IV Trilhos de Casaínhos


Temos uma relação especial com esta simpática prova realizada em Casaínhos e arredores, perto de Fanhões, no concelho de Loures, a cerca de 20 km de Lisboa.

Foi a 2ª prova de trilhos em que participámos, em 14 de Novembro de 2010, com uma "grande" representação de 6 atletas, com a qual ganhámos o prémio da equipa com mais representantes, em igualdade com os nossos amigos das "Lebres do Sado" mas com vantagem no factor de desempate que foi o conjunto dos tempos obtidos. A seguir à prova tivemos um almoço muito simpático num ambiente muito agradável de tal forma que quando recebemos o prémio de 75 €, decidimos, entre todos, dá-lo como"prémio" ao S.C. Casaínhos, na pessoa do seu Presidente.

De tal modo ficámos agradados que voltámos em 2011 e agora em 2012, desta vez com uma grande representação de 27 atletas, quatro dos quais inscritos na caminhada e os restantes na prova principal. De tal modo, que o Mayer Raposo um companheiro de corridas, das "Lebres do Sado", observou que agora, em qualquer prova onde vá, vê sempre um grande número de "Run 4 Fun".




A participação na prova foi sugerida e coordenada pelo Gerardo Atienza que criou o evento no Facebook e organizou o processo das inscrições.

O Manuel Romano que foi o 1º a chegar hoje, levantou os dorsais e as camisolas e organizou a sua entrega aos atletas que iam chegando. As fotos ficaram a  cargo do casal Maria Antunes e Rui Ralha.

Destaque para a 1ª participação como Run 4 Fun, dos nossos recentes atletas, Luís Boleto e Daniel Nascimento e a 2ª do Pedro Ferreira que já tinha participado connosco na última corrida do Monge. Felicitações a todos e esperamos que se divirtam muito  a correr connosco.

Iniciada a caminhada pouco depois das 10:30 com a participação da Fátima Gamas, Mariana Romano e da Maria Antunes. O Daniel Nascimento, por ter apenas 16 anos, teve que ser inscrito na caminhada mas participou valentemente e com grande entusiasmo na prova principal de tal modo que até se enganou no caminho, coisa normal nos "trailistas". Acabou por fazer maus uns quantos km mas, na próxima, certamente vai estar mais atento às "fitas" indicadoras do caminho.

A prova principal com perto de 15 km teve a precedê-la um aguaceiro, que foi o único que tivemos até ao seu final Este ano mudaram o percurso e tivemos logo no início um "single track" difícil, a subir, que deu fila parada de atletas. Um aspeto a  melhorar na próxima edição. A partir daí foi sempre a correr e a andar nomeadamente antes da  passagem pelo topo do "Cabeço de Montachique" uma das grandes dificuldades desta prova. A seguir,  na zona da encosta do Cabeço, uma descida muito enlameada com alguma dificuldade, muito "patinanço" e mais algum peso, de lama agarrada, na sola dos sapatos.

Um percurso engraçado que teve perto do km 12, outra grande dificuldade, uma subida muito inclinada, com zonas com alguma lama, até ao alto do monte que depois descia para Casaínhos. Alguns, como eu,  tiveram que ajudar com as mãos nas partes mais inclinadas da subida. No cimo da subida, uma ventania incrível, que deve ter posto as torres eólicas da zona a trabalhar a grande velocidade, e uma maça dada pela organização a cada um dos atletas. A mim soube-me muito bem.

O Rúben Silva foi o nosso atleta melhor classificado tendo ficado em 10º lugar no escalão sénior masculino, seguido pelo Carlos Imperadeiro e pelo Hilário Torres. Em femininos a Ana Grosnik como é habitual, foi a nossa melhor classificada

De realçar a Rute Fernandes que apesar de dores no adutor da perna esquerda quase desde o início, lá acabou com grande sacrifício, a prova. A Fernandinha Costa apesar de ter pensado passar para a caminhada, também acabou a prova de trilhos, em grande estilo.

Após um retemperador e frio banho a parte agradável do almoço, com três sopas à escolha e um prato de carnes variadas com batatas fritas, arroz e salada, com vinho refrigerantes e cerveja, e sobremesa, tudo preparado com qualidade  e simpatia pelo "staff" do S,C, Casaínhos. Durante o almoço, grande animação provocada pela passagem da projeção de várias fotos tiradas pela organização no alto do "Cabeço de Montachique" uma das quais uma magnífica pose, para a foto, do casal César Moreira e Patrícia Calado, os quais foram sempre juntos do princípio até ao fim da prova. O "coach" tem que ver como se comporta a sua atleta...para que possa programar melhores treinos (???).........ehehheh.. . É claro que as fotos mais aplaudidas, eram aquelas onde apareciam  os nossos atletas.


A seguir ao almoço, a distribuição de prémios com destaque para a nossa grande atleta e "papa-prémios" a Ana Grosnik que ficou em 1º lugar no escalão F40 e em 2º lugar na geral individual. A Luísa Ralha também teve direito a taça pelo 3º lugar, no escalão F45. Destaque para a nossa grande animadora d o almoço, a Patrícia Calado, que ajudou diversas vezes o "speaker" a retransmitir o nome dos premiados dado que a instalação  sonora não funcionou.

Finalmente o grande momento do dia, o anúncio da equipa  1º classificada com mais atletas qualificados na prova principal que foi...........o Run 4 Fun. Como temos uma perspetiva coletiva e divertida destas coisas, fomos todos para o pódio, onde recebemos o prémio monetário para o 1º classificado no valor de 50 € que, em vez de distribuirmos pelos participantes (daria pouco a cada um), "resolvemos", aqui de forma pouco democrática,  "mea culpa" e desculpas aos companheiros, dá-lo como "prémio" à organização, ao Presidente do S.C.Casaínhos na presença do "speaker" da festa, os quais agradeceram, sensibilizados, a nossa gentileza. Repetimos o que já tínhamos feito em 2010.

E depois de mais umas fotos de grupo que esperamos sejam rapidamente publicadas, lá seguimos, satisfeitos, de volta para casa.

Runabraços

Fotos Maria Antunes e Rui Ralha aqui



Comentários

  1. Foi uma belíssima prova! Eu ia um bocadinho contrariada e com pouca vontade. Aos 5 km já refilava por causa da lama e das silvas e da água.... Enfim ,estas coisas dos trilhos de que "vocês" tanto gostam! Mas a verdade é que adorei, paisagens lindíssimas e um almoço de grande categoria! Muita comida, bem confeccionada, pessoal extremamente simpático! Por 10 Euros, não há melhor!

    Depois do almoço, a entrega dos prémios superou tudo!! A Ana Groznik e a Luísa ralaha são o nosso orgulho e a rapaziada mais nova também esteve ao mais alto nível!

    Ganharmos um prémio colectivo foi uma emoção, ficámos lindos no pódio!! :))

    Para o ano, lá estaremos!!

    ResponderEliminar
  2. Foi uma manhã de Domingo extraordinária, na companhia de todos os Run 4 Fun. Corremos, comemos, convivemos e fizemos a festa.
    Para o ano há mais

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos valentes trailistas dos Run 4 Fun.
    E mais um prémio colectivo!!!

    Muito obrigado João Ralha pela descrição da prova.

    Foi de certeza uma enorme festa e um saudável convívio, esta manhã em Casaínhos!

    Parabéns pelo espirito de solidariedade mais uma vez demonstrado!

    ResponderEliminar
  4. Fomos sem dúvida o grupo que mais se divertiu... e além disso ainda tivemos uns resultados extraordinários.
    No final, a entrega dos prémios sem a nossa presença não teria sido a mesma coisa.
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado João por mais um fantástico relato.

    Ao ler o texto, não tenho dúvidas, foi mais uma manhã fantástica.

    Muitos parabéns a todos, por tudo o conquistado, partilhado e dado.

    Grande exemplo uma vez mais do saber estar e do verdadeiro espírito R4F.

    Runabraço

    Nota : eu estou como a Patricia...realmente é tudo fantástico, mas podiam substituir a lama, as silvas e "essas coisas", por...alcatrão ;-)

    ResponderEliminar
  6. Deixem-me começar por dar os parabéns ao João pelo excelente relato e ao Gerardo pelo contributo organizacionall. E inevitável os parabéns a todos os Run4Fun que inundaram as subidas, descidas,etc de casainhos de laranja!!!

    Um dia muito bem passado...

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  7. Esta prova deixa saudades.

    Parabéns aos bravos participantes, ao dinamizador e ao relator.

    (Para o próximo ano seremos ainda mais, porque eu espero não faltar)

    RunAbraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário