A primeira Meia...de muitas

Neste momento devem me estar a achar parvo por começar pelo fim...e por não estar a falar da minha Meia. Mas para mim e para muitos foi isto que interessou, o espirito que vivemos e o apoio que demos e sentimos. Portanto comecemos pelo mais importante...Obrigado Run 4 Fun

Passemos então à minha prova.
Foi aqui que começou tudo...cheguei atrasado (maldita cama sempre tão confortável) mas ainda fui a tempo de aplaudir os amigos que faziam a Maratona e Estafetas...logo ali descomprimi tudo estava em família já nada podia correr mal.

Comecei a corrida muito lento porque sabia que ia querer forçar. Quando pensei ir apanhar 2 R4F, apareceu um rapaz que escreve noutro blog que sigo e como sabia que ele ia para um tempo pior fui na companhia dele até ao retorno em Algés como forma de me cortar nos exageros...não sei se fiz bem e se podia ter feito uma prova melhor e mais rápida mas não me interessa porque vim bem e animado.
Chegados ao retorno senti-me com força e acelerei (que é como quem diz fui menos devagar) e começa a onda de cumprimentos entre os Run 4 Fun....a cada aceno um novo estímulo...a cada sorriso um outro sorriso e uma palavra de apoio...portanto todos foram importantes.
Pela ligação familiar estava à espera que o César passasse e quando o vi sozinho e com quem vinha com cara de passeio pensei para mim que tinha de fazer a minha parte e que também ia chegar ao fim fosse sozinho e acompanhado. Vi depois também os estafetas e todos foram atenciosos de ver como me estava a sentir principalmente a Luisa Ralha que falou comigo e deu força para o que faltava.
O seguinte foi a flecha José Carlos Melo que se deu ao trabalho de abrandar ver como estava e apoiar e depois seguiu.
A seguir veio a parte pior...provavelmente por vir sozinho vinha a quebrar e quando vejo um ponto laranja pensei 'bem lá vem mais um sorriso e mais um estímulo para o que falta'...mas o Gerardo trocou me as voltas...juntou-se a mim um Km deu toda a força apanhou por mim as águas e disse-me algo que me tirou um certo medo que foi 'se tiveres de andar na subida não é vergonha nenhuma'.
Ao passar a Praça do Comércio tenho fotos em que se vê que vinha com cara de esforço, mas se consegui sorrir para a foto é porque vinha a curtir à grande a prova.
Comecei a subir calmamente sem pensar em mais ninguém...andei 1 min depois corri e depois mais 1 minuto sem vergonha como diz o Gerardo...cheguei ao Areeiro e disse para mim 'Já está vê lá se cumpres o objectivo' o meu objectivo era ter o ritmo abaixo dos 6.
Comecei a correr até que na porta do Centro Roma estavam os meus avós...para quem conhece a minha avó sabe que ela grita e bem senti uma felicidade imensa e ainda mais força quando ela disse 'Vai filho tás muito bem'...acelerei por eles...quando entro no tartan e vi a mancha laranja e pensei que queria era ir para lá...se um aplaudisse seria o maior prémio...fiz os 200 ou 300 metros finais os mais rápidos de toda a meia e esses foi por vocês.

Acabei...fui aplaudido pelo grupo laranja que era quem me interessava no meio daquela gente...e senti uma alegria gigante de cumprir os meus objectivos
O resto foi a continuação da festa...festejamos cada um dos que passou a meta e todos sabiamos que estamos de PARABÉNS.
Sem vocês este dia não era para já...sem o César que me puxou para isto...sem o João Ralha que me recebeu...sem o Tiago Ribeiro que fez comigo a primeira prova como R4F...sem o José Carlos sempre atencioso com todos...sem o Gerardo que correu comigo o Km...sem o Manel Romano que me manda sempre a sms dos treinos...sem particularizar mais...sem os Run 4 Fun hoje o texto não seria este portanto tal como comecei OBRIGADO RUN 4 FUN...

PS- prometo não me esticar tanto nos próximos relatos

Comentários

  1. Bem João não sei se será pela relação familiar mas serei o primeiro...

    Tu deves estar muito orgulhoso da prova que fizeste, aqui não existem lugares, existem vencedores e tu foste um deles pois terminas-te a prova, por isso PARABÉNS "Primito"

    Eu lembro quando comecei a tentar passar o bicho, mas tu não só apanhaste o bicho como a doença toda, pois quem corria apenas 3/4 Km é ver-te hoje a relatar uma meia maratona e fico muito orgulhoso.

    Sempre te disse que irias conseguir que tinhas só de sair da tua zona de conforto, agora sei que já pensas na maratona :)

    O conselho que posso dar é continua com os treinos R4F pois sabes que estão lá pessoas fantásticas cheias de experiência e prontas a ensinar-nos... os tempos de corrida são metas, mas nada se compara com o ganho do bem estar e físico por isso mesmo que a prox(eu acredito que vais baixar) seja de 2h... pensa no que a tua saúde ganhou...

    Hoje e sempre terás R4F a puxar por ti, pois sendo todos uma família, não abandonamos ninguém...

    Não existem limites para TI, Parabéns

    RunAbraço

    César

    ResponderEliminar
  2. Parabéns João. Belo relato. Agora fazes parte dos 10.000 (sensivelmente) portugueses que correm ou correram recentemente uma Meia Maratona!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns João.
    Belo relato e seguramente grande experiencia.

    Apenas para te servir de motivação:
    - Iniciei os treinos com o João Fialho dos R4F em Jul2010.
    - Comecei a correr como R4F em Out2010.

    Até Jul de 2010 o meu melhor nos 10Km eram 58min...em final de 2010 fiz 4 São Silvestre's abaixo dos 44min.
    Na meia o meu PBT eram 2:08...em Abr de 2011 fiz 1:35.
    A maratona era apenas um sonho e este domingo passou a ser uma realidade.

    Quando os R4F entram na nossa vida e nós passamos a ser componentes activos deste grupo fantástico, sempre e quando o nosso espirito esteja aberto a aprender e o nosso ser tenha a capacidade da humildade e partilha...o crescimento e a apredisagem a todos os niveis, torna-se inevitavel.

    Os R4F, são muito mais que um simples grupo de amigos que gosta de correr, já percebeste isso seguramente e irás dar-te conta certamente que este é o principio do que será uma viagem fantástica.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas palavras e Nuno obrigado pelos tempos para ter uma noção diferente...realmente agora que o vicio está cá gostava de começar a baixar...vamos ver no que isto dá

    ResponderEliminar
  5. Parabéns João pela prova e pelo teu relato.

    A corrida, assim como a vida, também é feita de sacrifícios.

    Mas é precisamente o conseguir ultrapassar esses desafios e dificuldades que nos torna melhores.

    Abraço,

    AC

    ResponderEliminar
  6. Parabéns João.
    Concluires esta prova foi sem dúvida um grande feito, olha que fazer esta distancia a maior parte do tempo sózinho não é fácil. Vamos continuar a treinar e vais ver a evolução será natural. Importante mesmo é ter prazer!

    ResponderEliminar
  7. João Veiga,

    Tudo é relativo, posso dizer-te que fiz a minha 1ª meia maratona em 2:10 e a 2ª em 2:17, já lá vão quase 20 anos. Na altura, não havia o Run 4 Fun .. :)

    Quando vou fazer a Maratona no estrangeiro, já foram duas, noto que há muitos jovens, rapazes e raparigas que devem ter entre 20 e 30 anos, a fazer a Maratona. O que é raro ver, em Portugal.

    No Domingo, fui de Metro para o estádio e meti conversa com uma miúda finlandesa de 24 anos, que veio a Portugal para fazer a sua 2ª Maratona. Demorou 4:04 horas.

    Tu ainda só tens 23 anos, por isso podes ser um exemplo para muitos jovens que só pensam em estar à beira do PC, IPAD, IPOD, televisão e quejandos, em vez de irem para a rua praticar desporto definindo objetivos, planeando e "sofrendo" para conseguir ultrapassar dificuldades, que antes julgavam intransponíveis. O desporto é uma bela escola para a vida.

    Parabéns e continua com calma....

    Runabraços

    ResponderEliminar
  8. Parabéns João Veiga,

    Fizeste uma boa prova e conseguiste um excelente desempenho, continua assim por que estás no bom caminho.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelo teu testemunho.

    Sem dúvida que vais melhorar ainda muito, pois com pouco tempo de treino a tua resistência e endurance têm muito para evoluir

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, João! É como o Paulo Marcos disse. E não menos importante: não estás só, mas entre amigos dos Run 4 Fun.
    Runabraços

    ResponderEliminar
  11. Caro João Veiga.
    Parabéns pela excelente prestação. És um jovem cheio de qualidades.

    Agora é preciso continuar a "sair da cama" e a estabelecer objectivos. Cá estaremos para te apoiar no que for preciso.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns João Veiga!
    Uma estreia com potencial de evolução.

    Para a próxima por certo já identificaste melhorias que podes fazer na preparação e na corrida para baixar de 1:50.

    Na Meia Maratona de Março da Ponte 25 de Abril, nem tem nada que saber: Aquilo é só a descer e na horizontal...

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns João Veiga.
    Em todo o grupo certamente que existiram melhores ou menos boas estreias. Já todos estivemos em melhor ou menos boa forma.
    Independentemente do tempo, o importante é não ficar na cama!
    (a minha 1ª corrida foi uma 1/2 e fiz em 2h06)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário