Treino Fim da Europa - Uma manhã mágica


Caros Amigos,

Eu diria que relativamente ao Treino Fim da Europa, praticamente já tudo foi dito, de qualquer forma aqui ficam umas palavras adicionais.

Após todos os acontecimentos e trocas de opiniões relativas ao cancelamento da prova de 2012 do Fim da Europa, um grupo de conhecidos/desconhecidos da Zona de Sintra, resolveu (via FB) marcar uma pequena conversa na “Piriquita II” a um domingo(penso que dia 8Jan..não estou seguro) ao final da tarde.

Desta pequena conversa surgiu “O Grupo Amigos da Serra”.
O nome “Grupo Amigos da Serra”, foi na altura dos vários que foram sugeridos o que teve mais aprovação, foi assim que apareceu e foi assim também que desapareceu no dia 29 de Janeiro de 2012.

Grupo este constituído por uma dezena de “amigos da serra” e que foi criado exclusivamente com um objectivo :
- Tentar que no dia 29, o que estava a ser preparado e agendado por diversas entidades, organizações e particulares, (a efectuação de um “treino pirata” no percurso Vila de Sintra – Cabo da Roca), tivesse algum controlo e o mínimo de organização e segurança.

Pareceu-nos que esta seria a melhor forma de evitar ao máximo a destabilização do transito, da ordem pública, da limpeza da serra e de mais “uma data de coisas” perigosas e desagradáveis que estariam muito mais aptas a acontecer se esta escalada da Serra fosse efectuada de uma forma absolutamente desorganizada como estava a ser preparada.
Na altura pensámos que o numero de aderentes pudesse rondar os 100 a 150.

Depois de muita análise, decidimos que para avançar com o evento, teríamos que garantir quer a legalidade, quer a segurança do mesmo.

Não vou entrar em detalhes, pois foram tantos os entraves, as promessas por cumprir e a demora em obter respostas, que estar a falar nisso era estar a dar importancia ao que realmente menos importancia teve.

Temos consciencia que apesar de toda a dedicação e cuidado na organização….em três semanas conseguir ter tudo a decorrer sem falhas, era uma utopia.
Assim de repente lembro-me de que :
- Deveríamos ter preparado previamente o breefing para evitar o esquecimento de um ou outro ponto.
- Deveríamos ter definido entre nós(organização) que apesar de ser um treino, nos tentaríamos espalhar entre o pelotão em função da capacidade de cada um, por forma a termos o pelotão o mais controlado possível.
- Ter mais cuidado com o carro vassoura, que pelos vistos não foi realmente vassoura…deveria ter ido sempre atrás do último participante.
- No cruzamento para a Malveira, onde pelo que percebi houve duas pessoas que seguiram em frente, a GNR comprometeu-se a ficar até à passagem do último corredor…pelos vistos terá existido aqui uma pequena falha.
- Os motards nos últimos 2 Kms…mas aqui não podíamos ter feito muito mais (deixámos avisos e alertas nas várias associações motards e tentámos pedir que houvesse algum cuidado) as acções ficam com quem as toma.
- A dificuldade que tivemos para controlar os doces e a bebida no final…para a próxima temos que lá colocar um GNR :-). Não tem sentido que com a quantidade de queijadas e bebida existente, os últimos a chegar, não tenham apanhado nada…mas uma vez mais é difícil controlar estas coisas.

Mas tentámos e na minha humilde opinião o resultado final foi realmente uma manhã mágica na Serra.
Pior que errar é nada fazer…

Gostaria de salientar algumas coisas muito positivas :
- A enorme mancha laranja presente, sem desmerecer obviamente todos os outros grupos, equipas ou individuais que apareceram, as camisolas laranjas fizeram-se notar em grande numero.
- O apoio prestado por diversos amigos quer na área de abastecimento quer no final.
- O apoio dado por diversas entidades, que permitiu a existência de alguns mimos pelo meio e no final.
- O fantástico e simpático trabalho prestado pela equipa da GNR destacada.
- O civismo de todos os participantes (fui dos que voltei a correr e a Serra estava tal como é, linda e limpa).
- A ajuda do meu grande amigo São Pedro…que manhã lindíssima.
- A alegria, partilha, animação, prazer que o pelotão transbordou durante todo o percurso…foi realmente uma grande festa.
- A adesão…foram mais de 350 atletas a correr.
- O reconhecimento...foi muito agradável no final vermos a felicidade estampada no rosto de quem acabava e os permanentes votos de felicitações, quer verbalmente quer por escrito. Sentimos realmente que o tempo foi mais que bem investido e as dificuldades que tivemos que ultrapassar, com algumas "chatices" pelo meio, valeram pelo resultado final fantástico.

Não tenho dúvidas, valeu mesmo a pena toda a dedicação destes 10 “malucos” que acreditaram ser possível montar algo deste género em 3 semanas.
Por uma questão de justiça aqui ficam os nomes :
Álvaro Pinto
André Beja
Eduardo Leite
Fernando Andrade
Franco Wudich
Hugo Novais
João Fialho
Nuno Marques
Nuno Tempera
Amigo “Anónimo” que por questões pessoais pediu para manter o anonimato desde o principio até final…mas que foi de grande ajuda e utilidade.

Mas realmente meus amigos, tudo o que foi feito só teve sentido porque realmente apareceram em numero elevadíssimo.
Sem a Vossa presença, nada teria feito sentido.

Muito obrigado a todos pela presença, incentivo, motivação, alegria, partilha e mais uma data de coisas que só neste mundo das corridas consegui até hoje encontrar.

Os Run 4 Fun são realmente um grupo fantástico com quem tenho aprendido muito e divertido ainda mais...o espírito da partilha e amizade é único.

Confesso que este domingo, passei pelo momento mais gratificante e emocionante desde que entrei nisto das corridas.
Muito obrigado pela experiencia que me ajudaram a ter e sentir ontem…todos vós fazem parte dela.
Bem-hajam.

Runabraços

Comentários

  1. Nuno, já vos agradeci (a alguns) e volto a agradecer, pois todo o vosso trabalho foi memorável! Por mais que se diga nunca se vai conseguir atingir o vosso mérito, de todo! Vocês, já o sabíamos, foram impecáveis (as always)! Dedicaram o vosso tempo, muito dele roubado às famílias, para se dedicar a esse evento, sem garantias de que tudo iria correr às mil maravilhas, mas acreditando que assim seria e o foi! Obrigada mais uma vez! É uma honra fazer parte deste grupo!

    ResponderEliminar
  2. Tenho acompanhado tudo pela net, não participei porque estou lesionado. Gostei de saber que houve pessoas que se juntaram para desinteressadamente trabalharem para a alegria dos outros mas principalmente para a corrida de lazer. Num evento destes é bom haver um mínimo de organização e bastante participação. Houve isso tudo e correram todos bem! Parabéns, especialmente à organização que foi capaz de enquadrar os participantes e de manter acesa a chama da prova. Um exemplo, para seguir em tantas outras coisas na vida, umas para receber e outras para dar.

    ResponderEliminar
  3. Caros 10 "malucos": Que a vossa loucura viva, repita e se espalhe! Foi ótimo assistir a uma iniciativa tão positivamente inconformada.
    A boa vontade e abnegação desse grupo foi essencial na criação da manhã mágica em que eu estive, acompanhado de laranja e de outras cores.
    É efetivamente uma honra pertencer à equipa Run 4 Fun, que teve alguns dos seus entre os "10 malucos", entre os que preencheram o percurso de corrida, entre os que fotografaram e acolheram os que chegaram.

    ResponderEliminar
  4. Faço meus todos os agradecimentos que têm sido escritos...fiquei pasmado com a força que um grupo de apaixonados por correr consegue fazer...foi muito bem organizado melhor que muitas provas....muito divertido e ficou provado que não precisamos dos titulos e das posições somos apenas um grupo de malucos que gosta de correr...o espirito que conseguiram foi fantástico e contagiante como já vos contei do meu pai que acabou por nos acompanhar por ter gostado tanto do ambiente...obrigado pelo esforço, pela dedicação, pela amizade e preocupaçao com cada participante, pela alegria que todos tivemos e obrigado por não terem desistido

    PS - um obrigado especial a quem não pode correr e mesmo assim teve lá a ajudar e a merecidamente marcar presença no nosso grupo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a todos os mobilizadores

    Muito orgulho marcado nas tuas palavras!

    Pena não poder comparecido, para o Ano ainda será um evento maior!

    RunAbraço,
    NDA

    ResponderEliminar
  6. Meus Amigos, o treino que se realizou só ocorreu porque nós e todos os que nos acompanharam (mais de 350 a correr e muitos outros a ajudar) consideram que a corrida também é um modo de viver e conviver. Sem premios, sem tempos, sem ambições de ritmo, penso que foi o evento mais importante em que participei e aquele em que me senti como pertencente à minha serra de sintra. Claro que haverá sempre situações que poderiam ter corrido melhor, mas para a proxima (talvez a transportugal a correr) esses pontos serão melhorados mas aparecerão sempre outros. A todos um muito obrigado e que a serra de sintra esteja sempre à nossa espera.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela dedicação e resultados atingidos!
    Penso que nós, que "apenas" corremos, não poderíamos pedir mais/melhor. As condições foram disponibilizadas e cabia a cada um de nós poder usufruir delas.
    O que "O Grupo Amigos da Serra" poderia ter feito melhor só poderia ser exigível se fossem profissionais e tivessem criadas expectivas que não fossem cumpridas e/ou vocês se vissem privados de usufruir do que haviam criado e tivessem funções de "controladores".
    Eu fiz a minha estreia na Serra (em dose dupla) mas vou ter que regressar para da próxima (em melhor forma) poder "gozar" ainda mais.
    PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  8. O que mais gosto dá, é dar, sem esperar nada em troca.

    E quando assim é....as recompensas são enormes.

    Parabéns à equipa organizadora e aos participantes nesta lindíssima prova/treino.

    Tive pena de não estar presente mas o cansaço era muito depois da aventura dos Abutres.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  9. Grande Nuno
    Pois que fique registado aqui no espaço laranja, que tive um prazer enorme em participar na equipa que fez os preparativos para esta grande festa. Todos nos empenhámos para que tudo corresse bem, cada um com a sua missão e acho que todos cumprimos. Por se tratar de um evento com um "figurino" diferente,é claro que pairava no ar, a dúvida de como iria ser aceite pelos que decidiram aderir. Estaríamos à altura das expectativas que criámos ? No entanto, fomos cuidadosos numa coisa : não prometemos nada. Talvez tenha sido esse o grande segredo para o sucesso alcançado. E isso deixa-nos ainda mais satisfeitos, porque foram muitos os que acreditaram.
    Repito: foi um enorme prazer ter feito parte destes gloriosos 10 malucos que, em vez de se conformarem com a má notícia, em tão pouco tempo, arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra, para manter os "sinais vitais" desta Grande Prova.
    Um grande abraço para todos os elementos da equipa e outro para todos aqueles que responderam ao nosso convite.

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns e, acima de tudo, Muito Obrigado por nos proporcionarem a todos uma manhã espectacular, com condições de fazer inveja a muita prova 'oficial', facto mais admirável ainda por se tratar de uma iniciativa 'particular', sem os apoios que as edilidades mais facilmente conseguem mobilizar (houvesse vontade para isso...).
    Pela minha parte, a prova/treino Fim da Europa 2013 está adjudicada!
    Parabéns!
    Cumps.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns a toda a organização!

    Não pude participar por ainda estar a digerir o valente "empeno" do Ultra dos Abutres, mas conheço imensa gente que participou e a opinião é unânime: um tremendo sucesso!!!

    Excelente trabalho uma vez mais, e um exemplo para muitos organizadores de provas em Portugal.

    Grande abraço

    Zé Carlos Santos

    ResponderEliminar
  13. Foi realmente um treino fabuloso que este grupo de amigos da serra nos proporcionou. Correu tudo às mil maravilhas. De fazer inveja a "alguns organizadores de provas" que andam por aí. Não esperava nada, a não ser correr com este pelotão fabuloso e ainda ganhei uns brindes a meio e no final.
    Obrigado por não deixarem morrer uma das provas mais bonitas da zona de Lisboa e para o ano lá estarei, no último Domingo de Janeiro, oficialmente ou em versão pirata.

    ResponderEliminar
  14. Com muita pena minha, não pude participar no prometedor Treino do Fim da Europa, porque, infelizmente, não tenho o dom da ubiquidade e à mesma hora ainda estava na Lousã a recuperar do "empeno" dos II Trilhos dos Abutres, do dia anterior, prova na qual já estava inscrito desde Novembro.
    No entanto, gostaria de felicitar aqui os 10 "malucos" inconformados, que não cruzaram os braços e acreditaram ser possível organizar uma enorme festa da corrida no cenário mágico da Serra de Sintra.
    Como dizia o poeta,"Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce." A divindade Santa Bárbara, protetora contra raios e tempestades, contribuiu com o bom tempo, o grupo sonhou alto e trabalhou arduamente, e os participantes compareceram transbordantes de entusiasmo.
    Mais uma vez, muitos parabéns para todos, os que organizaram e os que participaram!

    ResponderEliminar
  15. Que desde já deixar aqui os meus parabéns a toda a organização e por terem proporcionado um magnifico passeio na maravilhosa serra de sintra, e que foi um sucesso !!

    Não existem muitas palavras para se poder descrever toda esta manhã maravilhosa de convivio de pessoas, amigos e conhecidos que adoram correr.
    Nunca é demais lembrar que os "ditos organizadores de provas" que andam por aí, deveriam tr visto in loco como se pode fazer algo muito bom.

    Li diversos comentários sobre esta prova como sendo uma corridas brilhantes de Lisboa, no último Domingo de Janeiro. Queria muito participar e lá estive sendo um treino mas com o mesmo gosto de uma prova, poder ver, cheirar, e escutar, apreciar as magnificas vistas quer da serra de sintra , quer do magnifico cabo da roca.

    No domingo tive a oportunidade de felicitar alguns membros da organização desta mnhã mágica, mas aqui fica mais uma vez o meu muito obrigado por esta manhã.

    Runabraços
    Tiago ribeiro
    Grande abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário