Treino diferente, pelo Zé Bagina, um ex-PT

No sábado, tivemos um treino diferente. Antes dele, uma análise do peso, % de massa gorda e IMC pela Inês Gil Forte. Pelo que vi, houve alguns "sustos" e desejos de melhoria no que respeita a alguns dos índices.

A seguir, um treino de corrida com 5 km em pouco mais de 30 minutos que nos levou até à cabeça do "Buda", que afinal era a cabeça de uma das duas estátuas de aguadeiros, com cerca de 15 metros de altura que estavam colocadas perto das duas bases do Sifão do Alviela (em baixo)  em Sacavém e que nos anos 40, dizem que por iniciativa de António Salazar, terão sido retiradas, tendo-se perdido o seu paradeiro. Há alguns anos foi descoberta a dita cabeça e colocada de novo perto do Sifão.
Para nós, serve agora como ponto de viragem, num dos nossos treinos mais frequentes na Expo, zona Norte.

E a seguir à corrida o dito treino, tipo "tropa", muito bem conduzido pelo Zé Bagina com experiência anterior como PT ("personal trainer")  que, com a sua imponente voz, comandou as "tropas" numa série de exercícios, alguns deles bastante físicos, e para os quais muitos de nós, a começar por mim, não estávamos preparados para os fazer. A minha estratégia foi de fazer 60 a 70% dos exercícios pedidos de modo a não ter posteriormente de suportar muitas dores em músculos, que há muito, desconhecia ter. Hoje, tenho algumas dores musculares, mas nada de especial. A minha tática de "ronha" seletiva, funcionou.

Num dia magnífico, perto de um dos pilares da ponte Vasco da Gama, com a companhia próxima de flamingos e outras aves, foi um "agradável", embora difícil conjunto de exercícios, alguns dos quais não fazia já há alguns anos (e.g. flexões). Gostei especialmente dos "suicídios" e dos "Mark Twain" que, na verdade, já não seria capaz de saber executar agora.

A seguir ao exercício, um belo "pic-nic", com manta e tudo (cortesia do Raúl Matos e da Fernandinha) com fruta da melhor qualidade, as ameixas e  a melancia estavam divinas, uns pãezinhos com queijo e chouriço, trazidos pela Manuela Cruz, que estavam uma delícia, uns croquetes do melhor, etc, etc. Só houve uma falta, que foram as famosas "mines", mas passámos muito bem sem elas.

Duas reportagens fotográficas, uma ciclística, a todo o terreno, pelo Rui Ralha que incluiu filme e outra mais limitada geograficamente, pelo dedo do pé partido, do notável Zé Carlos Melo. Uma manhã de boa disposição à qual não faltou a estreia de dois novos membros do Run 4 Fun, a Carla Matos e o Diogo Duarte, ambos futuros maratonistas, a quem saudamos  e desejamos muitas corridas divertidas, na nossa companhia.


Agradecimentos ao Zé Bagina e à Mónica Miguéis pela organização deste magnífico treino / convívio / pic-nic e a todos os participantes, com ênfase para os que trouxeram os excelentes "comes e bebes"


E aqui estão endereços para fotos dos fotógrafos  Zé Carlos MeloRui Ralha e um "filme" engraçado do "realizador" Rui Ralha


 Runabraços

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. João Ralha,
    Fizeste um ótimo relato de uma manhã muito bem passada e completa.
    Em poucas palavras e algumas fotos bem representativas, abordaste todos os momentos que fizeram desta manhã, um meio dia diferente e tão agradável.
    Pessoalmente só acrescentaria um agradecimento especial ao Gerardo que me acompanhou no meu passo esforçado, mas mais lento que o vosso, ao longo de 4 km.
    Gostei muito de ler o teu relato. Obrigada, mesmo.
    Manuela Cruz

    ResponderEliminar
  3. Obrigada João pelo magnifico relato. Eu e o Zé costumamos fazer este tipo de treino. Antes do inverno fomos mais assíduos e fazíamos uma vez por semana, durante o inverno quase nao fizemos e quando retomamos surgiu a ideia de fazer o treino em grupo. O primeiro correu bem mas achamos que alguma coisa podia melhorar e agora o Zé já esta a pensar qud no próximo também se pode melhorar um pouco mais... Foi muito bom partilhar esta experiência com amigos :) que venham os próximos treinos :)

    ResponderEliminar
  4. Faltou-me referir que as reportagens fotográficas estão muito boas... E que o abastecimento final foi light, como a Dra Ines recomenda :)

    ResponderEliminar
  5. Pelo relato, pelas fotos e pelas reacções...foi seguramente um exito.

    Convivio e animação também não faltaram seguramente.

    Parabéns à Mónica e ao Zé...espero no próximo poder estar presente.

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário