Manuela Cruz - uma das nossas fundadoras

Caros amigos,

Eu já tinha intenção de realçar aqui o feito da nossa fundadora e  amiga Manuela Cruz, não se trata de nenhuma retribuição.

Há pessoas que têm um trajeto extraordinário e conseguem coisas que antes pensavam impossíveis: a Manuela  Cruz é um bom exemplo. Conheço a Manuela desde os primórdios do Run 4 Fun e ela sempre nos apoiou, com a sua grande simpatia. Algumas vezes participava nas caminhadas. Há relativamente pouco tempo começou a correr, pouco de cada vez, até conseguir em janeiro passado, concluir a "Corrida do Fim da Europa".

Agora concluiu  a meia maratona em menos de 3 horas o que é um feito que, sinceramente, já não me espanta pois estamos na presença de uma pessoa singular. De realçar o contributo fundamental do nosso atleta "honorário" o Paulo Fernandes, um ultra atleta que em breve fará a UTMB e que teve uma enorme paciência e capacidade de apoio para que a Manuela obtivesse estes excelentes resultados. Não há dúvida que sendo a atletismo um desporto individual, a "equipa" leva-nos a feitos quase impensáveis.
Manuela e Paulo na "viagem de retorno"
Por isso,em homenagem aos dois, não resisto a colocar aqui, o comentário que o Paulo Fernandes fez ao post anterior:

Todo o grupo R4F está de Parabéns por mais uma bela jornada desportiva!

A motivação e a energia que se transmite em plena prova aos companheiros que avançam no máximo esforço físico são Enormes e valem Ouro!
Só por isso é fantástico "também" fazer parte da família laranja...
... mas o que aqui me traz é o testemunho em primeira pessoa do grande objetivo que foi concretizado pela atleta Manuela Cruz.
O seu objetivo de baixar as 3 horas para a estreia nos 21.097 metros foi alcançado, com um tempo final de 2h53m23s a uma média de 8,21min/km.

O nosso primeiro objetivo seria o de terminar mais este desafio e conquistar a bonita medalha da meia-maratona mais bonita de Lisboa... mas queríamos mais!
Fizeram-se os treinos possíveis, com algum sangue, suor e lágrimas à mistura. Eu próprio admitia que não seria fácil baixar as 3 horas, pelo que tentei motivar para a grandiosidade da conquista da distância e não tanto para um melhor tempo final ou uma boa média.

No entanto o dia de prova correu de feição, o amanhecer trouxe um sol ameno, a bela viagem no comboio da ponte iniciou a aventura que terminou também com agradáveis viagens de comboio até ao Cais do Sodré e de Metro.
Pelo meio a enorme massa humana de Atletas e Caminheiros, as bandas de música, a espetacular passagem pelo tabuleiro superior da ponte 25 de Abril, o apoio dos elementos da organização, os Amigos que aqui e ali nos iam cumprimentando, com destaque para os companheiros Laranjinhas, fizeram com que tudo parecesse mais fácil e o desafio fosse superado como quem dá um passeio pelos jardins da avenida num final de tarde, com a enorme naturalidade e simplicidade de quem já conhece os cantos à casa, ou seja, os buracos do alcatrão e do paralelo, as táticas dos abastecimentos de água, isotónico, gel e bananas e o tique-taque de um relógio suíço no controlo das distâncias e do ritmo de prova…

O grupo R4F pode-se orgulhar de possuir mais uma atleta meio-maratonista nos seus quadros.
Pessoalmente, estou muito feliz pelo desempenho da minha Princesa!

Os objetivos servem para se alcançarem e serem superados e este foi largamente conquistado.
Venha o próximo!


Saudações Desportivas,
Paulo Fernandes


E agora..........talvez a ..............................Maratona!!????

Runabraços



Comentários

  1. Oh João Ralha, obrigada pelas tuas palavras, fico timidamente sem saber o que dizer... Muito obrigada pelo modo com tu, e todo o grupo R4F, acolheu o meu Paulo Fernandes, também ele é extraordinário para mim!
    Um grande abraço emocionado!!
    É muito bom fazer parte deste extraordinário grupo onde impera a dádiva sem esperar o retorno!!!

    ResponderEliminar
  2. Manuela, um km de cada vez desde que seja divertido. O que contigo é garantido!

    ResponderEliminar
  3. Manuela Cruz, és uma pessoa muito especial e as tuas conquistas são para todos nós um motivo de enorme orgulho e satisfação!

    Paulo Fernandes, nunca te tinha "ouvido falar" tanto! :) Concordo com tudo!

    João Ralha, já em Outubro a Manuela fez uma prova de 16 km, no Porto! O palmarés de distâncias longas é já extenso!

    Venham mais kms, sempre com o teu sorriso e amizade, Manuela!

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns Manuela!!

    Neste pouco tempo que conheço a Manuela, já percebi ser mesmo uma pessoa muito especial, sempre com uma postura e vontade de motivar.

    Esta Meta alcançada como resultado do empenhamento, tal como as outras facetas da vida se faz também com esforço.

    Continua Manuela!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela lenbrança e referência mais que merecida João.

    Fantástico Manuela.
    Parabéns e obrigado pela permanente partilha de boa disposição e saber estar.

    Espero poder partilhar muitos kms na Tua companhia...e como diz o Paulo, a quem aproveito para saudar e felicitar também... agora venha de lá a maratona :)

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Manuela,

    estás sempre presente a apoiar/fotografar/ajudar as organizações, etc.

    És um extraordinário exemplo de companheirismo e amizade.

    Obrigado e parabéns pelo teu resultado na meia maratona de Lisboa. Chegaste bem longe em muito pouco tempo.

    Bjs,

    AC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário