Cross Laminha

Hoje participámos no Cross Laminha, prova de trail de 11 km em Cumeira - Porto de Mós, organizada pela A. R. Cumeirense.

Na companhia (e boleia oferecida desde Lisboa) dos amigos Jorge Esteves e Teodoro Trindade que acompanham os treinos RUN 4 FUN em Sintra.

Prova pioneira das provas curtas de aventura em natureza ou simples Trails.
Quase toda feita pelos trilhos da região, boa parte em trilhos estreitos que dificultam ultrapassagens. Algumas progressões com significativo grau de dificuldade que podem causar lesões em pessoas que não estão não habituadas ao trail.
Nomeadamente a escalada efectuada antes de metade da prova, a progressão mais difícil para os participantes não habituados a este tipo de prova, apesar da boa vigilância e apoio de elementos da organização.
A dificuldade da escalada originou lentidão neste troço provocando uma longa fila para aguardar pela subida pelas rochas.
Se o troço com estas características ficar lá mais perto do fim, com os participantes já mais espaçados, provavelmante origina uma fila menor.

Realçe para as condições atmosféricas apesar de estarmos no pico do Inverno, a temperatura e a humidade muito amenas para esta altura.
Acima de tudo não tem chovido, o que tornaria este percurso mais difícil e enlameado. Mesmo assim, algumas zonas tinham bastante lama (que dá o nome à prova).
A organização marcou bem o percurso, e colocou placas avisando os participantes dos principais obstáculos do terreno.
De realçar o esforço organizativo desta prova numa pequena localidade como é a Cumeira.
No final, almoço convívio nas instalações da AR Cumeirense. O prato principal não chegou para todos, deve ter sido bem saboroso.

Há 2 fins de semana atrás efectuei com outros participantes, um treino no percurso. Foi um entre vários treinos das condições do terreno, promovidos pela organização e divulgados no blog da prova.
A participação no Cross Laminha esteve limitada a 200 participantes, e esgotou muito cedo numa altura do ano ainda com poucas provas.

Para quem como eu, participa habitualmente em provas de estrada, gostei muito desta prova, uma boa oportunidade para uma prova diferente, no tipo de terreno e na variedade da progressão.
RunAbraços.

Comentários

  1. Esse é dos meus alvos para 2012.

    Bela descrição das dificuldades e chamar "Laminha" tem a sua oiada

    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela participação Carlos.
    Já lá corri numa das 1ªas edições, e o percurso é muito interessante (e técnico também em algumas zonas como referes) e a simppatia e hospitalidade da organização pelos vistos ainda se mantêm.

    Abraço e até sábado

    Zé Carlos

    ResponderEliminar
  3. Ralha,
    Se vais participar nesta, é melhor treinares escalada. O que fiz naquele troço, foi trepar por árvores e rochas. Como referi, com o imprescindível apoio dos elementos da organização. Éramos uns autênticos "macacos".

    Zé Carlos,
    Sábado lá estaremos. Agora para conhecer alguma coisa dos trilhos da Serra de Sintra.

    Ambas, oportunidades a não perder!

    ResponderEliminar
  4. E porque a corrida dá apetite...
    No retorno do Cross Laminha, parámos mesmo à saída da auto-estrada em Alfeizerão, e trouxemos um Pão de Ló de Alfeizerão, que é uma delícia.

    ResponderEliminar
  5. Ficámos com água na boca com a descrição. Lama, escalada, que mais pode um atleta querer?!!!

    Vamos a esta em 2012....uma trintena de atletas do Run 4 Fun!

    ResponderEliminar
  6. Quando no final do ano tentei inscrever-me não consegui, mas para o ano conta comigo, até porque nessa região estou a jogar em casa. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Confesso que trail não será a minha prova de eleição, mas reconheço o famoso pão-de-ló!
    Hmmm...

    ResponderEliminar
  8. Zé Carlos Melo,

    Quanto à escalada não te preocupes.

    Eu e a Luísa temos já alguma experiência. Em 2009 subimos até ao topo da montanha do Pico, na Ilha do Pico, o famoso "Piquinho" ao qual se chega mesmo a escalar.

    E já fizémos umas quantas "vias ferratas". Acho que estaremos preparados.

    Runabraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário