sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Refeição antes da corrida...

Os alimentos consumidos antes, durante e após a prática de maratonas ou competições afectam drasticamente o seu desempenho, logo devemos estar muito atentos.

Esta dieta tem como objectivos: proporcionar um estômago relativamente vazio, ao mesmo tempo evitando a fome, aumentar a quantidade de combustível desejável, evitar qualquer problemas gastrointestinal, evitar uma hipoglicemia e proporcionar a hidratação ideal.

Vários atletas costumam participar dos exercícios de estômago vazio, mas recentes estudos indicam que os alimentos ingeridos antes da prova servirão como combustível para o trabalho muscular.

Essa refeição deve ser realizada antes da prova preferencialmente na parte da manhã, ajudará a repor o glicogénio hepático perdido durante o repouso nocturno e manterá o nível de açúcar sanguíneo dentro do ideal, prevenindo a hipoglicemia.

Devido ao tempo de digestão e absorção dos nutrientes, a composição da dieta deverá ser com alimentos frequentemente comsumidos pelo atleta e essencialmente baseada em carboidratos complexos, deve ser moderada em proteínas e pobre em gorduras. Os alimentos ricos em fibras, como frutas e hortaliças cruas, as sementes e as castanhas devem ser evitados pois poderão causar desconforto intestinal.

Deve ser feito uma refeição leve, para que o absorvido seja facilmente digerido, preferencialmente em menos de 1 hora.

Os carboidratos têm respostas glicémicas diferentes, antes do exercício deve ser consumido principalmente o carboidrato complexo, com resposta glicémica moderada e baixa, pois fornecem energia por mais tempo aumentando o tempo de exercício. Esses carboidratos são: maçã, pêra, leite com achocolatado, iogurte de frutas semi-desnatado, banana pouco madura, sumo de laranja, pipocas, etc.

Sem comentários: