RUN4FUN COLORIU O PASSEIO RIBEIRINHO DE ALHANDRA



Já havia sido aflorada a ideia de combinarmos um treino e conhecermos um pouco melhor o Passeio Ribeirinho de Alhandra que já se estende até ao Jardim Constantino Palha em Vila Franca de Xira e, porque entendo ser um excelente palco de treino, reformulei o Convite/Desafio no passado dia 08 de Dezembro na Expo.
De imediato percebi que a ideia foi bem acolhida pelo grupo (em especial pelo MAGNÍFICO COMUNICADOR João Ralha) e ficou definido o dia 11 de Dezembro (ontem) e o horário de concentração às 09H30, junto ao Restaurante “Voltar ao Cais”, em Alhandra, a cerca de 100 metros do Km Zero deste Passeio Ribeirinho.
Confesso que visitei este Blog inúmeras vezes para tentar aferir da adesão a esta ideia mas nada encontrei. Ainda no sábado, ao final do dia, liguei ao Amigo João para RECONFIRMAR este treino e saber se o projecto estava “de pé”… mal sabia eu que o “trabalho” de divulgação estava a ser feito por outras vias, como é o caso do Facebook!
Chegado o dia, desloquei-me ao Ponto de Reunião para receber os ilustres convidados e, para tremendo ESPANTO meu, eis que surgem dois dali, outros três de acolá, ainda mais dois além e UPSSSS… formámos um grupo de 14 corredores… que MARAVILHA! Alhandra ganhou MAIS COR e acolheu o TEAM RUN4FUN para um Treino ao estilo de Visita Guiada!
E, neste capítulo, um especial destaque para um dos mais novatos corredores presentes, o meu camarada de Armas Jorge Zenha, grande conhecedor da cidade de Vila Franca de Xira e zona envolvente. Este companheiro entendeu dar um “xega p´ra lá” ao tabaco há cerca de três meses e agora devora Kms como que a “chorar os anos que até aqui perdeu”! FORÇA Zenha… estamos contigo… PARABÉNS!!!
Um MUITO ESPECIAL destaque também para um “jovem” que fez questão de MARCAR presença… DINIS SOUSA. Junto deste ATLETA sente-se PRAZER em fazer parte desta apaixonante modalidade… sim, este Homem já palmilhou milhares de Kms, grande parte deles no Pelotão principal. Que PRIVILÉGIO!!!
Por volta das 09H45 demos início ao treino, ladeados pelo Rio Tejo e os mouchões implantados nesta zona rumamos a V. F. Xira, objectivo traçado, 15Kms! A cerca de 800 mts encontramos as Piscinas Batista Pereira (uma referência nesta localidade), o grupo seguia a cerca de 6Mn/Km e contemplava a paisagem… no horizonte o Rio, a Ponte Marechal Carmona e a antiga Fábrica do Descasque de Arroz de Vila Franca. Ao Km 4 entramos no jardim Constantino Palha, que circundamos, e seguimos até à antiga Praça de Toiros de V. F. Xira, já na Lezíria, onde atingimos o ponto de viragem. No regresso voltámos ao jardim, onde pudemos ver um lindo Quadro de Alves Redol (Junto ao Pavilhão da UDV) e a bela Estação da CP daquela cidade com uma linda fachada! Retomámos o Passeio Ribeirinho de regresso e… veio a ideia do Fartlek… Aquele traçado estava mesmo “a pedi-las”! O ritmo acelerou, o grupo partiu-se e a cor laranja dividiu-se pelo traçado em mini-grupos!
No final, TODOS nos reagrupámos e, enquanto alongávamos, falávamos deste episódio de treino!
Ficou guardada para mim uma inesquecível surpresa que partilho com TODOS vós: este maravilhoso grupo uniu-se à minha volta para me fazer um tributo pelo convite para este treino com uma SALVA DE PALMAS!
OBRIGADO RUN4FUN!!!

Comentários

  1. Caro Aníbal,

    excelente relato de uma manhã de Domingo bem passada.

    Gostaria muito de ter estado presente mas problemas físicos não o permitiram.

    Certamente existirão novas oportunidades.

    AC

    ResponderEliminar
  2. Aníbal,

    Foi uma manhã muito bem passada, numa visita turística guiada, por locais onde nunca antes tinha passado.

    Um dos detalhes mais interessantes foi ver o cemitério de Vila Franca de Xira mesmo por cima da Praça de Toiros. Os aficionados, depois de partirem, ficam com vista para as touradas........

    Obrigado também ao Jorge Zenha pelo apoio e esperamos que me breve passe para a Meia e depois para a Maratona.

    Mais uma vez, o Zé Carlos Melo passou o treino em "fartlek", avançando sempre um pouco mais depressa para tirar mais aquela foto e fazendo a recuperação a seguir. Deve ser também por estas que ele tem feito grandes corridas....ehehehheh :) E a reportagem ficou magnífica.

    Muito obrigado Aníbal pela tua ideia e pelo apoio neste bonito e agradável treino, que temos que repetir....

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Amigo Aníbal,

    Depois de ler o maravilhoso relato, só me resta dizer que tive muita pena de não poder estar presente.

    Aguardo por próximas "viagens".

    Parabéns pela iniciativa, quem sabe se a próxima não será aqui por Sintra...está na altura do núcleo da Serra preparar algo especial :-) .

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Caro Anibal

    Muito obrigado pela iniciativa. Foi uma manhã muito bem passada. Temos de repetir brevemente.

    RunAbraço

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Aníbal pelo excelente treino. Ainda a recuperar da 1ª Maratona e com algumas limitações, lá fui. O prazer de correr é ainda mais forte.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Anibal,
    pela excelente iniciativa.
    Foi um passeio muito agradável com uma paisagem magnifica.
    Não sei quando será a próxima mas salvo algum contratempo posso desde já dizer presente. Que tal um longão pela leziria?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro Aníbal,
    Obrigado por este excelente treino, extensível ao anfitrião Jorge Zenha.

    Que ótima manhã de treino pelo belo Passeio Ribeirinho, seguindo para cima de Vila Franca. Sempre com indicações dos pontos de referência locais de quem conhece bem o local.

    A manhã esteve enevoada, mas o ambiente de treino esteve brilhante.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  8. Quando o meu amigo Fernando Figueiredo me desafiou no passado dia 8 para ir ter com o Anibal Lopes e corrermos com “alguém” na Expo, não fazia a mínima ideia para o que ia…

    Cheguei mesmo a pensar não por lá os pés… aqueles dois têm muitos anos de treinos e corridas… têm umas grandes pernas… não ia conseguir acompanhá-los…

    Chegados ao local da partida, sem grandes formalismos ou apresentações com uns tipos vestidos de cor-de-laranja começamos o aquecimento num passo lento e fui aos poucos levado ao colo por aquele arrastão laranja. Que fantástico, sem dar por ela , fiz os primeiros 20 Km da minha vida… “acho que nem pus os pés no chão”. A camaradagem, o espírito da amizade, a entreajuda, o saber receber os desconhecidos, tinham feito aqueles 20 Km por mim.
    O meu muito obrigado aos Run4Fun, porque agora sim… sei o que é correr…

    Depois do que se passou na Expo, claro que tinha a “obrigação” de saber receber-vos na minha terra, e se possível… levá-los todos ao colo…
    mas… como sei que vocês gostam é de correr deixei a ideia de lado… e… bom… foi mais uma manhã fantástica… de sã camaradagem… e imaginem… “voltei a não por os pés no chão”.

    O meu muito obrigado ao Anibal pelo convite, as melhoras ao Figueiredo (que me pôs a correr), um grande e especial abraço a todos os Run4Fun…

    Já agora… alguém que me explique o que é aquela coisa do Fartlek que a malta desatou toda a sprintar e desapareceu-me da frente… ainda tentei acompanhá-los pois nunca se sabe podia vir de lá um toiro e nestas coisas não convém ser o último.
    Vá lá, tiveram sorte… porque quando vi o Anibal a voltar para traz, virei-me para lhe dar uma primeira ajuda… mas… depois lembrei-me… não há nenhuma ganadaria com este nome…
    Se não fosse aquele meu acto de coragem… Tinha ganho a todos…

    Runabraços

    ResponderEliminar
  9. Fantástico! Organizações destas, grandes oportunidades de troca de experências e de convívio, podem tornar-se mais frequentes e constituir-se como complemento ou alternativa às provas. Inlelizmente estive fora este fds mas sou candidato a uma segunda edição. Parabéns Aníbal

    ResponderEliminar
  10. Boas AMIGOS,

    Desde já o meu SINCERO e SENTIDO OBRIGADO pelos comentários que acabo de ler!
    Foi um IMENSO PRAZER receber-vos. Gostaria apenas de deixar um pedido de desculpas pelo facto de não ter podido referir-me a TODOS aqueles que integraram o pelotão neste treino!
    Agora fico com a sensação que na próxima oportunidade o grupo será ainda maior!
    VALEU!!!
    OBRIGADO uma vez mais e... RUNABRAÇÂO!

    ResponderEliminar
  11. Estive decidido a ir, mas um serão inesperado obrigou-me a ficar em casa, com muito pena minha.

    Aguardo ansiosamente por nova oportunidade.

    ResponderEliminar
  12. Só para que conste os participantes foram:

    Aníbal Lopes ( grande maratonista)
    Jorge Zenha
    Dinis Sousa (o que fez uma Maratona mais rápido)
    Hilário Torres (o mais rápido)
    António Serafim(fez no Domingo a 1ª Maratona)
    Manuel Romano (há-de fazer uma Maratona um dia destes, fez a Meia no Domingo)
    Fábio Varanda ( fez no Doningo passado a sua 1ª Meia)
    Zé Magalhães (fez no Donmingo a 1ª Maratona)
    Jorge Paulo (fez no Domingo a 1ª Maratona)
    Jorge Esteves (fez a 1ª maratona este ano, no Domingo fez a Meia)
    Teodoro Trindade (fez no Porto a 6 Nov. a 1a Maratona, no Domingo fez a Meia)
    O fabuloso Zé Carlos Melo ( fez no Domingoa sua 7ª Maratona ??, com PBT)
    Luísa Ralha (fez parte de uma estafeta feminina, no Domingo)
    João Ralha (fiz a Meia no Domingo)

    Fartlek é uma palavra sueca que significa "jogo de corridas". para saber mais ver, por exemplo, em: http://www.correrporprazer.com/2009/01/fartlek-o-jogo-de-corridas/

    Runabraços

    ResponderEliminar
  13. Belo relato.
    Para a próxima espero aditar mais uma camisola laranja a esse passeio ribeirinho.
    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário