A minha estreia numa corrida com os Run 4 Fun
Corrida Nauticampo 11 Fevereiro 2012 - 10 km

Nunca fui corredora. Fiz uma única prova no ano passado, o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos, a convite de uma amiga que corre. Nos 2 meses que antecederam a prova corri duas vezes por semana: 10 km na passadeira às quartas feiras e na rua aos Domingos, tentando aumentar progressivamente a minha distância. Nunca olhei para os tempos e corri sempre sozinha. Chegou o dia da prova e descobri que afinal “Trail” não era apenas um nome pomposo para “Corrida” mas que implicava um percurso pelo meio do mato, sem um trilho definido, correndo por cima de pedras e raízes. Ninguém me tinha avisado!…. E às escuras! Lá sobrevivi aos 25 km, ao fim de 3 horas de grande sacrifício!
O tempo foi passando e tentei manter as corridas duas vezes por semana…. Depois, uma vez por semana…. Em Dezembro, nada. Foi uma altura de grande turbulência na minha vida pessoal e acontecia que pensava muitas vezes na corrida e em como me sentia bem enquanto corria. Pensava na corrida com saudade... Percebi que tinha que retomar! Resolvi então procurar uma prova que fosse o meu desafio para o início do ano de 2012! Tinha que ser uma prova cuja distância me impusesse algum desafio e cuja data fosse suficientemente distante para que eu pudesse fazer a devida preparação: Meia Maratona de Lisboa, 25 de Março! E, ano novo vida nova, lá calcei novamente os ténis!
Retomei as corridas, muito em baixo de forma. Entretanto, reparei através do Facebook que a minha amiga Mónica Miguéis andava nestas lides, animadíssima com o seu novo grupo de corrida, os Run 4 Fun. Conversa puxa conversa e a Mónica acabou por me convidar a participar num dos treinos. Lá me apresentei na Expo, no dia 15 de Janeiro! E foi uma desgraça, porque adorei!! Corremos 18 km e aprendi imenso nesse dia! O Rui Ralha ensinou-me que para correr só temos que pensar que estamos em conversa no café e que as pernas fazem o resto! O Jorge Duarte Pinheiro mostrou-me como é possível correr sempre com um sorriso e com uma aparente imunidade ao cansaço físico! O César Moreira começou nesse dia a usar-me como cobaia para a sua vocação de coach e até hoje não tem aliviado o chicote! Todos os outros que estiveram presentes mostraram-me como pode ser divertido correr em boa companhia! Fiquei “agarrada”!
Desde então tenho conseguido ir correr com os R4F todos os Domingos! Até já tenho uma camisola R4F, que ainda não paguei mas espero já ter merecido! Fui muito bem recebida por todos aqueles que já conheci, virtualmente ou em pessoa! O que mais me tem cativado nos R4F é a alegria com que se corre neste grupo e o enorme espírito de companheirismo que se vive. Cada corrida é uma diversão e nunca faltam as gargalhadas! O FUN tem estado muito para além das minhas expectativas! O RUN “vem com o pacote” e nem está a correr mal, mas a boa disposição é certamente o que de mais valioso tenho tirado deste grupo de loucos a que me juntei. Espero estar à altura! Até ver, já me puseram a correr 20 km e a acelerar o passo!
Hoje foi dia de prova, a Corrida Nauticampo 10 km! A minha primeira prova com os Run 4 Fun! Fomos 15 os ilustres portadores da mítica t-shirt: eu, Rita Falizol, Rute Fernandes, Fernanda Borges, Aníbal Lopes, José Melo, César Moreira, Nelson Alves, Gonçalo Melo, Francisco Sanches Osório, Jorge Paulo, Raúl Matos, Jorge Esteves, Rogério Matos e Rui Raposo. O dia estava lindo, um sol radioso! Tivemos direito a recolha de dorsal e estacionamento privado, gentilmente providenciados pelo César Moreira. O grupo masculino estava altamente motivado para a conquista de novos PBTs! As meninas, mais descontraídas, só queriam mesmo começar a correr para aquecer.
Soou o tiro de partida e tudo me pareceu bastante confuso. Talvez seja assim em todas as provas mas os primeiros minutos foram uma corrida de obstáculos, em que tentei não tropeçar nas centenas de atletas que pareciam ocupar o mesmo metro quadrado que eu. A maioria das camisolas cor-de-laranja disparou e rapidamente se tornaram pontinhos no horizonte. O percurso inicial da corrida era circular, com muitas curvas apertadas. Os dois terços finais foram mais desafogados e a densidade humana tornou-se menor. Fui correndo, tentando manter um bom ritmo, embora nunca tivesse controlado a velocidade a que ia. Perto dos 6 km recebi uma chamada telefónica; sei que devo ter cometido um sacrilégio mas por motivos pessoais tive mesmo que atender. Isto gerou alguma entropia na minha passada mas tentei recuperar o ritmo em seguida. O que também não ajudou foi que o meu pequeno almoço desistisse de seguir o seu percurso, tive a sensação de que a minha digestão tinha parado e correr tornou-se bastante desconfortável. De qualquer forma, estava a 3 km do fim e a única coisa a fazer era aguentar e acabar a prova! Assim fiz, fui correndo. Cheguei aos 9 km e já estava desesperada. A minha salvação chegou quando o Gonçalo Melo e o César Moreira, que já tinham terminado a prova, voltaram atrás para me rebocar e me acompanharam até à meta! Obrigada pela força naqueles últimos 500 metros!
Em resumo, foi uma prova atribulada mas fiquei contente por ter terminado com um tempo que me surpreendeu: 50 minutos! Claro que, sendo a minha primeira prova, obteria sempre um PBT mas parece-me que para principiante nem correu assim tão mal! Foi uma alegria ver os tempos que os restantes Run 4 Fun conseguiram! O Aníbal Lopes subiu ao pódio e muitos bateram os seus PBTs! Estamos todos de parabéns!
Agora, é continuar! Seguem-se os 20 km de Cascais e a Meia Maratona de Lisboa. E depois...quem sabe.... Se calhar vou correr para sempre!


Comentários

  1. Grande Patricia.

    Para primeira prova e primeiro relato...simplesmente fantástico, muitos parabéns.

    Os sentimentos que tive no meu primeiro contacto humano com os R4F, foram muito similares aos Teus.

    Não é fácil encontar um grupo de pessoas desta dimensão e que vai crescendo a olhos vistos e conseguir manter este espirito maravilhoso.
    A partilha, a entre-ajuda, o apoio incondicional, a diversão, o prazer, a atenção educação e cuidado de cada um respeitando de uma forma geral todos os outros.
    Enfim, uma data de coisas que apenas se sentem quando partilhamos esta companhia Runtástica.

    Realmente os resultados, não que seja o mais importante, foram fantásticos.
    Ao final do dia acabamos sempre por lhes dar valor, pois estivemos a competir contra nós e contra aquelas vozes maradas que nos dizem "pára", "abranda", "desiste", "não és capaz"....etc, etc, etc.

    Parabéns a toda a grande armada laranja que esteve presente e do que deu para ver, temos rapaziada em grande forma :-).

    Até Sevilha(19Fev), para alguns, para outros até à Caparica(26Fev) e até um destes dias seja em treino ou em provas, para todos.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Patricia.
    Uma estreia em grande com um grande tempo.
    Um amigo meu costuma dizer "quanto mais corres, mais corres" e é bem verdade, em especial no teu caso.

    O resto do pessoal laranja também não se ficou pelos ajustes: arrasaram. Parabéns a todos.

    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Patrícia!

    Estou nos Run 4 Fun desde o início de 2011 e continuo com a mesma alegria a partilhar treinos e corridas com este grupo de pessoas Funtástico.

    Contigo está a acontecer o mesmo e com o teu espírito e esta companhia vais-te divertir muito e os tempos vão aparecendo!

    Em relação à tua corrida foi muito bom o tempo que fizeste, ainda por cima com esses percalços.

    Parabéns a todos os outros corredores que ontem mais uma vez numa corrida com um piso difícil, conseguiram bons resultados.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns Patricia,

    Grande armada e enorme Alma laranja a correr na Expo-

    Fantásticos tempos e muitos PBT's em destaque... que grande marca a Tua na estreia, temos Atleta !

    Com um apoio destes não poderia ser de outra forma!

    Votos de bons treinos e melhores provas. Obrigado pela partilha.

    RunAbraços,
    NDA

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns Patrícia!

    Pelo relato envolvente, pela tua permanente boa disposição e pelo excelente primeiro resultado (devo dizer que nas minhas primeiras três tentativas nesta distância, demorei mais tempo), o qual prenuncia uma grande evolução nos próximos tempos.

    Continua a vir treinar aos domingos, com a t-shirt laranja, e a participar com garra nas provas.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Cara Patricia,
    Belo post! Parabéns pela otima prova! O espirito deste grupo, que me conquistou desde o inicio, e a maior motivação que podes ter para correr. Espero correr a teu lado muitas vezes. RunAbraco.

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns Patrícia! Que grande Tempo na estreia!

    Está escondida uma corredora com um enorme potencial, que vais revelar a ti e a todos nós?
    Continua! Vais ver que mesmo que queiras não consegues deixar de correr, seja em que piso mais te adequares.

    Este vício vai-se instalando silenciosamente, quando damos por isso já não conseguimos passar sem correr.

    Bem Vinda Patrícia! Desejo que disfrutes com muito FUN.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Patricia!!

    O teu espirito, a tua alegria contagiante, a tua vontade de ir sempre mais além fazem com que seja um prazer correr contigo e de ter participado na tua primeira corrida...obrigado!

    No próximo Domingo, lá estaremos para os 20K de Cascais! Continuação de bons treinos ;)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Patrícia pela tua 1ª corrida "oficial" connosco e pelo magnífico PBT. Temos Atleta.

    E temos mais uma "escritora" de qualidade, pelo teu excelente "post"..

    Cada vez estamos mais "ricos" em boa disposição, em companheirismo, em alegria.

    Realce ainda para outras 2 estreias em corridas "oficiais",a Fernanda Borges e a Rute Fernandes, a quem damos as boas vindas ao nosso grupo de amigos. Esperamos que se divirtam a correr connosco.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  10. Patrícia,

    que coisa extraordinária.

    Julgo que muito poucos de nós, se é que alguém, poderá afirmar que na sua primeira corrida de 10Km tenha feito 50'.

    Muitos parabéns. O teu potencial é enorme. Não o desperdices.

    AC

    ResponderEliminar
  11. Patricia.
    O céu é o limite. Este vicio de correr leva-nos a fazer coisas de "doidos". Fazer treinos de 30 km. Ir a provas a mais de 200 km do local onde moramos. Mas no fim, quando cortamos a meta, sentimos aquele prazer do CONSEGUI.
    Excelente post e fantástica corrida. Temos atleta feminina para fazer companhia à Luisa nas maratonas.
    Seguindo o comentário do António. O meu tempo, na primeira prova de 10 km, foi de 1H10min.

    ResponderEliminar
  12. Ui ui... que RELATO...

    PARABÉNS Patrícia...
    De facto, numa prova que se pode definir como plana o principal obstáculo foi mesmo o piso essencialmente nos primeiros quilómetros!
    Para mim uma vez mais um ENORMEEEE PRIVILÉGIO correr RUN4FUN... acho até que o NOSSO "doping" é mesmo a "laranjinha" que envergamos com TANTO ORGULHO!
    Afinal... PARABÉNS a TODOS...
    PARABÉNS RUN4FUN por integrares ATLETAS deste CALIBRE!!!
    Até breve... ... ...

    ResponderEliminar
  13. Ui ui... que RELATO...

    PARABÉNS Patrícia...
    De facto, numa prova que se pode definir como plana o principal obstáculo foi mesmo o piso essencialmente nos primeiros quilómetros!
    Para mim uma vez mais um ENORMEEEE PRIVILÉGIO correr RUN4FUN... acho até que o NOSSO "doping" é mesmo a "laranjinha" que envergamos com TANTO ORGULHO!
    Afinal... PARABÉNS a TODOS...
    PARABÉNS RUN4FUN por integrares ATLETAS deste CALIBRE!!!
    Até breve... ... ...

    ResponderEliminar
  14. Grande Atleta,

    Desde do dia em que apareces-te no 1 treino que todos vimos que tinhas capacidades atléticas fantasticas. Tu corres mesmo muito, e é por isso que eu uso o chicote.

    A maior prova de que tens um dom natural foi este teu tempo, e como já foi dito anteriormente muito poucos terão feito um tempo tão bom na 1 prova.

    Para dar peq exemplos, tu no treino fim da europa correste sempre, e a um bom ritmo, já realizas te treinos longos (20k), onde a média para a meia foi abaixo das 2h... acho que não preciso de continuar... ;)

    Mas acima de tudo gostaria de realçar a alegria e simpatia que trazes aos treinos, personificas o lema "correr por diversão" (excepto os 5m seguintes), estas sempre pronta a ajudar e motivar outros (rebocar o manuel romano nos ultimos 8k) e nunca deixas ninguem para tras.

    É essa alegria e disposição que nos faz acordar cedo e querer ir aos treinos r4f, pois sabemos que aquele tempo passa depressa, como se estivessemos em um mundo á parte

    Tendo sido eu um dos que tem tido a oportunidade de assistir ao Fun que promoves no grupo, só me resta dizer... ESTAS PROIBIDA DE DEIXAR OS RUN FOR FUN

    Bem-vinda a Familia

    Cesar ( homem do chicote ;))

    ResponderEliminar
  15. Apesar do excelente tempo que conseguiste parece-me que isso é o menos importante. Dou-te antes os parabéns pela tua contagiante alegria de correr e de viver que a todos inspira e que nos faz cada dia melhores.

    ResponderEliminar
  16. Grande Atleta! Muitos Parabéns Patricia pela excelente prova e bem vinda a este grupo divertido cheio de gente espectacular e ao qual tu também vais trazer muito Fun para além de Run :)))
    beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. Brilhante, Patrícia.
    Havia um lugar à tua espera. E todos ganhámos com a tua (partida e) chegada.
    Sê para sempre bem-vinda a este "admirável mundo novo".
    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário