Ultra Trail da Serra da Freita 2011




Após a minha estreia em 2010, fiquei agarrado a esta prova única, dura e belíssima, que testa os limites físicos e mentais do ser humano. Claro que não podia faltar à edição deste ano, que foi a sexta, segunda neste formato de 70 km.
A Serra da Freita é uma região de beleza ímpar e participar neste local numa prova de Ultra Trail é um privilégio raro. Aqui está-se submerso nos elementos e vive-se a luta da carne frágil contra a rocha dura.




Para além da luta individual contra os elementos, para mim esta edição teve a sua principal tónica no elemento humano. 
Se o meio da corrida de estrada não se pode considerar propriamente muito vasto, então o meio do Trail é mesmo bastante reduzido e ao fim de algumas provas já se começa a conhecer razoavelmente bem os seus regulares participantes.
 .





Já se sabe que a luta contra adversidades partilhadas forja amizades fortes, e embora a corrida seja uma actividade individual, o certo é que correr a par durante muitos quilómetros e em condições particularmente difíceis, cria uma espécie de consciência partilhada que permite resistir melhor às dificuldades.

Gostaria portanto de resumir o fundamental desta crónica a nomear as pessoas que estiveram comigo na Freita:
Os companheiros do Run 4 Fun, que tanto ânimo me têm dado ao longo deste percurso desportivo, o João Ralha, o Jorge Esteves, o José Carlos Melo, a Luísa Ralha, o Paulo Jorge Rodrigues, o Teodoro Trindade e ainda todos os outros que não estiveram presentes nesta corrida. Os companheiros da Ultra, o Arlindo Deus, o Eduardo Ferreira, o Gonçalo Cardoso, o Luís Freitas, o Paulo Jorge Rodrigues, o Pedro Prates e todos os outros com quem me encontro em treinos ou em diversas provas por este país fora.

Mais uma vez, vale a pena! 



Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O Luis como sempre fez mais uma brilhante prova tirando mais de 2h ao seu tempo do ano anterior, mas parece-me que lhe faltou apenas agradecer a mais 3 pessoas, que ele sabe o quão importante elas são para que ele realize estes feitos. A sua MULHER e os 2 FILHOS que o acompanham, encorajam e participam nestas provas com todo o entusiasmo. Na serra da Freita cercad os 10Km cruzámo-nos com os participantes na caminhada e as 1ªs pessoas que vimos foram eles a acenarem-nos e a tirarem fotografias. Parabéns.
    Cá para nós, ele de certeza que já lhes agradeceu em particular!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Luís, extensivos ao Paulo Jorge, por mais uma grande demonstração de capacidade nessa prova muito difícil, que gostaria um dia de fazer.

    Não sei é se tenho as qualidades necessárias para tal.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Luís Ferreira e Paulo Jorge!

    Ao ver a expressão do Luís a terminar a prova e de alguns participantes, até parece uma prova simples.

    ResponderEliminar
  5. Começo como o Luis terminou..mais uma vez vale a pena!..seja pelos locais e momentos unicos que podemos disfrutar, seja pela companhia assidua de sempre um membro dos Run4Fun que tornam ainda mais agradaveis estes momentos.
    Ao Luis, companhia frequente em provas e em treinos, ja tive a oportunidade de o felicitar pela excelente prestação, a todos os que estiveram comigo na Freita seja o Joao Ralha, Luisa Ralha, Jorge Esteves, Teodoro Trindade igualmente os parabens bem como ao Carlos Melo com quem não tive oportunidade de me cruzar.
    Até uma proxima que seguramente não demorara muito...

    ResponderEliminar
  6. Parabéns aos dois por terem completado mais este difícil desafio.

    Conto com ambos para os nossos treinos na Serra de Sintra!

    Abraço

    ZC

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Luís pelo teu esforço e pelo espiríto que demonstras.

    E parabéns também ao Paulo, um amante desses trilhos que a mãe natureza nos proporciona.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário