Mais um texto do Bernardo Mota: sobre como usar o calculador MacMillan (vejam na barra do lado esquerdo deste blogue, nos links Favoritos).

-----------------------

Agora no inicio do ano, uma das questoes mais frequentes na preparacao de uma (1/2) Maratona é saber qual o tempo final que podemos esperar fazer, para assim melhor programar o nosso plano de treinos e a estratégia durante a prova.

A melhor forma que descobri foi de tomar um tempo recente aos 10km e usar o McMillan Running Calculator para responder a estas quetoes.

http://www.mcmillanrunning.com/Running%20University/Article%201/mcmillanrunningcalculator.htm

Assim por exemplo, quem corra os 10km em 45min pode esperar correr a 1/2 em 1h40min e a Maratona em 3h31. Claro que outros factores entram em jogo como o desnivel do percurso, as condicoes climáticas ou ainda a altitude.
No meu caso tem funcionado bastante bem, se bem que na Maratona é facil ir depressa demais no inicio e estragar o calculo todo...:-)

Boas corridas!

Comentários

  1. A mim dá 3h43m na Maratona considerando a prova de 10k onde fiz 47m36s. O nosso amigo Miguel San-Payo fez em Dezembro, na maratona, 4h07m (se não me engano) e está numa forma soberba.

    ResponderEliminar
  2. Pois...mas o Miguel agora está bem melhor que em Dezembro...

    Depois penso que o calculador funciona muito bem até à Meia Maratona...a partir daí é bastante mais falível...por outro lado quem fez os 10km no limite não é razoável usar esse tempo como "predictor"...
    O teu tempo de cruzeiro rápido nos 10 km deve andar em torno dos 52m...por isso talvez devas usar esse.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário