Maratona na Noruega

A maratona é um pretexto e uma boa razão para fazer turismo. É isso que temos feito nos últimos 3 anos, em que participámos sucessivamente nas maratonas de Copenhaga, Estocolmo e de Tromso, a "Midnight Sun Marathon".

Aqui o filme da chegada da Luisinha, perto da 1:30 da manhã. Nesta altura do ano, o Sol fica 24 horas no horizonte. E tivémois a sorte de o ver a brilhar à meia noite e mais tarde, no dia da maratona.



Tromso fica a perto de 70º graus de latitude norte e a 350 km norte do Círculo Polar Ártico. É um dos lugares do Mundo onde, no Inverno, se avistam mais auroras boreais, ou em inglês "northern lights".

A nossa viagem demorou 8 dias e ficámos sucessivamente em Bergen, a 2ª maior cidade da Noruega, Tromso e finalmente em Oslo, a capital. É um País muito bonito, mas também muito caro, mas vale certamente a pena uma visita.

Aqui estão fotos da nossa estadia, começando por Bergen, a qual inclui um passeio com início em Bergen que passa no maior fiorde da Noruega (tem mais de 200 km de extensão), seguido de um passeio num comboio de cremalheira que foi do nível do mar, de Flam, a 800 metros de altitude, em Mirdhal, numa viagem fantástica, que acaba no comboio que vem de Oslo para Bergen, no regressoa  Bergen.

Fotos de Bergen

Depois fomos para Tromso, uma cidade fabulosa, onde é fácil pescar bacalhaus com uma pequena cana de pesca. Há uma foto de um italiano que o fez num cais da cidade, perto do nosso hotel. O centro da cidade é numa ilha chamada Tromsya e está rodeada de montanhas, cheias de neve, com uma panorâmica fabulosa. Subimos num teleférico a uma montanha com 420 m de altitude, frente  a Tromso, que tem uma vista magnífica. De salientar ainda que Tromso tem as duas catedrais mais a norteno nosso hemisfério, sendo uma moderna em betão, branco, chamada de catedral do Ártico, na qual ouvimos um belo concerto de órgão e a outra, a  que fica mais a Norte dentro da ilha de Tromsya e é toda de madeira. Nesta última, filmámos um batizado de 4 crianças, aqui reproduzido num breve filme.


Em seguida estão as fotos de Tromso na última das quais está a Lisa Wang (à esquerda) que é uma simpática norte-americana de origem "chinesa" que fez a sua 1ª maratona para comemorar o seu 30º aniversário. Chegou imediatamente antes da Luisinha. A sua amiga da foto é de Seatlle, a cidade onde planeamos fazer a maratona em 2013

Fotos de Tromso

E finalmente as fotos da capital, Oslo, que nos tinham dito que era uma cidade sem grande interesse mas que se revelou uma verdadeira surpresa. Para mim, uma cidade fantástica, com a sua nova Ópera, inaugurada em 2008, a Câmara Municipal onde é entregue o Nobel da Paz e a zona de Bigdoy onde está  a "Royal Farm", várias casas de madeira, belíssimas, vários museus dos quais visitámos o "Kon-Tiki" e uma enorme marina, certamente para os donos das casas de Bigdoy. Só para terem uma ideia, o aeroporto de Lisboa recebe perto 12 milhões de passageiros por ano. Em Oslo o maior aeroporto, Gardermoen,  recebe 18 milhões de passageiros por ano. Há imensos turistas na Noruega e os nossos irmãos brasileiros ouvem-se por todo o lado.

E aqui estão as fotos da capital:

Fotos de Oslo

Espero que esta reportagem vos desperte o interesse em visitar este magnífico País de apenas 4,7 milhões de habitantes, de uma beleza enorme. E nós tivemos muita sorte pois da única vez que choveu, em Tromso, estávamos na catefral de madeira, na missa dos batizados.

Runabraços

Comentários

  1. Obrigado pela partilha João.
    Belissima reportagem.

    Os relatos estão a colocar a fasquia cada vez mais alto :).

    Realmente uma das grandes vantagens de ambos os componentes do casal gostarem desta "coisa das corridas", é desde que a vida assim o permita, fazer este tipo de turismo.

    Eu e a Cris começamos em 2012 nestas novas aventuras...já tivemos Sevilha, Madrid e desde que tudo corra como o planeado, ainda passaremos por Amesterdão em Outubro.

    Este tipo de relação com a corrida tem ainda outra vantagem interssante quando viajamos, em trabalho ou simplesmente de férias.
    Levantar cedo (muito cedo), calçar as sapatilhas e conhecer o nosso destino numa corida pela manhã...é fantástico.

    Continuem assim e a fazer estes relatos. São uma inspiração para nós e ajudam-nos nas opções que teremos que ir fazendo :).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Este Post torna este sitio memorável.

    Muito Obrigado João e Luisa pela partilha e fantásticas férias.

    Confesso que a qualidade fotográfica é notável e que fotografias!!!

    Parabéns aos dois pelo aniversário de casamento e pela viagem.

    Fica o desfio da prova com 1500 participantes de grande qualidade.

    RunAbraço,
    NDA

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela partilha João e Luísa.
    O local "proporciona-se" mas o mérito das excelentes fotos são também (e muito) de quem as tira.
    Boa recuperação.

    ResponderEliminar
  4. Caros Amigos,

    é sempre com enorme gosto que vejo as camisolas do Run 4 Fun a serem bem representadas.
    Muitos parabéns a estes 2 velhos que são um verdadeiro casal maravilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário