6ª Corrida das Lezírias 2011


Hoje o Run 4 Fun participou entusiasticamente na 6ª Corrida das Lezírias, que como o próprio nome indica, teve lugar nas Lezírias próximas de Vila Franca de Xira.

Com a pretensão de iniciar este relato com uma nota cultural e uma vez que não sou propriamente um erudito, socorri-me da imprescindível Wikipedia e lá encontrei a seguinte explicação:

Uma lezíria (do árabe الجزيرة, al-jazira, «a ilha») designa uma zona agrícola muito fértil, situada na região do Ribatejo, em Portugal. As principais zonas de lezíria situam-se no vale do Tejo, nomeadamente no concelho de Vila Franca de Xira, mas também nos seus afluentes, como o Sorraia.


 















Terminado o parêntesis cultural (com algum indisfarçável alívio meu), devo referir as apreensões manifestadas por vários atletas, incluindo eu próprio, quanto ao estado do tempo que iríamos encontrar, nesta manhã em que o Instituto de Meteorologia anunciava chuva forte para a região.

O Nuno Marques deve ter intercedido por nós lá nas altas esferas, pois o S. Pedro poupou-nos e não tivemos nem chuva nem vento, e ainda beneficiámos de uma temperatura muito agradável para correr.

A prova teve início pelas 10h30, junto ao Campo de Touros, percorreu as artérias da Vila e pela ponte atravessou o Tejo na direcção das Lezírias, na sua margem direita. A partir daí palmilhámos cerca de 9 km em terra batida, razoavelmente seca, O percurso este ano diferiu daquele do ano passado, talvez devido à lama que iríamos porventura encontrar se seguíssemos o caminho anterior. Assim fizemos praticamente uma recta num sentido e voltámos no sentido contrário. Felizmente não ocorreram atropelos, apesar de grupos numerosos se cruzarem nos dois sentidos. Pelo caminho ainda deparámos com um campino montado a cavalo, junto a um dos pontos de abastecimento.

Terminada a prova, aproveitámos para conviver um pouco, que o sol se anunciava prazenteiro por entre as nuvens que davam sinais de ceder perante a majestade do astro rei.

E lá regressámos para nossas casas, com mais uma prova concluída e uma manhã de domingo bem passada ao ar livre em lugar de ficarmos a vegetar frente à TV. No meu caso foi a 50ª prova da minha ainda curta carreira desportiva.





Podem encontrar as fotos possíveis aqui: http://tinyurl.com/67r8lqd

Comentários

  1. Parabéns pelo belo relato de mais um passeio na companhia de grandes companheiros e companheira de corrida.

    Será possível no mesmo caminho onde de encontravam os campinhos ser a subir para lá e para cá?

    ResponderEliminar
  2. Pelo que já vi, no Facebook, foi uma corrida muito rápida (e.g. Luís Ferreira, Alfredo Falcão) o que prova que os nossos companheiros, estão em grande forma.

    Parabéns a todos os participantes.

    PS

    Muito interessante, o relato cultural do Luís. "Al-Jazira", a ilha

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos atletas R4F. Com o Run 4 Fun em 2 frentes (Monsanto e Lezírias) assistimos a uma boa participação na Corrida das Lezírias.

    Várias estreias nesta prova característica na "al-jazira" (lezíria) de Vila Franca de Xira, em terreno misto (meio estrada e meio terra batida), vários PBTs (Teodoro Trindade, Alfredo Falcão, ...).

    Este ano, o secretariado foi na praça de touros, dando oportunidade aos interessados em ver o interior do recinto.

    Para completar a descrição que o Luís Ferreira fez, realço a sua excelente prova com 57' aos 15km. A menos de 6' do podium.

    Mais 4 Fotos antes da partida: > Aqui.

    RunAbraços.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Luis pelo agradavel relato da prova e a todos os companheiros/a pelas boas prestações alcançadas.

    Foi mais um fim de semana com obtenção de excelentes marcas e vários PBT "pulverizados".

    Mas para mim houve um aspecto muito especial: "foi a primeira vez que contribui para a classificação da equipa ...". Adorei ...

    Abraço,
    Teodoro

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Teodoro.

    O que gostamos mais é de termos companheiros satisfeitos, por fazerem parte do nosso grupo.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  6. Parabens a Todos...
    Apesar dos resultados terem sido Runtásticos e que estão todos em grande forma (prevejo uma participação brutal para a proxima semana na ponte), não posso deixar de referenciar uma vez mais o resultado do Luis...não sei onde vai para este homem :-).

    ResponderEliminar
  7. Óptima temperatura para uma prova, pouca lama e fantástico ambiente. Mais uma vez vi ultra-maratonistas a irem de Lisboa para as Lezírias. Para o ano é a tua vez Marco Gouveia.
    Parabéns a todos os participantes pelos excelentes tempos ( eu tirei quase 1 minuto ao meu melhor tempo nesta prova)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo artigo, fotos, pelo 55º lugar da geral mas essencialmente pelo bombástico e imbatível registo de 57m e 02 segundos.
    Aproveito a ocasião para felicitar toda a equipa pela participação, a onda laranja e pelo honroso 47º lugar em 83 apesar da ausência de alguns dos nossos mais rápidos atletas.
    Enfim, foi mais um Domingo cheio de BPT para muitos!
    Para a semana estaremos mais na mediática prova de Lisboa.
    Bons Treinos ,
    Nuno Dias de Almeida

    ResponderEliminar
  9. Grande descrição do Luis. Foi uma boa prova. Também consegui bater o meu PBT em provas de 15 km (acho que já não consigo reduzir muito mais).
    Nuno, é verdade, a partir de uma determinada distância é sempre a subir!!!

    ResponderEliminar
  10. Tenho pena de não ter ficado na "foto de família".
    Foi a minha melhor participação nesta prova: bati o meu PBT. Para isso contribuiu o Miguel Dias com quem a maior parte do percurso.

    ResponderEliminar
  11. A prova a mim também me correu bem. Consegui reduzir o meu tempo de ano passado em mais de 8 minutos e bater o meu PBT na distância. O meu agradecimento ao Joaquim Lopes com o qual fiz a maior parte da corrida e que fomos puxando um pelo outro até ao final.
    Agora venha a Ponte...

    ResponderEliminar
  12. Parabéns a todos os participantes e uma palavra especial para o Luís que me acompanhou na Serra de Sintra sábado de manhã, num treino duro de cerca de 21 km, e ainda arranjou forças para uma marca fantástica nas Lezírias!

    Luís estás numa forma transcendente em todos os terrenos!

    Abraço

    Zé Carlos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário