XXII GP Fim-da-Europa

"Difícilmente haverá prova mais bonita"


Subidas exigentes, descidas técnicas, curvas acentuadas e um clima frio e rigoroso é o que espera qualquer atleta neste GP Fim-da-Europa. O que motiva então quase 2000 pessoas a levantarem-se muito cedo a um domingo para tentarem vencer tantas dificuldades?

Creio que uma das explicações pode bem ser esta: participar numa das mais belas provas de estrada de todo o mundo!

São quase 17 quilómetros que separam Sintra do Cabo da Roca, ligados por estradas sinuosas de beleza incontornável. Correr de Sintra até ao "Fim da Europa" é de facto um privilégio reservado a poucos. Um desafio fisíco e mental, uma prova de superação pessoal, mas com uma enorme satisfação na chegada ao Cabo da Roca.

Hoje o Run 4 Fun esteve presente em mais um GP Fim-da-Europa com o maior grupo que alguma vez participou nesta prova.
De salientar neste XXII GP Fim-da-Europa:
  • A numerosa presença das nossas atletas nesta exigente prova. Totalizaram quase 20% de toda a equipa. Para elas os nossos maiores parabéns;
  • As estreias absolutas nesta dura prova da Carla Cardoso, Luísa Ralha, Margarida Gonçalves e Cristina Caldeira, e também do Vitor Lemos, Paulo Grilo, LP, Francisco Sanches Osório, Vasco Pipa, Alfredo Falcão, Miguel Dias e Rui Ralha;
  • Os melhores tempos de sempre nesta prova para quase todos os atletas que já a conheciam. Uma evolução muito significativa do ano passado. (nota: o Luís Ferreira deve ter sido multado por excesso de velocidade...);
  • O grupo da Cisco esteve também presente, com o Carloz Brazão em evidência;
  • A maior presença de sempre da equipa Run 4 Fun na Mini Fim-da-Europa, com a Maria e o António Correia, a acrescentar à lista. O nosso futuro já se afirma hoje como uma presença marcante nesta exigente prova;
  • A participação dos nossos fotógrafos como equipa oficial da prova, convidados pela organização, e cujo trabalho de preparação ocupou todo o fim-de-semana. De uma dedicação inexcedível!

Os resultados finais do XXII GP Fim-da-Europa:
E da Mini Fim-da-Europa:



A edição de 2012 começa hoje a ser preparada. Ao longo de todo o ano a Serra de Sintra continuará a nos oferecer todo o seu esplendor e beleza para treinar, divertir e partilhar bons momentos a correr.

Run 4 Fun pelo prazer de correr

Comentários

  1. Creio que a resposta à tua pergunta, João, se reduz ao próprio nome da Equipa - PELO PRAZER DE CORRER!
    Acrecem depois todas as razões que enumeras a seguir, a que se somou ainda um dia esplendoroso, certamente destinado a fidelizar "clientes" que a correram pela primeira vez, como também é o meu caso. Obrigado ainda por toda a logística, a generosidade e o apoio incansável com que nos ías brindando ao longo da prova.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez mais e tal como nos tem habituado o João Fialho, descreveu detalhadamente e muito bem o ambiente e o envolvimento que esta corrida "XXII GP Fim-da-Europa" teve.
    Gostava apenas de salientear o seguinte :
    - espirito fantástico do João Fialho, que apesar de doente, tratou de toda a parte de levantamento de dorsais e acompanhou (geriu) toda a restante logistica, inclusivamente no apoio aos fotografos (preparação e acção).
    - A super participação das nossas atletas...não só em numero muito elevado dentro do grupo, mas também comparativamente à generalidade da prova...é um desafio para mulheres de FIBRA...temos por aí muitos "atletas de barba rija" que não se atrevem a sequer experimentar.
    - O trabalho fantástico da nossa equipa de reportagem fotográfica...penso que deve ser caso único neste "nosso" meio.
    - Os resultados em quantidade e qualidade...sejamos justos, para um grupo de amigos, que vai correndo e treinando em função do que a Sua vida profissional o permite, ter uma participação deste nível é extraodinário.

    Muitos parabens ao GRUPO R4F, foi uma participação RUNtástica.

    ResponderEliminar
  3. Apenas como observação final...o contrato que tenho com São Pedro, tal como comprovado...vai-se mantendo activo...2 horitas após a prova até granizo caíu :-).

    ResponderEliminar
  4. Uma síntese muito adequada, João Fialho.
    Já agora, como conseguiste aparecer em dois pontos do percurso aparentemente tão distantes, numa acção eficaz de apoio/fotografia?
    Sem correr individual e fisicamente, o João Fialho deu alma à prova e à equipa em prova.

    ResponderEliminar
  5. A nossa presença não passa mesmo despercebida! Ontem já no autocarro de regresso a Sintra ia um atleta do Run4Fun a correr na estrada do Cabo da Roca para Cascais (não consegui ver quem era) e nós que íamos à "paisana" com a camisola laranja dentro do saco, ouvimos comentários do género: "são aqueles do 4Fun ... acho que vão a Ronda ... vão alguns 12 lá".
    A camisola laranja já é reconhecida por muitos!

    Abraços e parabéns ao João Fialho, Nuno Marques, equipa de fotografos e todos os outros que trabalharam para este evento.

    PS: O Nuno Almeida apesar de estar inscrito por outra equipa, vestiu a camisola laranja R4F e fez o tempo de 1:19:55 e ficou em 359 na geral e 153 no escalão (Senior masc.).

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos os participantes e em especial às mulheres (o que seria de nós sem elas)e ao tempo canhão do Luís Ferreira. Este homem é de outra galáxia.
    Obrigado ao João Fialho pelo incentivo ao longo da prova e pela logística.

    ResponderEliminar
  7. João

    A tua descrição é excelente.
    A subida para a peninha é ainda dura (ainda não foi desta que a fiz a correr).
    A logistica foi (mais uma vez) muito boa. O dia, apesar do frio, estava fantástico (espero que o "contrato" continue).

    ResponderEliminar
  8. Este núcleo de Sintra funcionou, como é habitual, com grande eficiência. O problema é que já estamos a ficar mal habituados…

    A prova representou o meu regresso à competição depois de uma chata lesão que parece estar controlada. Perdida a forma agora há que ter paciência e ver se a consigo recuperar. Fiz um tempo péssimo, vários minutos somados ao do ano passado, e levei uma banho de humildade pois fartei-me de ser ultrapassado (principalmente nas subidas). Espero estar melhor em Cascais.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado João, por não me teres alienado no Ilustre quadro de presenças na prova, isto apesar de Vos ter tráido involuntariamente.
    Para quem não "acompanhou", reforço que tenho imenso orgulho em confraternizar e correr convosco, no entanto desta vez fui inscrito pela equipa Pró-Aventuras, que é propriedade de um grande amigo meu, que me fez a surpresa.
    Constato com grande satisfação, que esta família de entusiastas da corrida, continua a crescer. Muitos são os que já olham para nós com forte admiração, deixando adivinhar que qualquer dia seremos a "Maior" e porque não a "Melhor" congregação de atletas do Panorama Nacional.

    Runabraços para todos.

    Renato Velez

    ResponderEliminar
  10. Grande dia, excelente participação Run 4 Fun com o P4F (Photo 4 Fun) a brilhar.

    O dia estava tão bom que até eu fiz o meu "PBT". Tirei mais de 5 minutos ao tempo que tinha feito em 2009.

    A Luísa que correu pela 1ª vez esta corrida, em que que já há 3 anos andava para participar, foi nas "calmas", sempre na mesma mudança (como ela disse), pois tem estado com uma forte constipação que parecia não haver maneira de passar.

    Fantástico o apoio do núcleo de Sintra, a alto nível, como é hábito.

    Em 2012 lá estaremos de novo, se tudo correr bem!!!

    Uma novidade, o António Cruz vai organizar um treino na Arrábida, em Fevereiro. Preparem-se que vai ser divertido.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  11. O "Run 4 Fun" que ia a correr, no regresso a Sintra, era o Carlos Brasão.

    Está a preparar a Maratona de Barcelona, depois de já ter feito, o ano passado, a de Madrid.

    A propósito, esperamos ter este ano, mais uns quantos iniciados na Maratona. Talvez o Nuno Marques, João Fialho, Nuno Almeida, Rui Ralha, José Magalhães....????

    Runabraços

    ResponderEliminar
  12. Com o grupo a aumentar a este ritmo, para o ano as inscrições estarão abertas apenas uma hora já que estou a prever que só nós faremos com que esgotem! Um abraço ao João. Senti-me bem ao ouvir o meu nome mais de uma vez em plena serra. Como conseguiste chegar aos diversos locais sem passar por mim?

    ResponderEliminar
  13. Gostei de tudo, da prova, da organização, do sol e da vista. Mas o meu destaque vai para os fotógrafos que ao mesmo tempo que tiravam fotografias puxavam por nós. Tive pena de ter chegado tão cansado à descida que não a consegui aproveitar como merecia, apesar de ter corrido o km 13 abaixo dos 5 min/km. Mais uma manhã bem passada nas corridas.

    ResponderEliminar
  14. O CP "Fim da Europa" é uma prova muito bonita. Num clima favorável como foi este ano, é uma maravilha.

    O Núcleo de Sintra (João e Nuno) com um excelente apoio logístico e organizativo desde há várias semanas, nos vários treinos na Serra de Sintra, dicas e indicações de acessos, na logística do R4F para esta prova.

    O Joaquim e Raul, pelos registos fotográficos, nos vários treinos, nas vésperas a prepararem o registo da prova e no Dia "D", em vários locais do percurso.

    A cerca de meia centena de atletas RUN 4 FUN que percoreram a Serra até ao Fim da Europa. Na companhia de cerca de 2000 outros companheiros de percurso.

    Este ano pareceu-me melhor organizada que no ano passado e no final todos tiverem direito ao lanche.

    Uma grande manhã.
    Com estes ingredientes ainda se torna maior o prazer de correr.

    ResponderEliminar
  15. Foi com um enorme prazer e satisfação que pude, pela primeira vez, envergar uma camisola dos R4F mas com PRESS por baixo :)))))

    A reportagem fotográfica está a dar frutos (cerca de 2500 fotos para analisar e "tratar") e o Joaquim Cardoso bem como o João Fialho vão-vos dando conta de alguns dos momentos que ficarão imortalizados em fotografia. Espero que gostem deste nosso trabalho :))))

    E julgo que foi o primeiro de muitos... :)

    RunAbraços..................

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Raul pela tua disponibilidade, bem como ao Joaquim Cardoso.

    Agora só falta começarem a correr, também. O Joaquim parece-me que está próximo e, para ti, aqui fica o desafio.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  17. Caro João,

    Tanto eu e o Joaquim já começámos a correr. :))))

    Verifica aqui: http://fun4photo.blogspot.com/

    Há muitas outras formas de correr por algo... :)))))

    Quem sabe um dia... nos juntamos a vós correndo mesmo... quem sabe?... :)

    ResponderEliminar
  18. Gostaria também de destacar a prestação das senhoras do Run 4 Fun, que não só participaram em grande número como tiveram excelentes resultados, alguma delas com ainda poucos quilómetros de treino. Palpita-me que o Run 4 Fun vai crescer bastante, tanto na participação das senhoras como dos mais novos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário