me junte ao grupo, a Cris já começou a falar nisso...medo, muito MEDO :-)

    RunaBraços

    ResponderEliminar
  11. Ronda ficará para sempre na memória por quem lá passou. Parabéns pelo relato, caro amigo Cientounero!

    ResponderEliminar
  12. Obrigado José Carlos,
    Foi muito bom reviver o fim de semana atravás das tuas palavras.
    Esta jornada vai certamente perdurar na nossa memória.
    Apesar do que correu mal, tudo correu bem. Foi fantástico.
    101 Abraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário