Décima Maratona, Centésima prova

Caros RunAtletas

a Maratona do Porto é claramente a melhor organizada em Portugal. Os abastecimentos são quase perfeitos, o percurso é lindo, o público fantástico e este ano uma temperatura e sol maravilhosos.

Fui para esta prova com 3 objectivos:
  1. completar a 10ª Maratona
  2. completar a 100ºprova
  3. ajudar dois novos amigos do Run 4 Fun
Apesar de ser a 10ºmaratona, com excepção da 1ª, era aquela em que a condição física estava pior. Uma bursite reactiva que me obrigou a correr de meia elástica no joelho e o dedo indicador esquerdo anestesiado por um problema a resolver nas cervicais. No entanto tinha uma motivação suplementar: ajudar o Francisco Figueiredo a realizar a sua primeira maratona e fazer do Jorge Cancela um maratonista (tinha realizado comigo a Maratona de Lisboa em 2010).
Estes dois atletas não realizam provas, apenas gostam de correr
pelo prazer e as suas primeiras e únicas provas foram esta maratona e uma ou duas meias-maratonas. Fizemos os primeiros 10km em ritmo lento (58min.), passámos à meia-maratona com 2:02h e aos 30km com 2:51h.

Entretanto já nos tínhamos cruzado com o Luís Ferreira que corria á frente do balão das 3h, do António Cruz também à frente do balão das 3:15h e um fantástico e surpreendente Carlos Melo à frente do balão das 3:30h.
Calmamente fomos fazendo a nossa prova (éramos os 3 últimos do R4F) apreciando a beleza do percurso até
encontramos o nosso internacional Maratonista Carlos Brazão que ía a correr tranquilamente.

Por volta do km32, o Jorge Cancela começou a acusar o desgaste e ficou ligeiramente para trás. Ao km 35 fiz umas contas de cabeça e alertei o Francisco Figueiredo que se queria completar a prova abaixo das 4h tínhamos de acelerar. E assim o fizemos até ao km 37 onde sentiu uma ligeira dor na coxa e resolveu abrandar.
Nessa altura decidi que tinha de completar a minha 10ªMaratona abaixo das 4h e comecei a subir o ritmo (não sei de onde vieram as forças). Apanhei o Jorge Esteves e depois a 1km do fim, o Teodoro Trindade. Ambos estão de parabéns.

Na subida final da Av.da Boavista concentrei-me totalmente e quando passei pelo pórtico da chegada marcada 3:59:58h (tempo real de 3:59:36). Fiquei felicíssimo por ter conseguido alcançar os meus 3 objectivos. Para o ano estarei de certeza na partida desta magnífica MARATONA.

Comentários

  1. Muitos Parabéns pela tua 10ª Maratona, 100ª prova, pelo tempo conseguido e acima de tudo, muitos, muitos parabéns pelo espiríto de entreajuda que revelas.

    Simplesmente EXEMPLAR!

    ResponderEliminar
  2. Miguel, isso é que é precisão matemática.

    Parabéns por esses records impressionantes.

    AC

    ResponderEliminar
  3. Dez Maratonas!?! 100 Provas!?! acho que é fantástico...grande exemplo de persistência!

    Grande abraço e até breve para a prova 101! :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Miguel, a tua prova foi de grande nível. Eu bem vi a limpeza com que fui ultrapassado na subida para a meta (a ligadura tem segredo não é?).

    Qual é a próxima? A 11ª e 101ª também fazem uma parelha engraçada.

    RunAbraço

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Miguel.

    És um exemplo para todos nós, de persistência e de vontade de superação.

    Espero, daqui a 6 anos, atingir a minha 10ª maratona

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Miguel,

    Mais uma história de exemplo para registo.

    Desta vez além das felizes e memoráveis marcas de provas e maratonas corridas, dedicas-te a ajudar outros a completar um Objectivo.

    No meu entender, não há um acto mais nobre do que este!

    Espero um dia poder dizer que corri 10 maratonas.

    Fica o exemplo e o tempo apesar da lesão.

    Parabéns e até á proxima,
    NDA

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Miguel, pela 10ª, pela 100ª e fundamentalmente pela entreajuda. Um grande exemplo!

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo Miguel,

    Uma pequena piada brasileira: "Quando crescer quero ser igualzinho a você" , isto vale como incentivo para iniciar os treinos para uma 1ª maratona e quem sabe um dia chegar a esta belíssima marca de 10 maratonas! Isto é realmente incrível.

    Grande abraço e parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Parabens pela prova e por entrares tanto no espirito de ajudar alguém a conquistar a sua primeira marca

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns, Miguel, pelo centenário e não só!
    Runabraço

    ResponderEliminar
  11. É o que eu digo...isto da maratona do Porto tem segredo :-).

    Grandes tempos e brilhantes e emocionantes relatos.

    Parabéns Miguel por tudo, 10 maratonas, 100 provas, belo tempo, fantástico relato, espirito de ajuda, força de vontade, exemplo de coragem e persistencia...emfim, talvez um dia possa estar a escrever um post deste genero.

    São exemplos como os Teus e de muitos outros fantásticos companheiros dos R4F, que nos permitem a nós "maçaricos" acreditar que com treino, espirito de sacrificio e dedicação é possivel também "lá chegar" com FUN :-).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns Miguel pela quantidade de provas com essa dimensão.

    Admirei muito o trabalho de equipa que fizeste com os companheiros Francisco Figueiredo e Jorge Cancela ao longo do percurso na realização desta prova, a quem dou os meus Parabéns.

    Quanto às qualidades da Maratona do Porto, tenho a mesma opinião. Gosto muito das várias características desta prova, principalmente a motivação que o belo percurso incute ao corredor.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia este fantástico blogue, mas depois de ler este post do Miguel San Payo (e outros de mais alguns companheiros), tinha de dar o meu contributo:

    1. É extraordinário o espírito de equipa, motivação e entre-ajuda que está expresso neste grupo e blogue! Raro e estimulante, é uma grande ajuda para os treinos, provas e até para o dia-a-dia. Parabéns a todos por isso.

    2. Parabéns também a todos os que participam em todas as provas e distâncias. São todas feitas com esforço e a trazer o melhor de nós cá para fora! E se me dissessem aqui há uns anos, quando terminei a primeira meia-maratona, que sem parar faria outra distância igual, morreria só de pensar…

    3. O Miguel é um grande amigo, óptimo companheiro de corridas, e no meu caso, mentor das mesmas. Foi com ele que me iniciei o ano passado na Maratona de Lisboa e este ano no Porto “me tornei maratonista” (nas suas sentidas palavras, que não ouso contestar…). O seu palmarés de 10 M e 100 provas fala por si! Grande abraço Miguel!

    4. O Francisco Figueiredo, meu habitual companheiro de treinos e provas, fez a sua estreia no Porto, com um brilhante 4:03 e qualquer coisa! É um militar de objectivos e entre-ajuda, grande amigo, e tomo a liberdade de recomendar a todos os “olheiros” do r4f que estejam atentos às suas próximas provas.

    5. Pessoalmente estou muito satisfeito por ter feito Lisboa,2010 em 4:26, Porto,2011 em 4:13 e tenho agora como objectivo Faro,2012 em 4:00. Tentarei assim as nacionais, antes de eventuais aventuras nas estranjas. Em breve pedir-vos-ei ajuda técnica e mental para conseguir.

    6. Por último dizer que embora ainda não tenha corrido com a camisola do r4f, sinto que pelo espírito, atitude e principalmente pelos grandes exemplos dos que correm com ela, muito me honraria fazer parte deste magnífico grupo.

    Grande abraço, e de novo, muitos parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  14. Jorge Cancela,

    O Miguel San-Payo, um dos fundadores do grupo já nos tinha falado de ti e do Francisco e ficou de enviar os vossos dados para que passam a fazer parte do nosso grupo.

    É um prazer receber-vos neste grupo de amigos e esperamos que se divirtam em treinos e corridas, na nossa companhia

    Runabraços

    ResponderEliminar
  15. Bom dia a todos os membros integrantes deste fantástico "Run 4 Fun"! Não fiquei naturalmente insensível às palavras do jovem Miguel, que traduzem exactamente a forma como nos enquadrou, desde os 34 Km que realizámos entre a Alta de Lisboa e a estação de Cascais, até à mítica Maratona do Porto. Partimos todos com um objetivo para cada prova que realizamos ao longo da nossa vida e o objetivo do Miguel foi garantidamente o acompanhamento e aconselhamento meu e do Jorge. Bem hajas Miguel pelo teu apoio e incentivo!
    Para mim, a atividade física é um prazer e o desafio feito pelo Jorge no ano passado para a realização da maratona de Lisboa não foi concretizado por uma inoportuna lesão muscular (curiosamente em casa dele, a jogar matraquilhos!). Há males que vêm por bem, e acabei por me estrear num cenário que bem conheço (vivi 16 anos no Porto) e cujo enquadramento paisagístico é belíssimo. A partir daqui tudo é possível e novos objetivos terão de ser estabelecidos (esta já está!).
    Relativamente ao Run 4 Fun, já tive o prazer de me cruzar com alguns atletas, aos quais agradeço as palavras de incentivo, e espero dentro em breve poder correr lado a lado com todos os demais.

    1 AB a todos,

    Francisco Figueiredo

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Miguel,

    Muitos parabéns ao nosso Maratonista mais veterano e mais experiente, ao completar dois números tão significativos: 10 Maratonas em 100 provas.
    Parabéns também pelo espírito de apadrinhamento de dois atletas.
    E parabéns ainda por concluires a prova dentro do objectivo apesar das lesões recentes.
    Para o ano cá nos encontraremos novamente!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário