Maratona Amesterdão 2011, uma prova a repetir!

No passado domingo decorreu a 36ª Maratona de Amesterdão, num soalheiro domingo com temperatura perfeita para correr 15º e uma Runástica atmosfera popular para além claro do memorável percurso.

A organização surpreendeu ao enviar por correio (3 semanas antes) um subscrito com toda a informação necessária (mapas, vouchers de descontos em transportes públicos e indicações preciosas que habitualmente demoraríamos horas a perceber) para além dos emails enviados
semanalmente com check-lists do que não esquecer para a viagem e para o grande dia.

Para esta prova estávamos inscritos nas provas de Meia Maratona e Maratona, um grande e promissor atleta que certamente quase todos conhecem o Franco Wudich e eu respectivamente. Cada um pela segunda vez nas respectivas distâncias e claro que nos encontramos no pavilhão da Exposição Maratona.

O Grande Franco Wudich conclui-o com distinção a sua segunda Meia Maratona 22 dias depois, da primeira em Lisboa na Vasco da Gama, com o brilhante tempo de 1:54:39, se estiver certo menos 10’’15’ relativamente á sua estreia… Fantástico e promissor Atleta!
A minha Maratona começou no mítico Estádio Olímpico com mais de 80 anos, com os corredores seccionados por tempos, e embora tenha passado a partida com +4 minutos do arranque sai sem grandes atrasos e ao 1,3Km já corria á vontade, numa prova em que concluíram 9625 Atletas.
O percurso é totalmente plano e começa na zona urbana Sul, seguido por uma zona verde de 15km de canais e moinhos, voltando á parte urbana pela zona este da cidade e terminando no fantástico Estádio.
Aos dez kms recebi um forte incentivo familiar que me deu mais fôlego para concluir a prova e tentar a superação e com este apoio, não dá para não corresponder

Tomei a decisão de não tomar ritmos desejáveis, mas abordar a corrida com a estratégia previamente definida de 5’’/Km, embora tenha tido por vezes muita vontade de acelerar, mantive os sábios conselhos da véspera do João Ralha e do José Carlos Melo, contendo-me no meu ímpeto inicial, tendo sido muito regular (aos que seguem o My Asics, este plano ensina mesmo a correr ao ritmo pretendido!).
Aguentei-me até aos 37k, altura em que perdi o balão das 3h30m, na parte final muito esforçadamente tentei o tal negative-split que tanto treinei até aos 30k, só foi possível nos últimos 100m no Estádio, dado que os últimos 7kms desfizeram a média que se pretendia de 4’’59’.
Resultado final: Tempo Oficial 3:34:46; Dorsal 4893; Posição 2845/9631; Categoria 515, média 5’’01’
Em relação á primeira Maratona em Madrid e passados 176 dias, menos 4 Kg, retirei 32m08s. Para o ano estou lá, de certeza fica o desafio…

No final, a titulo de presente de aniversário a minha irmã ofereceu um a massagem de 75 minutos, com a melhor expertize de massagens, numa afamada cadeia holandesa: ‘Doctor feel good’. Cheguei atrasado á sessão, apenas 20 minutos após o término da prova (imaginam como estava) o mais engraçado foi que me calhou uma Russa de seu nome Galina e que se dirigiu a mim em Inglês… quando deitado na marquesa confessou-me que só falava Russo,
Holandês e Grego e eu Inglês, dá para imaginar 75 minutos. A criatura não começou bem pois ‘sacou-me’ a primeira cãibra do dia, no entanto, confesso que adormeci no final da sessão e que fez toda a diferença no regresso a casa nessa noite.

Queria deixar aqui uma referência a um post muito interessante escrito pelo António Cruz, que muito esclareceu acerca de ritmos e intensidades de treino e que vale a pena ler e voltar a ler.
Não esquecendo o grande exemplo o Luís Matos Ferreira , que cada vez que corre faz e escreve história, tanto no blog como na nossa inspiração com gigantes resultados de superação e humildade imbatíveis.

A decisão de correr a primeira completa, foi tomada após a apresentação do Nosso ilustre atleta António Pedro Mata, num jantar realizado em Novembro 2010 e textualmente citando-o…’
Se eu consegui qualquer um de Vós consegue!’ (temos de fazer outro, fica a sugestão!)
Desde então tenho tentado convencer Atletas muito melhores do que eu a arriscar, atreverem-se, superarem-se… parece que já são uns quantos a 4 de Dezembro… e se este texto contribuiu com qualquer coisa para a Vossa decisão já valeu a pena!

Queria só deixar um agradecimento á minha esposa e filhos, que me apoiam e aturam desde que tenho este maldito vírus laranja R4F e que só este ano me pôs a correr 1640Kms durante 6 dias completos… claro não posso deixar de agradecer aos restantes infectados… e que alguns bem piores do que eu, não param de me apoiar enviando emails, sms, likes, ect…
As melhoras para todos e até Domingo, se entretanto não nos passar.
RunAbraços,
NDA

Comentários

  1. Já me devia ter ido deitar quando vi o teu relato, mas ainda aqui fiquei e claro que valeu a pena. Gostei de toda a descrição, deu para viver a prova, mas achei espectacular a fotografia do "GO tio Nuno". Gostei também de ver a diferença entre Madrid e Amsterdão, a regularidade da velocidade mostra bem os muitos treinos e o teu empenho antes da corrida. Nuno mais uma vez parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Excelente reportagem e grande resultado.

    A melhoria foi fenomenal relativamente à ultima maratona, o que só pode ter significado muito treino e dedicação.

    Os parciais implicam uma prova muito bem gerida.

    Parabéns.

    AC

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Nuno! Com a tua evolução e acima com a tua força de vontade (treinar depois das 22h é prova disso) podes começar a pensar em fazer a maratona em 3 horas!
    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Nuno pela excelente prova e notável progresso, bem como pela magnífica descrição que fazes de todo o processo.

    Agradeço ainda a referência que me fazes pelas sugestões dadas.

    O teu relato é mais uma "peça" que levará mais companheiros a convencerem-se que podem fazer muito mais do que alguma vez pensaram ser possível desde que definam objetivos ambiciosos, sejam disciplinados e saibam "sofrer", um bocado, nos numerosos treinos necessários para fazer uma Maratona de forma confortável.

    Muito obrigado pelo teu contributo e com o teu empenho pessoal (fundamental) e o apoio que tiveste da família e amigos é como dizes, só poderia dar certo.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  5. Nuno....obrigado pelo teu relato e pela descrição dos preparativos e da prova! Verdadeiramente dá vontade de avançar para esse desafio. Sem duvida que o treino, a disciplina, a vontade de nos desafiar e superar e o apoio daqueles que acreditam nesta nossa loucura, estão ingredientes essenciais a uma boa prova.

    No dia 4 de Dezembro nao estarei em Lisboa mas já tenho uns planos para 2012 que podem passar por Barcelona, Madrid ou Paris.

    Grande abraco e obrigado pela tua inspiração.

    Até Domingo!

    ResponderEliminar
  6. Nuno,

    Obrigado pela emocionante partilha.

    Está muito bem relatado e descreve muito bem o que foi a prova, os sentimentos, o trabalho e dedicação por que passaste, o apoio e contributo dos experientes e fantásticos companheiros que temos na equipa, o apoio da familia e as privações que um treino destes lhes exige e a paixão...sim sem paixão não se consegue fazer o que fizeste.

    Apenas uma observação, a foto "Go tio Nuno", criou-me alguns arrepios emocionais... ao passares por ela deves ter tido uma sensação, emocionalmente falando, única.

    Parabéns pelo resultado, pelo espirito de conquista e progressão que mantens aceso permanentemente, sempre com uma humildade e um espirito de companheirismo que muito aprecio.

    Muito obrigado...fazes parte do restrito grupo de responáveis(através da permanente atitude de motivação e "atrevidos desafios") que me ajudaram a tomar a decisão de 4 de Dezembro lá estar e acreditar que tenho capacidade de superar os "demónios da Maratona".

    Para finalizar, um abraço especial ao Franco, que tive o prazer de acompanhar em muitos dos Seus treinos e verificar a evolução que teve...temos atleta.
    Parabéns Franco, grande resultado.

    Runabraços e até domingo.

    ResponderEliminar
  7. Nuno,
    O teu relato é apaixonante. É de louvar o percurso que tens feito e o empenho que tens depositado nos desafios que impões a ti próprio. Cada vez que penso em desistir, lembro-me que foste a outro país de propósito para fazer 42 km a uma velocidade estonteante e...tenho vergonha de desacelerar o ritmo :)

    ResponderEliminar
  8. Grande prova, grande relato.
    Sem sacrificios não há glória (treinar às 22H00, é muito forte). Não há dúvida que vamos ter atleta com grandes tempos para 2012. Já se notava que conseguias esses tempos.
    Como diz o Nuno, também ajudaste à decisão de correr uma maratona e lá nos veremos a 4 de Dezembro.
    Run4Fun "Pelo prazer de correr".

    ResponderEliminar
  9. Como se diz no "nosso meio" qualquer um faz uma maratona: qualquer um que seja direccionado por objectivos, organizado, disciplinado, persistente, esforçado e abnegado, ou por outras palavras, concluir uma maratona é um enorme feito de que todos, mesmo os que ainda não o fizeram, estão cientes. Parabéns Nuno, grande prova! E obrigado pela partilha e inspiração

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns MARATONISTA. Depois de te acompanhar em alguns treinos, tinha a certeza que a prova te iria correr bem. A paciência da tua família (e do Miguel Dias) para os teus treinos nocturnos são de louvar.Fiquei cheio de inveja da massagem ( e da massagista...).

    ResponderEliminar
  11. E à 2a. maratona já se é Maratonista!
    Mas menos 32 minutos do que a primeira, é notável.

    Muitos parabéns, extensíveis também ao Franco Wudich.

    ResponderEliminar
  12. Maninho quido,

    Melhor do que ninguém sei que os teus limites são poucos porque tens força, disciplina e determinação que te permitem atingir os objectivos propostos.

    Isso torna-te (também nisto) inspirador. És agora um maratonista como pretendias!
    Foi uma excelente prova e a superação da prova de Madrid é notável - qualquer pessoa entende que significa treino, dedicação, paixão e mas acima de tudo, aprendizagem da gestão da prova. Importante também notar que estavas em viagem e ˝em casa˝ tudo é mais fácil pelo que mais um ponto!

    O ˝apoio˝, seja na paciência dos que vivem contigo no dia a dia, seja com umas palavras/símbolo escritos a giz no chão que ías percorrer, é uma mera representação do que está lá desde sempre (e nunca vai faltar).

    Só preciso de te dizer que a inspiração vale por si só. Tentares convencer os outros a fazerem o mesmo que tu, a meu ver, já não está certo.

    Cá te esperamos para o ano que vem!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns. Excelente descrição e ver aquele desenho no chão deve ter sido verdadeiramente "arrepiante"... deve fazer mais efeito que muito gel energético.

    Não sendo fácil fazer comparações, revejo-me em muito destes acontecimentos... uma 1ª maratona com tempos a rondar as 4h, uns treinos a começar às vezes às 6h da manhã ou mesmo às 23h e depois uma 2ª maratona com tempo a rondar as 3h30m.

    No final, o importante é que os objectivos traçados sejam alcançados ou que não desistimos e estamos prontos para tentar de novo.
    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  14. Caro Nuno, quem lê este magnifico relato pensa logo em iniciar-se nas maratonas. Parabéns pelo fantástico resultado, que foi baseado no esforço e perseguição de um objectivo.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns extensíveis a toda a família que te apoia incondicionalmente Nuno.

    Deve ter sido emocionante ver assim o apoio estampado numa rua em Amesterdão!

    Continuem em sintonia. É fundamental o apoio familiar!

    ResponderEliminar
  16. Primo,
    excelente descrição do que é fazer uma maratona. agora que te tornaste MARATONISTA, estás pronto para novas etapas e novos desafios.
    Tens uma energia enorme e uma motivação que consegue superar tudo. Já tinha visto estas fotos e nada como termos a familia a apoiar nestes momentos, só tu poderás saber realmente o significado dessas palavras. Tens sido um atleta espectacular, com um desenvolvimento e uma progressão acima da média, com muito esforço e dedicação. Esse "bichinho laranja" também já me "corre nas veias", um grupo fantástico e o teu especial apoio e motivação para que eu me desafia-se a correr a minha 1ª maratona no dia 4 dez. Com este relato só posso dizer estarei lá para finalizar esta minha 1ª maratona e poder também viver algumas das emoções aqui relatadas.
    Runabraços

    ResponderEliminar
  17. Parabéns, Franco! Parabéns,Nuno! o "Go tio Nuno" resultou. Grande progresso. Excelente descrição.

    P.S.: o vírus laranja Run 4 Fun é eficiente

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Nuno! Grande Maratona. Na próxima ainda vai ser melhor!

    Parabéns Franco por esta segunda Meia.

    Uma prova num meio ambiente como aquele que tiveram deve dar um impulso adicional. Até deve dar asas!

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Nuno. Um excelente tempo ao nivel do grande relato que com todos nós partilhas. A tua evolução tem sido notável de forma que o resultado só podia ser este. O Franco, pelos resultados que tem obtido, será o proximo na maratona? Um grande abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  20. Obrigado Nuno. O teu testemunho é deveras motivador, refletindo uma postura inspiradora.
    Estou radiante pelos resultados que conseguiste alcançar e sobretudo por os teres conseguido com satisfação. Certamente que foi duro mas deve ter dado um prazer dos diabos.

    Parabéns Nuno, extensivel à família que nisto também são heróis.

    Felicitações também para o Franco que obteve um brilantíssimo resultado. Gostava igualmente de ler o relato dele.

    MaratonAbraço

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Nuno,

    Sinto aqui também alguma "culpa" minha, já que fui eu que te meti o "vírus laranja". Mas também foi por me teres desafiado que me inscrevi na maratona de Lisboa.
    Os nossos treinos noturnos (quase sempre depois das 22:00 e com frio ou chuva) durante a semana parece que têm valido a pena. Muitas vezes se não fosse por tu ires penso que já não sairia de casa (acho que o mesmo se aplica a ti).
    Agora que já fizeste duas maratonas, já não tenho desculpas para não fazer a minha...
    Embora vá com um ritmo muito mais lento e reconhecendo as minhas limitações, vou ver se consigo acabar.
    Um abraço e que continuemos a fazer muitas corridas.

    ResponderEliminar
  22. Parabéns Nuno, agora sim, és um maratonista.
    O tempo é muito bom, o ambiente e a organização da prova que descreveste são fantásticos.

    Com dedicação, força de vontade e alguma sorte tudo se consegue.

    Parabéns também para o Franco Wudich pela meia maratona com tempos notáveis.


    Run4Fun sempre em alta!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns Nuno!

    Tens-nos legado umas crónicas excelentes, bem equilibradas tanto no seu conteúdo técnico e factual como na vertente inspiracional. Não é à toa que esta aqui já leva 23 comentários.
    O teu progresso em termos de performance revela bem da tua força de vontade e rigor nos treinos. Estou certo que a próxima maratona será concluida ainda em melhor forma e com um prazer cada vez maior.

    Bons treinos!
    Luís

    ResponderEliminar
  24. Companheiro, realmente foi uma excelente prova, conseguiste superar mais este objetivo e como eu, já tenho colocado esta prova no calendário para 2012. Não vou me extender aqui, pois vou começar a escrever também o meu relato. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  25. Aos bloggers, queria aqui expressar o meu agradecimento pelos Vossos comentários e mensagens de apoio. Muito Obrigado:
    Alfredo Falcão, António Couto, Jorge Esteves, João Ralha, Francisco Sanches Osório, Nuno Sentieiro Marques, Ana Almeida, José Magalhães, Rui Veloso Ralha, Miguel San-Payo, Joao Fialho, pdalmeida, Orlando Ferreira, Nuno Tempera, Tiago Ribeiro, Jorge Duarte Pinheiro, Carlos Melo, Manuel Romano, Teodoro Trindade, Miguel Dias, Eduardo Correia, Luis Matos Ferreira e Franco Wudich e a todos os restantes que de outras formas o fizeram antes, durante e depois do evento.
    Como nota final, deixo a hiperligação que recebi da organização da corrida e pelo que sei totalmente inovadora. Gratuitamente o corredor consegue ver pequenos filmes da sua corrida durante as passagens desde a partida, aos 5K, 10K, 20K, 30K, 40K e no final do Estádio.

    http://www.marathon-photos.com/maps/ig.py?event=Sports/NFNL/2011/Amsterdam%20Marathon&bib=4893

    Deixo uma última mensagem sob a forma de convite e como comecei: "Maratona Amesterdão, uma prova a repetir!"….

    Note: The 37th edition of the TCS Amsterdam Marathon will take place on Sunday, October 21, 2012. Entry will open early next year.

    ResponderEliminar
  26. Excelente a prova, e a iniciativa deste "Run4Fun".

    Seguimos com discreta distância a viagem e os detalhes da iniciativa, e apreciamos muitíssimo os resultados.

    Querer é poder!

    Por isso vamos patrocinar-te a proxima iniciativa com umas sapatilhas alaranjadas, "topo de gama" que, logo na semana seguinte, procurámos pelas lojas de... Amsterdão.
    Ficaram encomendadas e, para o ano, isto promete.

    Parabéns Nuno pelos teus tenazes resultados...

    dos Pais.

    ResponderEliminar
  27. Excelente a prova, e a iniciativa deste "Run4Fun".

    Seguimos com discreta distância a viagem e os detalhes da iniciativa, e apreciamos muitíssimo os resultados.

    Querer é poder!

    Por isso vamos patrocinar-te a proxima iniciativa com umas sapatilhas alaranjadas, "topo de gama" que, logo na semana seguinte, procurámos pelas lojas de... Amsterdão.
    Ficaram encomendadas e, para o ano, isto promete.

    Parabéns Nuno pelos teus tenazes resultados...

    dos Pais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário