5ª Corrida do Guincho "entre Serra e Mar"



RUN 4 FUN esteve ontem na 5ª Corrida do Guincho "entre Serra e Mar", prova de 12 km em piso misto, maioritáriamente em caminhos, mas também em trilhos, aribas, alcatrão, estrada de pedra e cimento. Prova de montanha, incluída no Circuito Nacional de Montanha 2011.

Prova organizada pela Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira, inicia-se em Janes, em frente a este clube, e percorre uma bela paisagem em pleno Parque Natural Sintra-Cascais. Desce até à praia do Guincho (este ano não percorreu a praia do Guincho), percorre as arribas do litoral Atlântico e regressa para o interior, esperando-nos ao km 9, uma subida muito acentuada no "Cabeço do Vento", que cansa o atleta experiente mesmo a caminhar. Chegados lá acima desfrutamos uma espectacular panorâmica de toda a costa do Estoril, e continuamos por caminhos, trilhos e estrada para terminar no ponto da partida.

Esta é uma prova que eu aconselho particularmente a quem esteja habituado a participar em corridas de estrada mas nunca tenha participado numa corrida de trilhos ou de montanha. A beleza do percurso desta prova é um incentivo para participarmos e voltarmos de novo.

Este ano (infelizmente) não passou por baixo da ponte da foz da Ribeira do Guincho, nem percorreu cerca de 500 metros no areal praia do Guincho para norte e a arriba de acesso ao Forte do Guincho, no que seria mais esta variedade de piso com que este ano não contámos.


Participação RUN 4 FUN a cargo destes 8 participantes. Bons tempos para os estreantes nos Trilhos (Alfredo Falcão, Nuno Marques, Nuno Tempera), outros bem experientes em trilhos longos participaram pela primeira vez na corrida do Guincho.

Realço Luís Matos Ferreira, uma autêntica máquina todo o terreno, a terminar em 7º lugar no escalão M40... para quem terminou Ronda, foi apenas um treino ligeiro.

No final após a entrega dos prémios no salão da SIRJM, teve lugar um convívio entre participantes e organizadores com churrasco de porco no espeto (com inscrição suplementar). Pela minha parte, 2ª vez que fiz esta prova, desta vez em ritmo de turista, voltarei com enorme prazer a uma corrida que gosto muito.

Mais Fotos > Aqui.

RunAbraços.

Comentários

  1. Caros Amigos,
    Parabéns e obrigado a toda a "armada R4F".

    Foi a minha primeira experiencia nesta "coisa dos trails"....além de totalmente diferente do que estou habituado é durinho.
    Apesar dos avisos inicias dos experientes companheiros (principalmente do Miguel), a minha inexperiente arrogancia, levou-me à táctica habitual, ou seja arrancar a "rasgar" e convicto de que quem sobe Sta. Eufémia sempre a correr, aqui na zona sobe qualquer "parede" em passo de corrida com mais ou menos esforço (puro e penoso engano).
    Realmente comecei a "rasgar" mas acabei a "penar".
    Apesar de tudo com uns brilhantes 70mints e 7seg e bem acima do primeiro terço da classificação geral.
    Penso que para primeira experiencia não foi mau.

    Parabéns à equipa, ficámos a meio da classificação geral de equipas, dentro de um bem visivel "pelotão de prós".

    Mais uma vez, e algo que já vem sendo hábito, o Luis Ferreira, depois de um "pequeno passeio por ronda","arrecadou" um 7º lugar no escalão, parabéns Luis.

    Obrigado pelos incentivos aos companheiros de aventura e se as minhas articulações me "autorizarem", sou rapaz para me aventurar um pouco mais por este tipo de experiencias.

    Obrigado pelo dorsal Jorge...vou ficar em divida :).

    Para finalizar uma palavra para a organização, que como primeira experiencia, me deixou muito boa impressão a todos os níveis.

    Não posso deixar de enaltecer a atitude da organização, que ao ter atingido o número máximo de inscritos e como tal ter as inscrições encerradas, permitiu a atletas que não tivessem dorsais, e que quisessem correr inseridos na prova, o fizessem colocando apenas a condição de partirem no final do “grupo” e de na chegada após a meta não entrarem no "funil de controlo".
    Constatei esta situação, junto da organização, aquando da minha transferência de "dorsal_Sandra para dorsal_Nuno" :).

    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião estas corridas são bem mais agradáveis do que as de estrada.

    Quem as experimenta, continua!!!

    Parabéns a todos os companheiros participantes

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. Estou com o João, quem experimenta fica fã. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Quem como eu vem do BTT gosta dos trilhos e da aventura do mato. Para mim esta prova teve a virtude de ser no mato mas sem ser logo 40kms ou outras distancias ainda mais exageradas que agradam a alguns mas não são boas para todos. Estes 12kms eram puxadinhos mas acessiveis a corredores como eu. Descobri que esta é apenas uma das varias provas do circuito de montanha com distancias semelhantes (não sei se são todas assim). A próxima prova deste circuito é na Vidigueira e chama-se a escalada do Mendro. A distancia é 10kms e o acumulado de subida são 200metros, menos 100 que a corrida do Guincho.

    RunAbraços

    ResponderEliminar
  5. Na corrida de montanha "Escalada do Mendro" na Vidigueira, dia 23 de Junho, a inscrição é gratuita.

    Incentivo da organização para a participação nesta prova, apesar de distante dos centros urbanos.

    Informações em:
    www.escaladadomendro.net

    Inscrições em:
    desporto.animacao@cm-vidigueira.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário