“Grande prémio Fim da Europa - reconhecimento de percurso para iniciados”

Caros Amigos e Amigas,

No Sábado dia 8 de Janeiro Eu e o Joaquim Cardoso, com o apoio “administrativo” do João Fialho (o nosso especialista da Serra, que infelizmente por compromissos profissionais não vai poder estar presente), estamos a preparar um reconhecimento do percurso para quem nunca fez esta prova ou que tem dúvidas de a conseguir fazer mas quer experimentar.
Vamos contar também com o apoio e presença de um novo fotógrafo profissional, o Raul Alexandre, reconhecido internacionalmente e já com prémios nesta área nomeadamente “Sony Twilight Football” em Perth na Austrália (e que muito possivelmente será o Fotografo substituto do Joaquim num futuro muito próximo :-) ).

Neste momento o grupo R4F é composto por mim pela Cristina (a minha mulher), pela Carla (a mulher do Joaquim), pelo Joaquim (que apenas fará o “passeio” dos 3,5 aos 7Kms) e pelo sempre presente José Carlos Melo que me vai ajudar a apadrinhar a subida de todos estes estreantes.
Temos também a acompanhar-nos, alguns amigos, a irmã da Carla, o Paulo Jorge (um amigo nosso que já subiu a Serra um par de vezes) e a Ana Paulino (mulher do Raul Alexandre, que já foi atleta de 10Km em outros tempos e que quer voltar à actividade de uma forma divertida).

Agenda:
- Saída da “Fonte Mourisca”, Sabado dia 8Jan, por volta das 8:45-9:00 (pelotão sempre acompanhado pelo carro do Raul Alexandre para o caso de algum dos estreantes “arrear” e com todo o apoio logístico necessário) ;
- Verificação de estado da rapaziada e recuperação de energias ao Km 7,5 (4 caminhos) ;
- Verificação de estado da rapaziada e recuperação de energias ao Km 11,5 (alto da peninha) ;
- Finalizar o passeio até ao Cabo da Roca…são 5 Kms sempre a descer.

Se tiver companhia, espero voltar a correr, pelo menos durante o tempo que o Joaquim e o Raul irão necessitar para levar o primeiro grupo de volta à Vila e voltar (ainda irá demorar uns 30 a 40 minutos) , estamos a pensar na possibilidade de deixar um segundo carro nos “4 caminhos” por forma a agilizar a logística de volta, caso a dimensão do “pelotão” assim o justifique.

Fico a aguardar “inscrições” para o que seria uma primeira aventura na Serra (não esquecer a camisola laranja…quem a tenha).
Obviamente que será uma subida muito lenta e com um único objectivo que é o de chegar ao destino…Cabo da Roca, sem qualquer tipo de objectivo de tempo.

Nota : Eu e o João Fialho já estamos a preparar um treino “a sério” para o fim de semana seguinte…voltaremos com novidades assim que tivermos tudo preparado

Comentários

  1. Só tenho uma participação nesta prova, a do ano anterior, pelo que os especialistas de Sintra (o João Fialho e o Nuno Sentieiro) saberão melhor que eu… mas tenho uma sugestão:

    Se bem me lembro as dificuldades da prova estão basicamente nos primeiros 10 Km/ 11 Km, depois são cerca de 6 Km com algumas descidas e subidas iniciais e uma descida (vertiginosa) de cerca de 4 Km até ao FIM DA EUROPA. Até assusta! O treino poderia ser até aos 10 Km com volta ao local de partida (folga a logística).

    Vou ver se consigo estar presente pois tenho um programita sábado à noite.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo António Pedro, tens toda a razão, a dificuldade da prova acaba aos 11,5Km...no alto da peninha, depois é sempre a descer até ao cabo da roca.
    A ideia de fazer a totalidade da prova, é para as(os) estreantes testarem a sua capacidade de a concluirem e ficarem a conhecer todo o percurso.
    Atenção que estamos a marcar a subida para os Iniciados ou para aqueles que querem efectuar o teste, para sabado dia 8, o Marco está a agendar uma subida "à séria" para domingo dia 9, eu e o João Fialho vamos preparar uma nova subida também "à séria" para o fim de semana de 15/16 Jan e o Zé Carlos já tem preparado um treino para dia 22Jan...vai ser o mês da serra de Sintra :-)

    ResponderEliminar
  3. Excelente organização. Até têm carro "vassoura".

    Para mim não vai dar, mas estarei presente, na semana seguinte.

    Desde já felicito os "iniciados" pela coragem em fazer este percurso. Pode ser feito sempre, mesmo que tenham que andar um "bocadito". O que interessa é fazer o percurso, até ao final da subida (10-11km).

    Depois seria sempre a descer até ao Cabo da Roca e concordo com o António Pedro. Já não será desafio, para quem concluiu a subida.

    Votos de uma manhã divertida. E grande novidade, termos um novo fotógrafo premiado. Também não vai demorar muito até começar a correr......

    Parabéns Nuno, pela iniciativa.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  4. Grande programa, pena não conseguir ir no Sábado! Corram muito e bem!

    ResponderEliminar
  5. Em principio também estarei presente. Contúdo, e por limitação de tempo, deverei voltar para trás a meio caminho (8/10 km). Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Alô Paulo,
    Não vais ter problemas com o tempo...a partir dos 7,5Kms vamos ter dois carros a dar apoio, se tiveres que voltar mais cedo, alguem te te leva de volta à vila rapidamente.
    A ideia é arrancar o mais tardar às 9:00...se decidires ir e se por algum motivo te atrazares...liga-me 937204707

    ResponderEliminar
  7. Nuno
    Conto lá estar antes das 9. Se me atrasar telefono. Obrigado pela dica. Até amanhã. Abraço!

    P.S. A Margarida Gonçalves também vai.

    ResponderEliminar
  8. Nuno

    Este fim de semana não posso. No fim de semana de 15 e depois no de 22 conta/m comigo. É claro que vou junto ao carro vassoura (se nesse dia existir).
    Este mês treino ao fim de semana só em Sintra. Excelente.

    ResponderEliminar
  9. Caros Amigos,
    Neste momento temos para presenças amanhã :
    - Grupo R4F : Eu, Cristina, Carla, Joaquim, Zé Carlos, Paulo Curto, Margarida Gonçalves e o António Pedro (por confirmar).
    - Amigos que nos acompanham : irmã da Carla, Paulo Jorge, Ana Paulino e Patricia(filha do Raul e da Ana).

    ResponderEliminar
  10. Bom treino para todos.

    E parabéns Nuno, por mais esta "runiciativa"

    Runabraços

    ResponderEliminar
  11. Olá companheiros de corrida. Estou a considerar juntar-me a voces neste "treino", uma vez que os planos que tinha para este domingo sairam furados.
    A que ritmo estao a pensar correr?

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge....ritmo mt lento.
    A maioria tem tempos na ordem dos 6 ou um pouco mais ao Km em provas normais e nunca fizeram esta distancia nem este tipo de percurso....o objectivo do treino e da grande maioria da rapaziada é conhecer a serra, testar as capacidades e possibilidade de participar ou não na prova do dia 30.
    Mas obviamente quem se sentir bem e quiser "fugir ao pelotão"...na meta será apanhado :-).
    Tal como refiro no texto base, desde que tenha companhia farei parte do retorno a correr (enquanto a "primeira fornada" de atletas voltarem de carro para Sintra). Se quiseres aparecer e por algum motivo te atrazares, liga-me...937204707...a saída é já daqui a bocado...8:45/9:00 de hoje :-)

    ResponderEliminar
  13. Ola Nuno.
    Ainda bem, eu ando a ver se consigo bater os 50:00 aos 10km, pelo que também nao conseguiria correr confortavelmente acima de 6:00/6:20 durante 11k a 15k, portanto o ritmo é ideal para mim.
    Tenho é dois contras, o primeiro é que só me vou conseguir deitar por volta das 3h00 por motivos de trabalho, e o segundo é que andei a fazer series ontem, pelo que nao sei se amanha, so com 5 horas de sono, as minhas pernas se vao sentir com tanta vontade quanto a minha cabeça.
    Não esperem por mim, se não der noticias é porque as pernas ganharam a discussao. Caso contrario, ja tomei nota do numero de telefone, e ligarei por volta das 8h30 para saber onde fica o ponto de encontro.
    Bom treino, "with or without me" como dizem os outros.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário