7ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro


Decorreu no passado Domingo, 20 de Maio de 2012, a 7ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro.
O percurso, com 21.097,5 metros de extensão, teve o seu início na barragem de Bagaúste em direcção ao Pinhão. Pouco após Folgosa do Douro, por volta do Km 7, deu-se a inversão de sentido voltando-se para a Régua, onde atravessamos a vila de uma ponta a outra, mas sempre com o Rio Douro ao pé de nós.


Após uns 14 Kms praticamente planos e solarengos, com uma temperatura a ameaçar tornar a corrida difícil, começamos a descer em direcção à Régua. A temperatura baixou e até choveu uns aguaceiros que serviu para um refresco bem merecido. O último Km foi um pouco mais duro, novamente com Sol e a subir. Mas ficou a sensação que esta é uma corrida para bater recordes, pela fase bastante rápida no final, assim ajude o tempo e a organização.


A nossa equipa fez-se representar por 3 atletas: Ana Grosnik, Gonçalo Melo e Eu (Paulo Raposo). A Ana terminou com 1:40:00, o João com 1:42:16 e eu com 1:57:02. Assim se vê a força que as mulheres têm!!!!


Auto intitulada “A mais bela corrida do mundo” faz jus ao seu nome. Desde a beleza natural do Rio Douro e dos seus socalcos, até à ponte pedonal que atravessamos para aceder à Vila da Régua, tudo foi belo. Até a ponte da A24 estava linda neste dia. Deu tempo para conversar durante a corrida e perceber com os outros corredores que esta ponte pedonal, feita com piso de madeira e em estrutura de metal, foi originalmente pensada para o tráfego ferroviário mas abandonada por mudanças na orientação na política de transportes.


Quanto à organização, não houve falta de água nos abastecimentos o que foi uma grande melhoria em relação à 5ª edição, de 2010, em que 6 pessoas foram hospitalizadas. Os abastecimentos foram feitos de 5 em 5 Kms, sensivelmente, mas o melhor foi que antes do início da partida também tivemos acesso a água. A partida estava marcada para as 10:30 mas por motivos logísticos (A CP não dava vazão à quantidade de atletas? Começassem mais cedo o transporte!) teve de ser adiada para as 11:00.


Quando levantámos os dorsais disseram de imediato que nos iam oferecer uma garrafa de vinho tinto a todos os que terminariam a prova. Cumpriram, e ainda bem que não ofereceram também um saca rolhas, porque com a sede que uma corrida destas dá, não haveriam condições para conduzir até Lisboa. Além da dita garrafa ainda ofereceram uma t-shirt técnica e uma medalha. E também havia um diploma que me esqueci de ir pedir pois estava num local diferente do da entrega dos prémios.


Conclusão: provavelmente ”A mais bela corrida do mundo”, a repetir e para bater recordes.
Runabraços

Comentários

  1. "Conclusão: provavelmente ”A mais bela corrida do mundo”, a repetir e para bater recordes."

    Concordo... pelo menos na 1ª parte - "a repetir", já que bater records está completamente fora dos meus planos, mas concordo que o percurso se adequa a isso sim senhor.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo fiel relato, Paulo! Foi muito giro. Desculpa lá não me ter despedido de ti, mas tive de dar assistência ao meu amigo lesionado. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. A complete report, thank you, Paulo! Thank you also for the photos, and congratulations for your run.

    Like you said, we were very lucky with the weather, so it was not difficult to wait at the start, the temperatures were ideal for running and a little bit of raindrops were even welcome.

    I agree with you: we can highly recommended this half-marathon! It is an amazing region, and the atmosphere of the event was absolutely nice. It was a wonderful weekend!!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Paulo, pelo teu apelativo relato,

    Mais uma para a lista de "desejos", mas a compatibilizar com um fim de semana de passeio na zona do Douro.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela partilha Paulo e parabéns a toda a armada presente.

    Estou quase convencido...2013 está aí :).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Estou a sentir alguma dificuldade em dar a devida atenção aos relatos de todos os eventos em que marcamos presença. O que não é necessariamente mau, talvez só para mim.

    Parabéns aos três "vinhateiros" que também têm bom gosto na selecção das provas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A mais bela corrida do mundo...Não posso faltar à próxima. Bom relato Parabéns ao trio de corredores, muito em especial à imparável Ana.
    Runabraços

    ResponderEliminar
  8. Grande Paulo! Parabéns pela corrida e pelo tempo claro!!! Já vejo consistência a correr abaixo das 2h! em breve conto estar recuperado para poder partilhar estes momentos. Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  9. oi, eu vou em 2013, caso algum brasileiro vá, fazer contato
    drtitato@ig.com.br

    ResponderEliminar

Enviar um comentário