terça-feira, 26 de março de 2013

Manuela Cruz - uma das nossas fundadoras

Caros amigos,

Eu já tinha intenção de realçar aqui o feito da nossa fundadora e  amiga Manuela Cruz, não se trata de nenhuma retribuição.

Há pessoas que têm um trajeto extraordinário e conseguem coisas que antes pensavam impossíveis: a Manuela  Cruz é um bom exemplo. Conheço a Manuela desde os primórdios do Run 4 Fun e ela sempre nos apoiou, com a sua grande simpatia. Algumas vezes participava nas caminhadas. Há relativamente pouco tempo começou a correr, pouco de cada vez, até conseguir em janeiro passado, concluir a "Corrida do Fim da Europa".

Agora concluiu  a meia maratona em menos de 3 horas o que é um feito que, sinceramente, já não me espanta pois estamos na presença de uma pessoa singular. De realçar o contributo fundamental do nosso atleta "honorário" o Paulo Fernandes, um ultra atleta que em breve fará a UTMB e que teve uma enorme paciência e capacidade de apoio para que a Manuela obtivesse estes excelentes resultados. Não há dúvida que sendo a atletismo um desporto individual, a "equipa" leva-nos a feitos quase impensáveis.
Manuela e Paulo na "viagem de retorno"
Por isso,em homenagem aos dois, não resisto a colocar aqui, o comentário que o Paulo Fernandes fez ao post anterior:

Todo o grupo R4F está de Parabéns por mais uma bela jornada desportiva!

A motivação e a energia que se transmite em plena prova aos companheiros que avançam no máximo esforço físico são Enormes e valem Ouro!
Só por isso é fantástico "também" fazer parte da família laranja...
... mas o que aqui me traz é o testemunho em primeira pessoa do grande objetivo que foi concretizado pela atleta Manuela Cruz.
O seu objetivo de baixar as 3 horas para a estreia nos 21.097 metros foi alcançado, com um tempo final de 2h53m23s a uma média de 8,21min/km.

O nosso primeiro objetivo seria o de terminar mais este desafio e conquistar a bonita medalha da meia-maratona mais bonita de Lisboa... mas queríamos mais!
Fizeram-se os treinos possíveis, com algum sangue, suor e lágrimas à mistura. Eu próprio admitia que não seria fácil baixar as 3 horas, pelo que tentei motivar para a grandiosidade da conquista da distância e não tanto para um melhor tempo final ou uma boa média.

No entanto o dia de prova correu de feição, o amanhecer trouxe um sol ameno, a bela viagem no comboio da ponte iniciou a aventura que terminou também com agradáveis viagens de comboio até ao Cais do Sodré e de Metro.
Pelo meio a enorme massa humana de Atletas e Caminheiros, as bandas de música, a espetacular passagem pelo tabuleiro superior da ponte 25 de Abril, o apoio dos elementos da organização, os Amigos que aqui e ali nos iam cumprimentando, com destaque para os companheiros Laranjinhas, fizeram com que tudo parecesse mais fácil e o desafio fosse superado como quem dá um passeio pelos jardins da avenida num final de tarde, com a enorme naturalidade e simplicidade de quem já conhece os cantos à casa, ou seja, os buracos do alcatrão e do paralelo, as táticas dos abastecimentos de água, isotónico, gel e bananas e o tique-taque de um relógio suíço no controlo das distâncias e do ritmo de prova…

O grupo R4F pode-se orgulhar de possuir mais uma atleta meio-maratonista nos seus quadros.
Pessoalmente, estou muito feliz pelo desempenho da minha Princesa!

Os objetivos servem para se alcançarem e serem superados e este foi largamente conquistado.
Venha o próximo!


Saudações Desportivas,
Paulo Fernandes


E agora..........talvez a ..............................Maratona!!????

Runabraços



6 comentários:

ManuelaC disse...

Oh João Ralha, obrigada pelas tuas palavras, fico timidamente sem saber o que dizer... Muito obrigada pelo modo com tu, e todo o grupo R4F, acolheu o meu Paulo Fernandes, também ele é extraordinário para mim!
Um grande abraço emocionado!!
É muito bom fazer parte deste extraordinário grupo onde impera a dádiva sem esperar o retorno!!!

Miguel Serradas Duarte disse...

Manuela, um km de cada vez desde que seja divertido. O que contigo é garantido!

Patrícia Calado disse...

Manuela Cruz, és uma pessoa muito especial e as tuas conquistas são para todos nós um motivo de enorme orgulho e satisfação!

Paulo Fernandes, nunca te tinha "ouvido falar" tanto! :) Concordo com tudo!

João Ralha, já em Outubro a Manuela fez uma prova de 16 km, no Porto! O palmarés de distâncias longas é já extenso!

Venham mais kms, sempre com o teu sorriso e amizade, Manuela!

José Carlos Melo disse...

Muitos Parabéns Manuela!!

Neste pouco tempo que conheço a Manuela, já percebi ser mesmo uma pessoa muito especial, sempre com uma postura e vontade de motivar.

Esta Meta alcançada como resultado do empenhamento, tal como as outras facetas da vida se faz também com esforço.

Continua Manuela!

Nuno Sentieiro Marques disse...

Obrigado pela lenbrança e referência mais que merecida João.

Fantástico Manuela.
Parabéns e obrigado pela permanente partilha de boa disposição e saber estar.

Espero poder partilhar muitos kms na Tua companhia...e como diz o Paulo, a quem aproveito para saudar e felicitar também... agora venha de lá a maratona :)

Runabraços

46 disse...

Parabéns Manuela,

estás sempre presente a apoiar/fotografar/ajudar as organizações, etc.

És um extraordinário exemplo de companheirismo e amizade.

Obrigado e parabéns pelo teu resultado na meia maratona de Lisboa. Chegaste bem longe em muito pouco tempo.

Bjs,

AC