19ª Corrida do Monge

Esta corrida disputada num dia belíssimo depois das chuvas impiedosas que tivemos durante alguns dias, tinha tudo para ser muito interessante. E foi........

Em primeiro lugar, quero felicitar os organizadores, que são pessoas amadoras, voluntárias, que dão graciosamente boa parte do seu tempo livre para que estas provas se possam realizar para satisfação de todos.

Aconteceu que, no mesmo dia e no mesmo percurso, houve uma prova de BTT que tinha fitas de indicação do percurso exatamente iguais às da Corrida do Monge. E nós quando iamos a correr dizíamos, os que já tinham feito a prova em anos anteriores: "têm um percurso novo", "antes não havia tanta estrada", "nunca mais aparece a rampa do corta-fogo"..... Foi assim até perto dos 10 km. Aí percebemos que algo estava mal apesar de o percurso estar impecavelmente marcado, com fitas nas árvores, com marcações a branco no chão. Estávamos no circuito dos "BTTistas".

O problema foi de como haveríamos de regressar à meta. Eu ia junto com o Jorge Esteves que entretanto se adiantou e deixei de o ver. Segui um companheiro que já vinha connosco há algum tempo e que conhecia a serra. Lá seguimos até aos "4 caminhos" e daí até aos Capuchos e depois até à meta. Pelo meio encontramos vários companheiros, perdidos como nós. Em resumo, fiz mais de 22 km em mais de 2,5 horas. foi de tal modo que até o meu Garmin "desatinou" agora que queria ver o tempo e a distância exatos....ehehehhehehhh.......

De qualquer modo, o grande realce vai para o fantástico 9º lugar por equipas do Run 4 Fun conseguido pela magnífica quadra dos "orientados": Miguel San-Payo, Francisco Sanches Osório, Nuno Tempera e Gerardo Atienza, na sua 1ª participação num "trail, grande prova. Parabéns!!! O Miguel foi o 5º no escalão e o Francisco o 9º. Muito bem. Cá estão eles na foto, orgulhosos do grande feito.
Os outros todos constituíram o grupo dos "desorientados", do qual eu fui o último a chegar, mas tive o prazer de o fazer pelo caminho correto, nos últimos 2 km. :)

No final, a nossa boa disposição geral, pois nós andamos nisto pelo "Fun", para nos divertirmos. E foi uma prova inesquecível, pela confusão generalizada. Para o ano temos de regressar para a fazer pelo percurso certo. :))

Runabraços

PS

Fotos do grande atleta e fotógrafo Zé Carlos Melo

Comentários

  1. Pensem positivo com um treino dessa qualidade já estão preparados para tudo...e realmente nós estamos para nos divertimos logo o que diz na classificação não interessa...mesmo assim parabéns pelo 9º...e do que tenho ouvido espero um dia fazer esta prova

    ResponderEliminar
  2. Epá... foi um treino surpresa para quem esperava 11Km e levou com 22Km :).

    Quanto mais melhor, só dá saúde.

    Parabéns pelos resultados.

    AC

    ResponderEliminar
  3. Esta prova é realmente especial. No ano passado conheci os R4F e este ano perdi-me! Ao fim de 5 anos a correr um dia tinha que acontecer!
    Ao fim de uns km eu e o João mais 5 companheiros iamos separados algumas dezenas de metros e depois essa distãncia aumentou.
    Entretanto encontrei o grupo onde estava o Nuno Sentieiro e a Claire e rapidamente o grupo tinha quase 20 pessoas. Parámos no Penedo e 15 minutos depois apareceu o Nuno Tempera que nos deu boleia.
    E assim se fez um treino de 16 km de run e alguma fun!
    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Esta prova tem muito que contar. Desde os eleitos "olhos de lince" que conseguiram cumprir o percurso aos menos hábeis (mas esforçados) exploradores de trilhos.

    Tal como o Jorge, eu já me tinha enganado nos percursos de outras provas, mas rapidamente dei pela erro e atalhei caminho. Mas nesta foi a primeira vez que me perdi. Eu não sabia onde me tinha enganado, eu não sabia onde estava, eu não sabia como voltar ao trilho certo. Felizmente esteve um dia magnifico.

    Mas (passada a desilusão inicial) fiquei satisfeito, fiz um belo treino. Obrigado a todos os companheiros, para o próximo ano lá estaremos.

    Um excelente relato João, obrigado.

    RunAbraço

    ResponderEliminar
  5. Desculpem-me a omissão:

    Muitos parabéns aos medalhados (Miguel San-Payo, Francisco Sanches Osório, Nuno Tempera e Gerardo Atienza)

    Grandes atletas, estar no top10 é um enorme orgulho.

    ResponderEliminar
  6. Pela minha parte, perdi-me com um conjunto de participantes que tal como eu também se afastaram do percurso correto. Após 17 km do ponto de partida, lá cheguei à meta na Malveira da Serra.

    Devo dizer que gostei muito desta Corrida do Monge na belíssima Serra de Sintra. Não obstante esta falha devida a distração e a dupla marcação do percurso (a corrida e uma prova de BTT) que atirou para fora do percurso a grande maioria dos participantes.

    Foi a 1ª vez que participei e conto voltar nem que seja para conhecer o percurso correto.

    Parabéns aos premiados individuais do Run 4 Fun: Miguel San-Payo e Francisco Sanches-Osório.

    E colectivamente ao Run 4 Fun com os contributos desta grande equipa (Miguel San-Payo, Francisco Sanches Osório, Nuno Tempera e Gerardo Atienza)

    Estou a demorar mais a publicar fotos no nosso Grupo no Facebook, mas assim que conclua, lá estarão mais fotos.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  7. Mais Fotos no Facebook, no Álbum do Grupo Run 4 Fun > Aqui.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado João por mais um relato impecável...é verdade, analisando friamente ao final, andamos cá pelo FUN, e fica uma história divertida "para contar aos netos".

    Obrigado Zé Carlos grande reportagem fotográfica.

    Parabéns a todos...
    - Aos que não se enganaram e conseguiram brilhantes classificações quer individualmente quer colocando a nossa equipa num lugar fantástico.
    - Aos restantes companheiros que como Eu, "passeámos" pela bela serra, Kms a fio totalmente às cegas, grande treino :-).
    - Á Claire que como estreante, se não se tem perdido teria seguramente efectuado uma bela prova, fica para a próxima...temos atleta.

    No que me toca a mim...até ao Km 9 nem me passou pela ideia de poder estar perdido e a prova estava a correr lindamente...ao 11, já com a Clair na "cola" percebi que algo estava errado...ao 14,5 parei o Garmini e decidimos parar para pensar (já éramos 5 no total e um deles em estado de alguma desidratação/fraquesa), algum tempo depois foram-se juntando mais companheiros de aventura talvez uma boa vintena(entre os quais o Jorge Esteves) e acabámos na fonte da Igreja do Penedo com alguma frustação e ao mesmo tempo brincando com a situação e diversas histórias que havia para contar (houve quem fosse à Praia das Maçãs e aproveitasse para comer um gelado :-) ).

    Fica uma uma experiencia diferente e um belo treino numa manhã fantástica pela serra (reconheço que sendo um "local" e tendo a serra como companheira de muitos treinos, fiquei embaraçado com a situação...pró ano tenho que voltar e não falhar :-) ).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  9. Depois de tantas corridas neste ano pensando no tempo a fazer, no ritmo a impor, nada como uma divertida corrida pela Serra de Sintra. Confesso que me arrependi de não ter participado, pois pelos relatos, foi muito Fun, e ultimamente estamos muito necessitados deste "Fun", para descontrairmos e também achar soluções para qual caminho tomar.
    Quero deixar aqui também os meus parabéns pelo 9º e aos companheiros Miguel San-Payo, Francisco Sanches Osório, Nuno Tempera e Gerardo Atienza, quem sabe poderão ser convidados para orientar o primeiro-ministro?

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante desta prova, para o ano tenho que lá voltar, até porque ia tão bem que fiquei com "água na boca". Comparei os tracks GPS meu e do Gerardo e separamo-nos ao km 5, sensivelmente depois de termos subido até ao Monge. Ele segue pela direita e eu viro à esquerda. E assim fiz 17,5kms com os meus 5 fingers. Só vos digo que os trilhos por onde andamos merecem um treino Run 4 Fun, mas sem nos perdermos :)

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns a todos, "orientados" que obtiveram um magnífico lugar por equipas e ótimos lugares individuais, e "desorientados", que porfiaram, fizeram mais kms e chegaram.
    Runabraços

    ResponderEliminar
  12. Um belo treino longo na serra de Sintra.. parabéns ao grupo

    ResponderEliminar
  13. Foi uma prova dura mas muito bonita! Valeu a pena aquela subida inicial e continuar sempre a subir até ao KM 4 para comecar a apreciar a fantástica Serra de Sintra.

    Sempre pensei que tinha mais estrada que montanha mas cedo percebi que era o contrario. Andei, corri, e andei outra vez...nas subidas era quase impossível correr mas lá fui seguindo as indicações que via e recebia das pessoas que me diziam "lá ao fundo é à esquerda". Desci até à meta com o Nuno Tempera e acabamos sem nos perderemos.

    Para o ano lá estou...

    Como disse o Alfredo, temos de organizar um treino na Serra...vale mesmo a pena!

    ResponderEliminar
  14. Mais uma enorme representação R4F na Nossa Serra...

    Parabéns a todos mas não posso deixar de realçar o quarteto fantástico que honradamente sacou o 9º Lugar na Geral.

    RunAbraços,

    ResponderEliminar
  15. Desta vez deve ter sido FUN2RUN.
    Como nunca andei pela serra de Sintra tenho que experimentar... mas com a devida orientação.
    Excelentes resultados e reportagem fotográfica.

    ResponderEliminar
  16. Caros Companheiros de corrida, venho por este meio informar de que o 9º lugar na corrida do monge foi resultado de muito estudo por parte de todos os elementos RUN 4 FUN (os que participaram e os que nos bastidores nos davam indicações). Os nossos rápidos corredores conseguiram despistar 70% dos outros elementos levando-os para locais recondidos e longínquos da "mui nobre" serra de Sintra. Ficou assim aberto o caminho para 4 de nós que com a ajuda dos deuses da serra e com uma visão extra, fossemos distinguindo as fitas azuis das menos azuis e assim cortarmos a meta. Obrigado a todos e penso que foi a corrida mais animada que tive até hoje, devido à confusão instalada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário