101 km de Ronda


Realiza-se no fim-de-semana de 6,7 e 8 de Maio de 2011 a 14ª Edição dos 101 km de Ronda. No fim-de-semana anterior realiza-se a 2ª Edição dos 101 km Peregrinos. Ambas as provas têm um tempo limite de 24h.



A prova de Ronda tem 4 modalidades: Marcha individual, Marcha por equipas, Duatlo e BTT. A organização está a cargo da Legião Espanhola e tem sido elogiada por quem participou nas edições anteriores.

Em 2010 esta prova não se realizou. De acordo com a ADCRPJ, a Edição de 2009 contou com «a participação de 10600 atletas – 4000 no BTT; 3000 na Marcha; 600 no duatlo e 3000 em equipas – a partida foi dado às 10,30 horas com um tiro de canhão, seguido de espectacular fogo preso, numa manhã solarenga a anteceder temperaturas na ordem dos 27º/28º.»

O desnível acumulado foi de cerca de 2000m.


O vencedor da 13ª Edição completou-a em 9:31:14.

A prova encontra-se exemplarmente descrita no site de Cristobal Poyato:

«Prueba organizada por el Tercio "Alejandro Farnesio" 4º de la Legión.
Los 101 kilómetros en 24 horas no es una prueba más, es una prueba de extrema dureza por multitud de circunstancias. El calor es una de ellas, hace mella en los participantes hasta el punto que un gran número de participantes se retira como consecuencia directa o indirecta del calor.
¿Qué es lo que puede motivar a una persona a recorrer esa cantidad de kilómetros por las sierras de Ronda?. A medida que pasan las horas y los kilómetros hombres y mujeres se enfrentan a sus limites.
Vaya desde aquí mi enhorabuena a los que llegaron y a los que no lo hicieron. Todos han ganado su prueba, todos tienen el mérito de ser grandes deportistas de ésos que nunca saldrán en ninguna foto. Hombres y mujeres que se curten y se ennoblecen con los valores y beneficios del deporte para superarse como atletas y como personas.»

Em suma, para quem gostaria de vencer um desafio único esta é uma prova a considerar!

Comentários

  1. Luís,

    Seria muito giro ter uma equipa Run4Fun a disputar esta prova, para além , obviamente, dos "bravos" que a decidam fazer sozinhos.

    Eu e a Luísa estamos interessados. Vou quantos elementos tem cada equipa, para depois "postar".

    Runabraços

    ResponderEliminar
  2. Cada equipa são 5 pessoas, ou seja, uma meia maratona para cada um. Precisamos de mais 3 interessados para ter a 1ª equipa.

    O sítio é em http://www.lalegion101.com/

    E espero que tenhamos mais do que uma equipa.

    Runabraços

    ResponderEliminar
  3. João, lamento desapontar-te, mas os 5 elementos da equipa têm de permanecer juntos desde o início até ao final, vê a descrição do site oficial: "Los equipos estarán compuestos por cinco miembros, los cuales deberán ir juntos durante todo el itinerario. Llevarán un “Pasaporte Legionario” de equipo y otro por cada uno de los componentes, de forma que en caso de retirada del cualquier componente, el resto pueda continuar la prueba en la categoría de marcha."

    ResponderEliminar
  4. Pois é! Não li o regulamento, só vi que uma equipa teria 5 elementos.

    "Pensei que"....E lá se foi uma ideia engraçada

    Obrigado Bruno pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  5. eu irei a ronda a organizaçaoe optima

    ResponderEliminar
  6. carlos pereira dos santos26 de outubro de 2010 às 14:52

    Quanto aos 101 km dos peregrinos atençao fui a rolar mas e dura,para quem pensar abordar uma neste caso de 101 aconselho ronda alguma questao terei todo o gosto em colaborar

    ResponderEliminar
  7. Carlos pereira dos santos26 de outubro de 2010 às 14:56

    tenham cuidado o descanso e muito muito importante

    ResponderEliminar
  8. Eu gostaria bastante de experimentar uma prova de 101Km. Naturalmente está fora de questão faze-la toda a correr e numa prova destas julgo que há muitos troços onde há desculpas para andar e recuperar energias sem fazer muito má figura. Sou capaz de me inscrever se houver mais alguém que queira fazer a prova com o unico intuito de acabar, pois 15 ou 16 horas a deambular sozinho é castigo :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário