Scalabis Night Race – a grande festa Ribatejana!

O dia 20 de Abril de 2013 era aguardado com grande expectativa! A primeira corrida organizada pelo grupo de runners da cidade onde cresci – Santarém! Com muita propaganda ribatejana para animar as hostes: teríamos pampilhos, bifanas, vinho tinto e muita, muita festa! A adesão dos Run 4 Fun a esta prova foi excelente! Tivemos 41 atletas inscritos na prova principal de 10 km e 5 inscrições para a caminhada de 5 km. No total, 46 “laranjinhas” dispostos a enfrentar o que prometia ser um GRANDE EMPENO! ;)




Os meus pais dispuseram-se gentilmente a ceder a sua casa para que o grupo se juntasse durante a tarde num convívio de comes e bebes antes da prova. O meu pai fez ainda o grande favor de tratar do levantamento de todos os dorsais na véspera. Assim, no Sábado, não tínhamos muito com que nos preocupar e rumámos a Santarém ainda ao início da tarde, com os porta-bagagens cheios de coisas boas e muita vontade de conviver! O tempo estava de feição, o sol brilhava e a temperatura era amena. Tudo perfeito para o “ataque ao terraço”!


E o que se seguiu foi um convívio memorável! Vi tanta comida e bebida dispostas pelas várias mesas que julguei que poderíamos ficar ali até ao Natal! Os quase 50 Run 4 Fun foram chegando ao longo da tarde, sempre de sorriso aberto e com mais um petisco especial para partilhar.


Logo para abrir as hostilidades, fomos brindados com umas caipirinhas de alto nível, da autoria da dupla Faria/Cabaça! Acompanhadas com bola, salgadinhos, camarão, pão com chouriço, quiches, carne assada, salada, chouriço assado, brownie, arroz-doce esloveno, salada de frutas, muitos bolos, farturas, eu sei lá! E tudo bem regado com muitas minis e tintos variados! E comeu-se e bebeu-se TUDO! Repito, TUDO! 

 










A tarde foi muito agradável, o ambiente animado, muita conversa e risota! Até se cumpriu a tradição ribatejana, quando se formaram dois grupos distintos, homens e mulheres, cada um para seu lado! 

  
O meu pai fez a distribuição dos dorsais por toda a equipa, num ritual aplaudido e celebrado a cada saquinho entregue. E no final, foi homenageado com uma t-shirt da Scalabis Night Race, pela mão do João Ralha, e acabou por se juntar ao pelotão, decidindo fazer a caminhada!






Houve ainda tempo para um pequeno espectáculo infantil e para quase se pegar fogo a uma toalha (o Gerardo bem tinha o extintor ao pé)!




E, repito, comeu-se e bebeu-se TUDO! Mais uma vez, agradeço aos meus pais terem-nos acolhido com tanto gosto!



Como resultado de tantos comes e bebes, por volta das 20h tínhamos um grupo de atletas completamente “atestados”!


 Mas, sem esmorecer, lá nos alinhámos para a foto de grupo e seguimos em direcção à partida, embora alguns se queixassem do percurso sinuoso, parece que as ruas eram todas aos “ssss”! :)




A chegada ao local da prova foi apoteótica! Sendo um evento pequeno, foi notória a chegada em massa de quase 50 laranjas cheios de entusiasmo para uma prova tão aguardada! E a recepção foi calorosa, a equipa organizadora, os Scalabis Night Runners, foram anfitriões de alto nível! O nosso obrigado!


A partida dos Run 4 Fun nesta prova foi um pouco diferente do comum! Em vez dos habituais “Força!” e “Vamos lá!”, ouviam-se no grupo comentários como “Estou muito cheio!”, “Tenho o estômago inchado!” ou ainda “Vejo tudo a girar!”. Mas lá nos lançámos aos 10 km, o melhor que pudemos! Felizmente havia abastecimento de tinto, muita animação do público e música pelo caminho! O percurso foi acessível e muito simpático, passando por locais históricos e monumentos, incluindo o famoso jardim das Portas do Sol e o interior da emblemática Escola Prática de Cavalaria, de onde saiu Salgueiro Maia na madrugada do dia 25 de Abril de 1974! Para mim foi especial pois passei pela casa onde cresci, pelas escolas onde estudei e por todos os caminhos que percorria a pé quando ali vivia. Muito bonito!

Corremos em grande grupo e uns 500 metros antes da meta parámos para reagrupar. Desta forma, fizemos uma chegada fantástica, em que cerca de 15 Run 4 Fun cortaram a meta praticamente em simultâneo! Muito bom!




Após a corrida tivemos os momentos altos da noite! Em primeiro lugar, a nossa super-atleta Luísa Ralha subiu mais uma vez ao pódio com um brilhante lugar no seu escalão! 




 Mas o melhor de tudo, o momento mais aguardado, foi a entrega do prémio para a equipa com maior número de atletas inscritos na prova à equipa Run 4 Fun! Ui, que excitação! Invadimos o pódio com gosto e recebemos o prémio em júbilo: uma garrafa de vinho para cada um de nós! Não há palavras que expliquem a nossa alegria! 

Ficam as fotos para retratar! 








Em resumo, foi um dia muito bem passado, um convívio inesquecível, uma corrida cheia de vinho (antes, durante e depois!) e mais um regresso a casa cheio de boas recordações e histórias para contar! E temos presença confirmada na próxima edição da Scalabis Night Race!

Comentários

  1. Patrícia,

    Uma tarde e uma corrida inesquecíveis bem retratadas no teu brilhante relato.

    Foi tão agradável que para o ano, provavelmente, vamos ser ainda mais.

    Os teus pais que se preparem.....:)


    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Patrícia,
    Foi uma tarde inesquecível.
    Muito obrigada pelo teu empenho na organização, muito obrigada aos teus pais pela hospitalidade e simpatia.
    Que convívio extraordinário!!
    É um orgulho fazer parte desde grande grupo de amigos que têm em comum o prazer da corrida, da caminhada, da atividade física ao ar livre; deste grande grupo que vibra em conjunto pelas vitórias individuais de cada membro.
    Somos os Run4Fun!
    Obrigada Patrícia, obrigada Run4Fun
    Manuela C

    ResponderEliminar
  3. Patrícia,

    Foi uma grande festa e eu diria que foi até mais do que isso, foi um marco na história deste grupo FUNtástico!

    Para o ano lá estaremos de novo!

    Beijos e abraços para todos os que contribuíram e fizeram parte da Scalabis!

    ResponderEliminar
  4. Belo relato Patricia, do que foi seguramente um dia inesquecivel.

    Infelizmente não pudemos estar este ano...espero que em 2014 possamos fazer parte da aventura ribatejana.

    Obrigado pela partilha e pela fantástica e entusiástica organização.

    Não esquecendo obviamente a muito simpática recepção, hospitalidade e apoio prestado pelos Teus pais.

    Venha lá a de 2014 :-)

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário