Dia 4 de Dezembro de 2011 - Lisboa não voltará a ser a mesma

Caros Amigos,
Que manhã fantástica.

Realmente não somos nem piores, nem melhores que os demais…mas somos seguramente singulares.
De salientar que agora, além de diferentes, com o crescimento maravilhoso da “armada feminina”, temos seguramente a equipa mais bonita (com toda a sinceridade, respeito e humildade, quer por nós, quer pelos demais).

O João e o António abordaram e resumiram (muito bem) já nos Seus “post’s” o que foi a nossa manhã de ontem.

Mas esta manhã de dia 4 de Dezembro de 2011, começou há não muito tempo atrás, quando 3 pessoas tiveram a brilhante ideia de criar “um grupo de corrida diferente”.
Diferente, no estar, comportamento, espírito e numa data de coisas que conseguiram fazer dos R4F aquilo que somos hoje.

Não é fácil (diria mesmo que é muitíssimo difícil), conseguir um crescimento exponencial em número de aderentes a esta causa, sem perder uma pitada deste espírito de união, partilha e diversão, que é a base do que somos.

Penso que nenhum dos 3 poderia imaginar que tal ideia atingisse a dimensão e sucesso que ontem foi bem visível e testemunhada por todos nós e por mais um “monte” de gente, que nos olhava com admiração, respeito e até mesmo curiosidade.

Foi emocionante correr por Lisboa durante 42Kms e não estar mais do que poucos minutos sem ver um companheiro(a) a incentivar, aplaudir, fotografar…nunca nos sentimos sós.

Foi arrepiante entrar no estádio e ver a mancha laranja nas bancadas (muitas das caras apenas ontem tive o prazer de conhecer) a aplaudir e gritar pelos nossos nomes na chegada à tão desejada meta.

Uma vez mais, São Pedro não me falhou e para ajudar à nossa festa, presenteou-nos com umas condições climatéricas óptimas para o que se pretendia.

Foi realmente uma grande festa.
Estou com os Run 4 Fun à pouco mais de um ano, ando nestas coisas das corridas à quase dois…e nunca tinha visto festa como esta :-).


E agora, agradecendo desde já as informações que o João Ralha me transmitiu, só para terem uma ideia do que estou a falar e que em nada estou a exagerar…analisem os números por Vós próprios:

Na maratona 8 magníficos estreantes, todos com PBTs :-) e ainda, Luís Matos Ferreira com 2:57 (2 anos depois da sua 1ª maratona a 4:10) e PBT, Renato Velez com 3:13 e PBT, Zé Carlos Melo com 3:29 e PBT e Orlando Ferreira…e ainda Miguel San-Payo, Nuno Dias de Almeida e Jorge Duarte Pinheiro no apoio incansável aos debutantes (muito obrigado aos 3).
Ainda a salientar todo o apoio e motivação que o Miguel Correia prestou ao Vítor Lopes.
Total de atletas na maratona? 15!!!!


Na meia Maratona, também tivemos muitos estreantes, a Inês Gil Forte, o Pedro Mendes, o João Veiga, o Fábio Varanda (que também se estreou a correr como Run 4 Fun) e a Fernanda Marques, que teve um apoio fantástico do Gerardo Atienza desde o Cais do Sodré até ao fim.

Temos que salientar também que o apoio de Gerardo não se ficou apenas com a Fernanda…
O Gerardo andou a fazer “piscinas” na zona do Cais do Sodré a acompanhar e motivar todos os R4F que iam passando…Grande Gerardo, obrigado e bem-haja.

Tivemos também na meia os experientes Paulo Marcos (bem vindo de novo a estas lides, espero que de vez e por muito tempo, após as aborrecidas lesões), João Ralha, Alfredo Falcão, António Pedro Mata, Gonçalo Melo, Nuno Tempera, Filipe Leitão, Teodoro Trindade, Manuel Romano, Jorge Esteves, Franco Wudich e Rui Ralha.

E as estreias enquanto R4F? Tivemos a Carmen Greff, o Paulo Ribeiro e o Carlos Martins.
Ainda contámos o apoio do João Carlos da Conceição.
Conseguiram contar? …sim 20.


Finalmente nas estafetas, com 3 equipas femininas, 1 equipa masculina e 1 equipa mista.
Total de 20 atletas.

Fomos a equipa com mais equipas femininas inscrita na estafeta, 3 lindos e super quartetos que ficaram em 10º, 13º e 16º lugar.
Mais nenhum clube, grupo ou equipa, teve sequer 2 participações nas estafetas femininas…nesta área arrasámos :-), não só em numero, mas obviamente também em disposição, simpatia e beleza .

Além de alguns e algumas experientes atletas, também tivemos estreias em corridas oficiais no grupo Run 4 Fun da Énia Ornelas, do Cláudio Monteiro, do Domingos Farinho, do Nelson Alves, da Paula Carvalho, da Ana Lúcia do Vale, do David Duarte e da Fernanda Moura.

Um dia cheio de estreantes que saudamos e que esperamos se divirtam a correr connosco, durante muito tempo e percorrendo muitas corridas, sempre debaixo deste espírito que ficaram a conhecer e estou seguro, ficaram a gostar.


Fotógrafos e motivadores adicionais diversos, João Fialho (é que foi fazer transgressões rodoviárias em Lisboa, para conseguir estar nos pontos de passagem na altura certa e transportar alguns elementos das estafetas de volta ao Estádio 1º de Maio), António Cruz (não sei como ele conseguiu estar em tantos sítios diferentes em tão curto espaço de tempo), as permanentemente simpáticas e bem dispostas Margarida Gonçalves e a Maria Rosário Antunes, e já agora a minha filhota não com muito jeito para as fotos, mas seguramente com muito espírito :-).

Espero não me ter esquecido de ninguém.
Não referi alguns nomes, quer das estafetas quer dos estreantes da maratona bem como de apoiantes adicionais, mas estão contabilizados….e já todos os conhecem :-).

Se não me falham as contas, fomos um total de 55 atletas a correr, devidamente inscritos.
Parece-me que nunca tínhamos tido tantos numa só corrida...
Foi muito provavelmente um record de participações.

E agora venham as São Silvestres…Eu já estou inscrito nas 3 (Olivais, Lisboa e Amadora), e Tu? De que esperas? Vamos continuar a sarapintar as nossas ruas e as nossas vidas de Laranja e boa disposição.

Runabraços

Nota 1 : Seguindo a sugestão do João Ralha...partilhem connosco as vossas experiencias...principalmente os estreantes, quer nas distancias quer os que se estrearam a correr connosco.

Nota 2 : um agradecimento especial aos amigos Time2Photo (4 grandes fotógrafos) que nos acompanharam e dos quais aguardamos a seguramente, fantástica reportagem.

Comentários

  1. Nuno,
    A 3ª equipa da estafeta feminina ficou em 16º e não 19º lugar! Isto para não desmerecer o fantástico tempo da Joana Peralta que recuperou algum do nosso atraso no 4º percurso.
    Grande grupo este da estafeta e que orgulho em ter participado!
    Venham os próximos desafios...

    ResponderEliminar
  2. Grande e de grande qualidade o teu relato, Nuno, numa manhã inolvidável com estreias na Maratona, na Meia Maratona, nas Estafetas e a correr com o "Run 4 Fun".

    Um dia magnífico para correr, com boa temperatura, sem Sol, sem vento, com uma excelente organização.

    Parabéns a todos os estreantes, com particular realce para os nossos novos oito Maratonistas e cinco Meia Maratonista, bem como para todos os que nesta manhã, apesar da dificuldade do traçado, conseguiram melhorar os seus PBT´s, nas diferentes distâncias.

    São alegrias destas que contribuem para enfrentar, com maior otimismo, as atuais dificuldades do dia a dia, que, ultrapassaremos, como ultrapassámos as dificuldades da corrida, no final com um sorriso nos lábios. Run 4 Fun................

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela correcção Elsa.
    Outras incorrecções ou lapsos existirão concerteza...
    Eramos muitos :-).

    Estou totalmente de acordo, todas as equipas de estafetas estiveram fantásticas e todos, mas seguramente todos, nos sentimos orgulhosos ontem ao "passear" as nossas camisolas por Lisboa.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Grande texto, Nuno. Mesmo :)
    E mais uma vez... que orgulho!!!

    ResponderEliminar
  5. O espírito deste grupo é mesmo único, um verdadeiro exemplo a transmitir a todos os que nos rodeiam!

    Posto isto, a minha filha (de 17 anos)já me disse que um dia destes vem correr comigo para a Expo!

    ResponderEliminar
  6. (o meu nome estava a aparecer com Kikas!)

    O espírito deste grupo é mesmo único, um verdadeiro exemplo a transmitir a todos os que nos rodeiam!

    Posto isto, a minha filha (de 17 anos)já me disse que um dia destes vem correr comigo para a Expo!

    ResponderEliminar
  7. Sempre a relatar bem...foi realmente fantástico...o ambiente que se vive neste grupo leva nos a pensar que somos capazes e que se não formos sozinhos alguém se encarrega de nos apoiar e facilitar a nossa vida...Parabens R4F

    ResponderEliminar
  8. Grande prova e grande relato Nuno.

    A tua boa disposição (alias de todos os R4F) quando passavam era notória.

    Que estava de fora pensava que aquilo não estava a custar nada.

    Mas eu sei o que passaste até ao Domingo passado. Muitas horas de treino e sacrifício.

    Essa experiência foi certamente partilhada por todos os R4F presentes. E é pelo sacrifício exigido que a chegada é tão recompensadora.

    Parabéns,

    AC

    ResponderEliminar
  9. Uma vez mais um excelente e pormenorizado relato. Já diz o povo que quando se corre por gosto... Parabéns a todos os estreantes na Maratona. Estou a pensar ser o próximo!

    ResponderEliminar
  10. Acho que neste post do Nuno ficou bem explicito a participação e envolvente nesta prova.
    Foi mesmo muita gente "laranja" (e não só) que ajudou a vencer e atingir objectivos que à alguns meses alguns pensariam impossíveis de concretizar.
    Parabéns a TODOS!

    ResponderEliminar
  11. Nuno. Sempre conseguiste (as pernas não foram abaixo). Grande prova, grande tempo e mais uma vez grande relato.
    Eu vou ajudar a pintar a cidade de Lisboa e da Amadora de laranja no último dia do ano.

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns a todos. Vi a onda laranja ao longo da meia maratona, que também foi a minha primeira!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Nuno! Grande estreia na Maratona.

    E grande relato que fizeste deste dia maravilhoso R4F.

    Já começaste a preparar a próxima e a identificar os pormenores a melhorar?

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  14. Excelente prova, Nuno! E o habitual bom relato.
    Runabraços

    ResponderEliminar
  15. Grande atleta e relator. Muitos parabéns pela excelente prova.

    És daquelas pessoas para as quais o impossivel demora somente um pouquinho mais.

    RunAbraços

    ResponderEliminar
  16. Grande Nuno,

    Em nome dos Time2Photo, apenas temos que agradecer a oportunidade e a Tua motivação para fotografarmos a Tua primeira Maratona. É um orgulho para todos nós podermos ter estado presentes a confirmar photograficamente a revelação do sonho que tinhas numa prova que tão bem preparaste.

    Fizemos o melhor que pudemos e sabemos, com as dificuldades inerentes à deslocação para os pontos-chave que inicialmente tínhamos previsto estar para Te fotografar e aos restantes Bravos e Bravas Run4Fun que também abraçaram este desafio que é correr pelo prazer...

    Nem tudo foi conseguido como planeado, mas julgamos ter conseguido eternizar alguns momentos marcantes para Ti e para os outros(as) companheiros(as) de corrida.

    Um grande abraço dos 4 elementos dos Time2Photo, Carlos Vairinhos, Nuno Ricardo Pereira, Raul Alexandre e Rui J Santos.

    E que esta seja a primeira de muitas Maratonas e que nós, Time2Photo, possamos estar presentes para Photografar as Tuas futuras vitórias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário